Adaptação e Plasticidade do Cérebro Humano
A neuroplasticidade é o processo de auto-organização do cérebro que nos permite adaptar e aprender continuamente. Durante a infância e adolescência, ocorre intensamente a plasticidade desenvolvimental, onde as estruturas cerebrais se adaptam em resposta à estimulação e aprendizagem.
Um fenómeno fascinante é a "poda" neuronal, que resulta da não estimulação de certas redes sinápticas. Antes da adolescência, ocorre uma sobreprodução de neurónios, principalmente no córtex pré-frontal. Durante a adolescência, segue-se um novo processo de "poda" baseado nas experiências vividas, estabelecendo novas sinapses que preparam o caminho para a idade adulta.
Mesmo em casos de lesão cerebral, o cérebro demonstra notável capacidade de adaptação. A função vicariante (ou de suplência) permite que uma área vizinha à zona lesionada assuma a função perdida, possibilitando a recuperação neuronal. Na idade adulta, embora a plasticidade se mantenha, as possibilidades de reorganização das redes neuronais diminuem progressivamente.
💡 Sabia que? A frase "tornamo-nos quem somos não por causa do que se desenvolve no nosso cérebro, mas por causa do que é eliminado" resume bem o conceito da "poda" neuronal - é através da eliminação seletiva de conexões menos usadas que o cérebro se especializa nas funções mais importantes para cada indivíduo.