Abrir o App

Disciplinas

Resumos de História do Nível A

5

0

R

Rita Seixas

16/11/2025

História

resumos de historia A

304

16 de nov. de 2025

49 páginas

Resumos de História do Nível A

R

Rita Seixas

@ritaseixas

A Grécia Antiga e o Império Romano formaram as bases... Mostrar mais

Page 1
Page 2
Page 3
Page 4
Page 5
Page 6
Page 7
Page 8
Page 9
Page 10
Page 11
Page 12
Page 13
Page 14
Page 15
Page 16
Page 17
Page 18
Page 19
Page 20
Page 21
Page 22
Page 23
Page 24
Page 25
Page 26
Page 27
Page 28
Page 29
Page 30
Page 31
Page 32
Page 33
Page 34
Page 35
Page 36
Page 37
Page 38
Page 39
Page 40
Page 41
Page 42
Page 43
Page 44
Page 45
Page 46
Page 47
Page 48
Page 49
1 / 49
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Introdução ao Estudo de História do 10º ano

Este resumo aborda os principais tópicos do módulo 1 do 10º ano de História A, focando nos modelos das civilizações grega e romana. Vais aprender sobre a democracia ateniense, o império romano e como estes sistemas políticos e culturais se desenvolveram.

Ao longo deste estudo, vamos explorar não apenas como estas civilizações se organizavam politicamente, mas também como a sua arte, arquitetura e filosofia criaram um legado duradouro.

Dica: Ao estudares estes modelos políticos antigos, procura identificar elementos que ainda influenciam os sistemas democráticos modernos!

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Modelo Ateniense

Na Grécia Antiga, a organização política centrava-se na pólis cidadeestadocidade-estado, uma pequena comunidade independente com território, leis e governo próprios. Atenas funcionava em autarquia - era economicamente autossuficiente.

O centro da vida urbana dividia-se entre a acrópole (parte alta onde se erguiam templos) e a ágora (praça pública). Na ágora acontecia o comércio pela manhã e o convívio dos cidadãos à tarde, sendo o verdadeiro coração da vida política.

A democracia ateniense foi um sistema pioneiro onde o poder pertencia ao demos (povo), mas com limitações significativas. O corpo cívico (conjunto de cidadãos) era bastante reduzido, pois incluía apenas homens livres, filhos de pais atenienses. Mulheres, metecos (estrangeiros) e escravos estavam excluídos.

Os cidadãos atenienses gozavam de três direitos fundamentais:

  • Isonomia: igualdade perante a lei
  • Isocracia: igual acesso aos cargos políticos
  • Isegoria: igual direito ao uso da palavra

O sistema de poderes organizava-se em várias instâncias:

  • Eclésia (Assembleia Popular): todos os cidadãos participavam, votando leis
  • Bulé (Conselho dos 500): elaborava propostas de lei
  • Estrategos e Arcontes: principais magistrados

Nota importante: A democracia ateniense era direta - todos os cidadãos participavam pessoalmente no governo, sem representantes. Isso só era possível porque o corpo de cidadãos era muito pequeno em relação à população total.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Poderes e Limitações da Democracia Ateniense

O poder em Atenas dividia-se entre diversos órgãos. A Bulé (Conselho dos 500) funcionava por sistema rotativo de pritanias, com 50 membros de cada tribo alternando no poder. Os Estrategos (10 eleitos) comandavam o exército e a marinha, enquanto os Arcontes (10 sorteados) organizavam cerimónias religiosas.

A justiça era garantida por dois tribunais: o Areópago (para crimes religiosos e homicídios) e o Helieu (para a maioria dos crimes), com 6000 juízes comuns.

A oratória (arte do bem falar) era fundamental neste sistema político. Quem melhor dominasse a palavra tinha mais influência nas decisões políticas, podendo defender ideias e refutar adversários. Por isso, as escolas de retórica formavam os filhos das melhores famílias. No entanto, existia o perigo dos oradores manipularem o povo com discursos persuasivos.

Os limites da democracia antiga eram evidentes: apenas uma pequena parcela da população (cidadãos) tinha direitos políticos. Os excluídos eram:

  • Mulheres: limitadas ao gineceu (parte feminina da casa), dedicadas ao trabalho doméstico e educação das crianças
  • Metecos: estrangeiros residentes em Atenas que pagavam impostos e prestavam serviço militar, mas sem direitos políticos
  • Escravos: cerca de metade da população, sem reconhecimento de personalidade civil ou jurídica

Lembra-te: A democracia ateniense, apesar de inovadora, era extremamente restrita. Menos de 10% da população total tinha direitos políticos plenos!

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cultura Ateniense

Os gregos chamavam-se a si próprios Helenos e designavam como "Bárbaros" todos os que não partilhavam a sua língua e cultura. A cultura grega era aberta e centrada na vida da cidade.

A religião grega era politeísta e humanizava os deuses, atribuindo-lhes características humanas. O culto dividia-se em três níveis:

  • Privado (familiar)
  • Cívico (proteção da cidade)
  • Pan-Helénico (festivais que uniam todos os gregos)

As grandes manifestações cívico-religiosas incluíam:

  • Panateneias: festividades de duas semanas em honra de Atena, com concursos musicais e provas desportivas
  • Grandes Dionisíacas: celebrações de seis dias dedicadas a Dionísio, que originaram o teatro grego

O teatro dividia-se em dois géneros principais: a tragédia (que explorava dilemas morais) e a comédia (que fazia crítica social). Os atores usavam máscaras para caracterizar personagens e transmitir emoções.

Os Jogos Olímpicos, o festival pan-helénico mais famoso, realizavam-se de quatro em quatro anos em honra de Zeus. Apenas homens e adolescentes livres de ascendência grega podiam participar, competindo por uma coroa de glória.

A educação ateniense era diferenciada por género e classe social:

  • Até aos 7 anos: educação maternal para todos
  • Rapazes: iam para a escola aprender a ser cidadãos, estudando Homero
  • Raparigas: permaneciam em casa, aprendendo as tarefas domésticas
  • A partir dos 15 anos: os rapazes frequentavam os ginásios para preparação física e intelectual

Curiosidade: Os Jogos Olímpicos eram considerados tão importantes que as guerras entre cidades gregas eram suspensas durante a sua realização, na chamada "Trégua Olímpica"!

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Arquitetura e Escultura Grega e Início do Modelo Romano

A arquitetura grega era predominantemente religiosa. Os templos expressavam proporção e harmonia, utilizando materiais nobres como o mármore. Baseavam-se num sistema construtivo de colunas verticais unidas por uma arquitrave horizontal, seguindo rigor matemático e simplicidade.

Desenvolveram-se três ordens arquitetónicas:

  • Ordem dórica
  • Ordem jónica
  • Ordem coríntia

Estas ordens distinguiam-se pelos diferentes capitéis, arquitraves e frisos.

A escultura grega buscava o corpo perfeito, sendo marcadamente idealista. Destinava-se a honrar deuses, heróis e atletas, com atenção especial aos pormenores anatómicos. As esculturas seguiam o cânone (sistema de proporções) e originalmente eram coloridas para dar maior realismo.

Modelo Romano

Roma começou como uma pequena cidade que se transformou num vasto império. A civilização romana foi influenciada pelos etruscos que, por volta do século VI a.C., desenvolveram a cidade com muralhas, esgotos e casas alinhadas.

Após expulsarem o último rei etrusco e instituírem a república, os romanos iniciaram sua expansão sistemática. Conquistaram territórios em volta do Mar Mediterrâneo, que chamavam de mare nostrum (o nosso mar).

O Império Romano era um "mundo de cidades" - após cada conquista, os romanos reorganizavam ou criavam centros urbanos. Respeitavam o funcionamento dos povos conquistados, introduzindo apenas algumas alterações necessárias à administração.

Conceito essencial: O urbanismo romano refletia seu pragmatismo - cidades planejadas com precisão, sistemas de água, esgotos, e edifícios públicos que demonstravam poder e organização.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Organização Política Romana

O sistema político romano evoluiu da república para o império, mantendo algumas instituições tradicionais, mas com mudanças significativas no poder real.

Durante a República, Roma governava-se através de três principais instituições:

  1. Magistraturas: cargos públicos eletivos com mandato de um ano

    • Cônsules (2): chefia do governo e exército
    • Pretores (2): aplicação da justiça
    • Edis (4): fiscalização dos mercados
    • Questores (8): finanças
    • Tribunos da Plebe (10): defesa dos direitos dos plebeus
    • Censores (2): atualização do censo
    • Ditador: cargo extraordinário para situações de emergência
  2. Senado: assembleia permanente dos cidadãos mais prestigiados que validava leis, controlava o tesouro e decidia a política externa

  3. Comícios: assembleias populares que elegiam magistrados e aprovavam leis

Este sistema, criado para governar um pequeno território, tornou-se incapaz de resolver problemas de um império em expansão. A instabilidade levou à formação do Primeiro Triunvirato (Crasso, Pompeu e Júlio César), seguido pelo Segundo Triunvirato (Lépido, Marco António e Octávio).

Gradualmente, Octávio (depois chamado Augusto) concentrou em suas mãos várias magistraturas. Os órgãos republicanos perderam poder, enquanto o imperador controlava magistraturas e o Senado.

O culto a Roma e ao Imperador tornou-se um elemento importante para unificar politicamente o império, constituindo uma devoção cívica comum entre os diversos povos.

Ponto-chave: A transformação da República em Império foi gradual - Augusto manteve as instituições republicanas como fachada enquanto concentrava o poder real em suas mãos, criando um novo sistema político.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Direito Romano e Cidadania

O direito romano foi uma das maiores contribuições de Roma para a civilização ocidental. Inicialmente baseado no Direito Consuetudinário (costumes), evoluiu para um sistema codificado com a Lei das XII Tábuas.

A originalidade do direito romano estava no seu caráter universal:

  • Leis escritas de forma clara
  • Busca de liberdade e igualdade
  • Pragmatismo (respostas a casos concretos do quotidiano)

Posteriormente, o Imperador Justiniano mandou elaborar o Código de Justiniano, uma compilação mais completa.

A cidadania romana (civitas) implicava direitos civis e políticos. Inicialmente reservada aos naturais de Roma e seus descendentes, foi sendo gradualmente estendida:

  • Poderia ser concedida por mérito ou serviços prestados
  • As cidades conquistadas recebiam diferentes estatutos:
    • Estipendiárias: sem autonomia administrativa, pagavam tributo
    • Livres: com autonomia administrativa, pagavam tributo
    • Federadas: com autonomia administrativa, sem tributo

Em 212 d.C., o imperador Caracala concedeu cidadania plena a todos os habitantes livres do império.

A cultura romana resultou de diversas influências (etrusca, oriental, grega) que os romanos assimilaram e transformaram. A cultura greco-latina desenvolveu-se com características próprias, com o direito como máxima expressão do pragmatismo romano.

Nota importante: O direito romano é a base de muitos sistemas jurídicos modernos, especialmente nos países de tradição civil law (como Portugal). Conceitos como propriedade privada, contratos e responsabilidade civil têm raízes no direito romano.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Urbanismo e Arquitetura Romana

O urbanismo romano seguia um padrão característico. As cidades organizavam-se a partir de duas ruas principais: o cardo nortesulnorte-sul e o decumanus esteoesteeste-oeste. No cruzamento destas vias localizava-se o fórum, coração administrativo e religioso da cidade.

No fórum encontravam-se:

  • A cúria (sede do senado local)
  • A basílica (tribunal)
  • Os principais templos
  • Bibliotecas e mercados públicos

Para enriquecer o ambiente urbano, os romanos construíam:

  • Termas (banhos públicos)
  • Aquedutos (abastecimento de água)
  • Anfiteatros e circos (entretenimento)

As habitações dividiam-se em dois tipos principais:

  • Domus: casas particulares dos cidadãos mais ricos
  • Insula: prédios de aluguer com várias habitações

A arquitetura romana mostrava influência grega, adotando as três ordens arquitetónicas, mas introduziu inovações significativas:

  • Uso do betão nas construções
  • Revestimento com mármore
  • Introdução do arco de volta perfeita
  • Desenvolvimento da abóbada de berço
  • Criação da cúpula

Estas inovações permitiram criar espaços interiores impressionantes e construções monumentais que exaltavam o poder imperial.

Na escultura, os romanos destacaram-se pelos retratos realistas (em contraste com o idealismo grego) e pelos relevos históricos que enalteciam os grandes feitos do povo e as virtudes dos imperadores.

O ensino romano organizava-se em três níveis:

  1. Primário 711anos7-11 anos: leitura, escrita, cálculo e poesia
  2. Secundário: aperfeiçoamento da língua, literatura, matemática, geografia
  3. Superior: retórica e direito (apenas para rapazes)

Curiosidade: Os aquedutos romanos eram tão bem construídos que alguns ainda funcionam hoje, após mais de 2000 anos!

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Romanização da Península Ibérica

A romanização foi o processo de transmissão da cultura romana aos diversos povos conquistados, resultando na sua integração ao espaço civilizacional romano. Este processo incluía a adoção da língua latina, dos deuses romanos e das normas do direito.

Os romanos chegaram à Península Ibérica em 218 a.C., fixando-se inicialmente nas regiões do sudoeste. A conquista total foi difícil e demorada (cerca de dois séculos), especialmente na zona central e norte, onde os Lusitanos ofereceram forte resistência.

Os principais veículos da romanização foram:

  1. Exército e imigração: soldados e colonos romanos estabelecidos nas terras conquistadas promoveram a aculturação

  2. Ação das autoridades: mostraram tolerância e respeito pelos costumes nativos, criando clima de paz e confiança

  3. Língua, religião e direito: o latim tornou-se língua comum; o culto ao imperador foi imposto; as leis romanas foram adotadas

  4. Rede de cidades: os romanos fundaram novas cidades e desenvolveram as existentes, que se tornaram polos de atração. Estas cidades dividiam-se em:

    • Colónias: cidades novas, povoadas por romanos, com plenos direitos
    • Municípios: cidades preexistentes que recebiam privilégios, com autonomia administrativa

A romanização trouxe também desenvolvimento económico:

  • Agricultura intensiva (novos métodos e ferramentas)
  • Expansão da produção de azeite e vinho
  • Exploração mineira (ouro, cobre)
  • Indústria de conservas

Importante: A romanização não foi um processo uniforme - foi mais intensa nas zonas costeiras e nas grandes cidades, enquanto regiões montanhosas e isoladas mantiveram mais elementos da cultura local.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

O Cristianismo e o Fim do Mundo Antigo

O cristianismo surgiu e difundiu-se rapidamente pelo império romano após a morte de Jesus. Vários fatores favoreceram esta difusão:

  • Atenção aos desfavorecidos
  • Facilidade de comunicação dentro do império
  • Língua comum (latim e grego)
  • Unidade política

Inicialmente perseguido, o cristianismo cresceu durante o século III. Em 313, o Édito de Milão garantiu a liberdade de culto. O imperador Constantino começou a favorecer os cristãos, colocando-os em altos cargos do império.

Em 380, o imperador Teodósio promulgou o Édito de Tessalónica, tornando o cristianismo a religião oficial do estado romano. Nascia assim o império romano-cristão, unificado sob "um só deus e um só imperador".

O imperador deixou de ser considerado um deus, mas passou a ser visto como escolhido por Deus para governar a Terra. Roma tornou-se sede do cristianismo, com o bispo local recebendo o título de papa.

A Igreja absorveu e transmitiu muitos elementos da cultura clássica:

  • Retórica: utilizada pelos bispos nas pregações
  • Filosofia: métodos filosóficos aplicados à teologia
  • Direito romano: base do direito canónico
  • Cerimonial imperial: incorporado na liturgia
  • Arquitetura: basílicas cristãs inspiradas em construções romanas
  • Arte: frescos, mosaicos e esculturas cristãs seguiram modelos romanos

Este processo garantiu a preservação de parte significativa do legado greco-romano durante os séculos seguintes, após o fim do Império Romano do Ocidente.

Síntese final: O cristianismo, inicialmente uma pequena seita perseguida, acabou por se tornar a religião oficial do Império Romano, absorvendo e preservando muitos elementos da cultura clássica que, de outra forma, poderiam ter-se perdido com as invasões bárbaras e o fim do mundo antigo.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não
studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não


Pensávamos que não ias perguntar...

O que é o Companheiro de Aprendizagem com IA da Knowunity?

O nosso companheiro de aprendizagem com IA foi especificamente criado para as necessidades dos estudantes. Com base nos milhões de conteúdos que temos na plataforma, podemos fornecer respostas verdadeiramente significativas e relevantes para os estudantes. Mas não se trata apenas de respostas, o companheiro foca-se mais em guiar os estudantes através dos seus desafios diários de aprendizagem, com planos de estudo personalizados, quizzes ou conteúdos no chat e 100% de personalização baseada nas habilidades e desenvolvimentos do estudante.

Onde posso fazer o download da app Knowunity?

Pode descarregar a aplicação na Google Play Store e na Apple App Store.

Como posso receber o meu pagamento? Quanto posso ganhar?

Sim, tem acesso gratuito ao conteúdo da aplicação e ao nosso companheiro de IA. Para desbloquear determinadas funcionalidades da aplicação, pode adquirir o Knowunity Pro.

Não encontra o que procura? Explore outras disciplinas.

Avaliações dos nossos utilizadores. Eles adoraram tudo — e tu também vais adorar.

4.9/5

App Store

4.8/5

Google Play

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

 

História

304

16 de nov. de 2025

49 páginas

Resumos de História do Nível A

R

Rita Seixas

@ritaseixas

A Grécia Antiga e o Império Romano formaram as bases da civilização ocidental, estabelecendo modelos políticos, sociais e culturais que persistem até hoje. Este resumo explora como estes dois impérios desenvolveram sistemas políticos inovadores, expressões culturais distintas e estruturas sociais... Mostrar mais

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Introdução ao Estudo de História do 10º ano

Este resumo aborda os principais tópicos do módulo 1 do 10º ano de História A, focando nos modelos das civilizações grega e romana. Vais aprender sobre a democracia ateniense, o império romano e como estes sistemas políticos e culturais se desenvolveram.

Ao longo deste estudo, vamos explorar não apenas como estas civilizações se organizavam politicamente, mas também como a sua arte, arquitetura e filosofia criaram um legado duradouro.

Dica: Ao estudares estes modelos políticos antigos, procura identificar elementos que ainda influenciam os sistemas democráticos modernos!

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Modelo Ateniense

Na Grécia Antiga, a organização política centrava-se na pólis cidadeestadocidade-estado, uma pequena comunidade independente com território, leis e governo próprios. Atenas funcionava em autarquia - era economicamente autossuficiente.

O centro da vida urbana dividia-se entre a acrópole (parte alta onde se erguiam templos) e a ágora (praça pública). Na ágora acontecia o comércio pela manhã e o convívio dos cidadãos à tarde, sendo o verdadeiro coração da vida política.

A democracia ateniense foi um sistema pioneiro onde o poder pertencia ao demos (povo), mas com limitações significativas. O corpo cívico (conjunto de cidadãos) era bastante reduzido, pois incluía apenas homens livres, filhos de pais atenienses. Mulheres, metecos (estrangeiros) e escravos estavam excluídos.

Os cidadãos atenienses gozavam de três direitos fundamentais:

  • Isonomia: igualdade perante a lei
  • Isocracia: igual acesso aos cargos políticos
  • Isegoria: igual direito ao uso da palavra

O sistema de poderes organizava-se em várias instâncias:

  • Eclésia (Assembleia Popular): todos os cidadãos participavam, votando leis
  • Bulé (Conselho dos 500): elaborava propostas de lei
  • Estrategos e Arcontes: principais magistrados

Nota importante: A democracia ateniense era direta - todos os cidadãos participavam pessoalmente no governo, sem representantes. Isso só era possível porque o corpo de cidadãos era muito pequeno em relação à população total.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Poderes e Limitações da Democracia Ateniense

O poder em Atenas dividia-se entre diversos órgãos. A Bulé (Conselho dos 500) funcionava por sistema rotativo de pritanias, com 50 membros de cada tribo alternando no poder. Os Estrategos (10 eleitos) comandavam o exército e a marinha, enquanto os Arcontes (10 sorteados) organizavam cerimónias religiosas.

A justiça era garantida por dois tribunais: o Areópago (para crimes religiosos e homicídios) e o Helieu (para a maioria dos crimes), com 6000 juízes comuns.

A oratória (arte do bem falar) era fundamental neste sistema político. Quem melhor dominasse a palavra tinha mais influência nas decisões políticas, podendo defender ideias e refutar adversários. Por isso, as escolas de retórica formavam os filhos das melhores famílias. No entanto, existia o perigo dos oradores manipularem o povo com discursos persuasivos.

Os limites da democracia antiga eram evidentes: apenas uma pequena parcela da população (cidadãos) tinha direitos políticos. Os excluídos eram:

  • Mulheres: limitadas ao gineceu (parte feminina da casa), dedicadas ao trabalho doméstico e educação das crianças
  • Metecos: estrangeiros residentes em Atenas que pagavam impostos e prestavam serviço militar, mas sem direitos políticos
  • Escravos: cerca de metade da população, sem reconhecimento de personalidade civil ou jurídica

Lembra-te: A democracia ateniense, apesar de inovadora, era extremamente restrita. Menos de 10% da população total tinha direitos políticos plenos!

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Cultura Ateniense

Os gregos chamavam-se a si próprios Helenos e designavam como "Bárbaros" todos os que não partilhavam a sua língua e cultura. A cultura grega era aberta e centrada na vida da cidade.

A religião grega era politeísta e humanizava os deuses, atribuindo-lhes características humanas. O culto dividia-se em três níveis:

  • Privado (familiar)
  • Cívico (proteção da cidade)
  • Pan-Helénico (festivais que uniam todos os gregos)

As grandes manifestações cívico-religiosas incluíam:

  • Panateneias: festividades de duas semanas em honra de Atena, com concursos musicais e provas desportivas
  • Grandes Dionisíacas: celebrações de seis dias dedicadas a Dionísio, que originaram o teatro grego

O teatro dividia-se em dois géneros principais: a tragédia (que explorava dilemas morais) e a comédia (que fazia crítica social). Os atores usavam máscaras para caracterizar personagens e transmitir emoções.

Os Jogos Olímpicos, o festival pan-helénico mais famoso, realizavam-se de quatro em quatro anos em honra de Zeus. Apenas homens e adolescentes livres de ascendência grega podiam participar, competindo por uma coroa de glória.

A educação ateniense era diferenciada por género e classe social:

  • Até aos 7 anos: educação maternal para todos
  • Rapazes: iam para a escola aprender a ser cidadãos, estudando Homero
  • Raparigas: permaneciam em casa, aprendendo as tarefas domésticas
  • A partir dos 15 anos: os rapazes frequentavam os ginásios para preparação física e intelectual

Curiosidade: Os Jogos Olímpicos eram considerados tão importantes que as guerras entre cidades gregas eram suspensas durante a sua realização, na chamada "Trégua Olímpica"!

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Arquitetura e Escultura Grega e Início do Modelo Romano

A arquitetura grega era predominantemente religiosa. Os templos expressavam proporção e harmonia, utilizando materiais nobres como o mármore. Baseavam-se num sistema construtivo de colunas verticais unidas por uma arquitrave horizontal, seguindo rigor matemático e simplicidade.

Desenvolveram-se três ordens arquitetónicas:

  • Ordem dórica
  • Ordem jónica
  • Ordem coríntia

Estas ordens distinguiam-se pelos diferentes capitéis, arquitraves e frisos.

A escultura grega buscava o corpo perfeito, sendo marcadamente idealista. Destinava-se a honrar deuses, heróis e atletas, com atenção especial aos pormenores anatómicos. As esculturas seguiam o cânone (sistema de proporções) e originalmente eram coloridas para dar maior realismo.

Modelo Romano

Roma começou como uma pequena cidade que se transformou num vasto império. A civilização romana foi influenciada pelos etruscos que, por volta do século VI a.C., desenvolveram a cidade com muralhas, esgotos e casas alinhadas.

Após expulsarem o último rei etrusco e instituírem a república, os romanos iniciaram sua expansão sistemática. Conquistaram territórios em volta do Mar Mediterrâneo, que chamavam de mare nostrum (o nosso mar).

O Império Romano era um "mundo de cidades" - após cada conquista, os romanos reorganizavam ou criavam centros urbanos. Respeitavam o funcionamento dos povos conquistados, introduzindo apenas algumas alterações necessárias à administração.

Conceito essencial: O urbanismo romano refletia seu pragmatismo - cidades planejadas com precisão, sistemas de água, esgotos, e edifícios públicos que demonstravam poder e organização.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Organização Política Romana

O sistema político romano evoluiu da república para o império, mantendo algumas instituições tradicionais, mas com mudanças significativas no poder real.

Durante a República, Roma governava-se através de três principais instituições:

  1. Magistraturas: cargos públicos eletivos com mandato de um ano

    • Cônsules (2): chefia do governo e exército
    • Pretores (2): aplicação da justiça
    • Edis (4): fiscalização dos mercados
    • Questores (8): finanças
    • Tribunos da Plebe (10): defesa dos direitos dos plebeus
    • Censores (2): atualização do censo
    • Ditador: cargo extraordinário para situações de emergência
  2. Senado: assembleia permanente dos cidadãos mais prestigiados que validava leis, controlava o tesouro e decidia a política externa

  3. Comícios: assembleias populares que elegiam magistrados e aprovavam leis

Este sistema, criado para governar um pequeno território, tornou-se incapaz de resolver problemas de um império em expansão. A instabilidade levou à formação do Primeiro Triunvirato (Crasso, Pompeu e Júlio César), seguido pelo Segundo Triunvirato (Lépido, Marco António e Octávio).

Gradualmente, Octávio (depois chamado Augusto) concentrou em suas mãos várias magistraturas. Os órgãos republicanos perderam poder, enquanto o imperador controlava magistraturas e o Senado.

O culto a Roma e ao Imperador tornou-se um elemento importante para unificar politicamente o império, constituindo uma devoção cívica comum entre os diversos povos.

Ponto-chave: A transformação da República em Império foi gradual - Augusto manteve as instituições republicanas como fachada enquanto concentrava o poder real em suas mãos, criando um novo sistema político.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Direito Romano e Cidadania

O direito romano foi uma das maiores contribuições de Roma para a civilização ocidental. Inicialmente baseado no Direito Consuetudinário (costumes), evoluiu para um sistema codificado com a Lei das XII Tábuas.

A originalidade do direito romano estava no seu caráter universal:

  • Leis escritas de forma clara
  • Busca de liberdade e igualdade
  • Pragmatismo (respostas a casos concretos do quotidiano)

Posteriormente, o Imperador Justiniano mandou elaborar o Código de Justiniano, uma compilação mais completa.

A cidadania romana (civitas) implicava direitos civis e políticos. Inicialmente reservada aos naturais de Roma e seus descendentes, foi sendo gradualmente estendida:

  • Poderia ser concedida por mérito ou serviços prestados
  • As cidades conquistadas recebiam diferentes estatutos:
    • Estipendiárias: sem autonomia administrativa, pagavam tributo
    • Livres: com autonomia administrativa, pagavam tributo
    • Federadas: com autonomia administrativa, sem tributo

Em 212 d.C., o imperador Caracala concedeu cidadania plena a todos os habitantes livres do império.

A cultura romana resultou de diversas influências (etrusca, oriental, grega) que os romanos assimilaram e transformaram. A cultura greco-latina desenvolveu-se com características próprias, com o direito como máxima expressão do pragmatismo romano.

Nota importante: O direito romano é a base de muitos sistemas jurídicos modernos, especialmente nos países de tradição civil law (como Portugal). Conceitos como propriedade privada, contratos e responsabilidade civil têm raízes no direito romano.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Urbanismo e Arquitetura Romana

O urbanismo romano seguia um padrão característico. As cidades organizavam-se a partir de duas ruas principais: o cardo nortesulnorte-sul e o decumanus esteoesteeste-oeste. No cruzamento destas vias localizava-se o fórum, coração administrativo e religioso da cidade.

No fórum encontravam-se:

  • A cúria (sede do senado local)
  • A basílica (tribunal)
  • Os principais templos
  • Bibliotecas e mercados públicos

Para enriquecer o ambiente urbano, os romanos construíam:

  • Termas (banhos públicos)
  • Aquedutos (abastecimento de água)
  • Anfiteatros e circos (entretenimento)

As habitações dividiam-se em dois tipos principais:

  • Domus: casas particulares dos cidadãos mais ricos
  • Insula: prédios de aluguer com várias habitações

A arquitetura romana mostrava influência grega, adotando as três ordens arquitetónicas, mas introduziu inovações significativas:

  • Uso do betão nas construções
  • Revestimento com mármore
  • Introdução do arco de volta perfeita
  • Desenvolvimento da abóbada de berço
  • Criação da cúpula

Estas inovações permitiram criar espaços interiores impressionantes e construções monumentais que exaltavam o poder imperial.

Na escultura, os romanos destacaram-se pelos retratos realistas (em contraste com o idealismo grego) e pelos relevos históricos que enalteciam os grandes feitos do povo e as virtudes dos imperadores.

O ensino romano organizava-se em três níveis:

  1. Primário 711anos7-11 anos: leitura, escrita, cálculo e poesia
  2. Secundário: aperfeiçoamento da língua, literatura, matemática, geografia
  3. Superior: retórica e direito (apenas para rapazes)

Curiosidade: Os aquedutos romanos eram tão bem construídos que alguns ainda funcionam hoje, após mais de 2000 anos!

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Romanização da Península Ibérica

A romanização foi o processo de transmissão da cultura romana aos diversos povos conquistados, resultando na sua integração ao espaço civilizacional romano. Este processo incluía a adoção da língua latina, dos deuses romanos e das normas do direito.

Os romanos chegaram à Península Ibérica em 218 a.C., fixando-se inicialmente nas regiões do sudoeste. A conquista total foi difícil e demorada (cerca de dois séculos), especialmente na zona central e norte, onde os Lusitanos ofereceram forte resistência.

Os principais veículos da romanização foram:

  1. Exército e imigração: soldados e colonos romanos estabelecidos nas terras conquistadas promoveram a aculturação

  2. Ação das autoridades: mostraram tolerância e respeito pelos costumes nativos, criando clima de paz e confiança

  3. Língua, religião e direito: o latim tornou-se língua comum; o culto ao imperador foi imposto; as leis romanas foram adotadas

  4. Rede de cidades: os romanos fundaram novas cidades e desenvolveram as existentes, que se tornaram polos de atração. Estas cidades dividiam-se em:

    • Colónias: cidades novas, povoadas por romanos, com plenos direitos
    • Municípios: cidades preexistentes que recebiam privilégios, com autonomia administrativa

A romanização trouxe também desenvolvimento económico:

  • Agricultura intensiva (novos métodos e ferramentas)
  • Expansão da produção de azeite e vinho
  • Exploração mineira (ouro, cobre)
  • Indústria de conservas

Importante: A romanização não foi um processo uniforme - foi mais intensa nas zonas costeiras e nas grandes cidades, enquanto regiões montanhosas e isoladas mantiveram mais elementos da cultura local.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

O Cristianismo e o Fim do Mundo Antigo

O cristianismo surgiu e difundiu-se rapidamente pelo império romano após a morte de Jesus. Vários fatores favoreceram esta difusão:

  • Atenção aos desfavorecidos
  • Facilidade de comunicação dentro do império
  • Língua comum (latim e grego)
  • Unidade política

Inicialmente perseguido, o cristianismo cresceu durante o século III. Em 313, o Édito de Milão garantiu a liberdade de culto. O imperador Constantino começou a favorecer os cristãos, colocando-os em altos cargos do império.

Em 380, o imperador Teodósio promulgou o Édito de Tessalónica, tornando o cristianismo a religião oficial do estado romano. Nascia assim o império romano-cristão, unificado sob "um só deus e um só imperador".

O imperador deixou de ser considerado um deus, mas passou a ser visto como escolhido por Deus para governar a Terra. Roma tornou-se sede do cristianismo, com o bispo local recebendo o título de papa.

A Igreja absorveu e transmitiu muitos elementos da cultura clássica:

  • Retórica: utilizada pelos bispos nas pregações
  • Filosofia: métodos filosóficos aplicados à teologia
  • Direito romano: base do direito canónico
  • Cerimonial imperial: incorporado na liturgia
  • Arquitetura: basílicas cristãs inspiradas em construções romanas
  • Arte: frescos, mosaicos e esculturas cristãs seguiram modelos romanos

Este processo garantiu a preservação de parte significativa do legado greco-romano durante os séculos seguintes, após o fim do Império Romano do Ocidente.

Síntese final: O cristianismo, inicialmente uma pequena seita perseguida, acabou por se tornar a religião oficial do Império Romano, absorvendo e preservando muitos elementos da cultura clássica que, de outra forma, poderiam ter-se perdido com as invasões bárbaras e o fim do mundo antigo.

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

studocu
Resumos História Exame 10 ano
História A (Escola Secundária Eng Acácio Calazans Duarte)
Verifica para abrir em Studocu
A Studocu não

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Pensávamos que não ias perguntar...

O que é o Companheiro de Aprendizagem com IA da Knowunity?

O nosso companheiro de aprendizagem com IA foi especificamente criado para as necessidades dos estudantes. Com base nos milhões de conteúdos que temos na plataforma, podemos fornecer respostas verdadeiramente significativas e relevantes para os estudantes. Mas não se trata apenas de respostas, o companheiro foca-se mais em guiar os estudantes através dos seus desafios diários de aprendizagem, com planos de estudo personalizados, quizzes ou conteúdos no chat e 100% de personalização baseada nas habilidades e desenvolvimentos do estudante.

Onde posso fazer o download da app Knowunity?

Pode descarregar a aplicação na Google Play Store e na Apple App Store.

Como posso receber o meu pagamento? Quanto posso ganhar?

Sim, tem acesso gratuito ao conteúdo da aplicação e ao nosso companheiro de IA. Para desbloquear determinadas funcionalidades da aplicação, pode adquirir o Knowunity Pro.

5

Ferramentas Inteligentes NOVO

Transforma estes apontamentos em: ✓ 50+ Questões de Prática ✓ Cartões de Estudo Interactivos ✓ Exame Simulado Completo ✓ Esquemas de Ensaio

Exame Simulado
Quiz
Flashcards
Ensaio

Não encontra o que procura? Explore outras disciplinas.

Avaliações dos nossos utilizadores. Eles adoraram tudo — e tu também vais adorar.

4.9/5

App Store

4.8/5

Google Play

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS