Consequências da Primeira Guerra Mundial
O Tratado de Versalhes impôs severas sanções à Alemanha, incluindo a perda de territórios para Polónia, França, Dinamarca e Bélgica, a entrega de todas as suas colónias e o pagamento de pesadas indemnizações. A Alemanha também foi forçada a desmilitarizar seu território.
A guerra transformou completamente o mapa político europeu. Os grandes impérios Russo, Alemão, Turco e Austro-húngaro foram desmembrados, dando origem a novos países como a Polónia, Hungria, Checoslováquia, Jugoslávia e Finlândia.
A Europa perdeu sua posição hegemónica no mundo devido às graves consequências da guerra. A nível económico, a produção e circuitos de distribuição foram destruídos, resultando em inflação. Socialmente, a população enfrentou fome, desemprego e agitação.
Sabia que? Enquanto a Europa se afundava em problemas, os EUA emergiram como a principal potência mundial após a guerra, graças ao aumento das suas exportações e à dependência europeia.
Os EUA aproveitaram este período para crescer economicamente, beneficiando da abundância de recursos naturais (carvão, petróleo e minérios) e de capitais provenientes das exportações e do reembolso dos empréstimos concedidos à Europa. As empresas americanas organizaram-se em monopólios, dominando setores inteiros de produção ou especializando-se em fases específicas.