Arquitetura e Escultura Grega e Início do Modelo Romano
A arquitetura grega era predominantemente religiosa. Os templos expressavam proporção e harmonia, utilizando materiais nobres como o mármore. Baseavam-se num sistema construtivo de colunas verticais unidas por uma arquitrave horizontal, seguindo rigor matemático e simplicidade.
Desenvolveram-se três ordens arquitetónicas:
- Ordem dórica
- Ordem jónica
- Ordem coríntia
Estas ordens distinguiam-se pelos diferentes capitéis, arquitraves e frisos.
A escultura grega buscava o corpo perfeito, sendo marcadamente idealista. Destinava-se a honrar deuses, heróis e atletas, com atenção especial aos pormenores anatómicos. As esculturas seguiam o cânone (sistema de proporções) e originalmente eram coloridas para dar maior realismo.
Modelo Romano
Roma começou como uma pequena cidade que se transformou num vasto império. A civilização romana foi influenciada pelos etruscos que, por volta do século VI a.C., desenvolveram a cidade com muralhas, esgotos e casas alinhadas.
Após expulsarem o último rei etrusco e instituírem a república, os romanos iniciaram sua expansão sistemática. Conquistaram territórios em volta do Mar Mediterrâneo, que chamavam de mare nostrum (o nosso mar).
O Império Romano era um "mundo de cidades" - após cada conquista, os romanos reorganizavam ou criavam centros urbanos. Respeitavam o funcionamento dos povos conquistados, introduzindo apenas algumas alterações necessárias à administração.
Conceito essencial: O urbanismo romano refletia seu pragmatismo - cidades planejadas com precisão, sistemas de água, esgotos, e edifícios públicos que demonstravam poder e organização.