A era de ouro das descobertas portuguesas
O reinado de D. Manuel I marcou o auge da expansão marítima portuguesa. Em 1498, Vasco da Gama liderou uma expedição histórica que finalmente alcançou Calecute, na Índia, estabelecendo uma rota comercial direta entre Europa e Ásia. Esta viagem revolucionou o comércio mundial, permitindo aos portugueses aceder diretamente às fontes de especiarias e outros produtos valiosos.
Apenas dois anos depois, em 1500, outra viagem importante aconteceu. Pedro Álvares Cabral, numa expedição à Índia, desviou-se da rota e chegou à costa do Brasil. Este "feliz acaso" garantiu a Portugal um imenso território no continente americano.
A chegada à Índia não foi sempre pacífica. Vasco da Gama enfrentou oposição de comerciantes muçulmanos em Calecute, que viam os portugueses como concorrentes. No entanto, em Melinde (costa africana), foi recebido com amizade, mostrando que os portugueses conseguiam também estabelecer relações diplomáticas importantes.
🚢 Vale a pena saber! A viagem de Vasco da Gama durou quase dois anos (1497-1499) e dos 170 homens que partiram de Lisboa, apenas 55 regressaram vivos. Apesar disso, o lucro da viagem foi tão grande que pagou toda a expedição!