Depressões Ósseas e Artrologia
Os ossos também apresentam depressões ósseas que podem ser articulares (cavidades, acetábulo, fóvea) ou não articulares (fossas, sulcos, forames, meatos). Estas depressões têm funções variadas como alojar estruturas, permitir a passagem de vasos e nervos, ou formar articulações.
A artrologia é o ramo da Anatomia que estuda as articulações - conjuntos de partes duras e moles que unem ossos vizinhos. As articulações frequentemente envolvem cartilagem, um tecido avascular (sem suprimento sanguíneo direto) que se apresenta em três tipos: cartilagem hialina (a mais abundante, reveste o osso), fibrocartilagem (rica em colágeno, encontrada nos discos intervertebrais) e cartilagem elástica (flexível, presente nas orelhas).
A cartilagem desempenha funções fundamentais: revestimento de articulações, base para o desenvolvimento ósseo, amortecimento de impactos, auxílio nos movimentos e sustentação de estruturas. É produzida por células especializadas chamadas condroblastos (células jovens) que, quando envolvidas por matriz, tornam-se condrócitos (células maduras).
Conceito-chave: A cartilagem é avascular, o que explica sua baixa capacidade de regeneração após lesões. Por isso, danos na cartilagem articular são especialmente problemáticos e podem levar a complicações a longo prazo como a osteoartrite.