Novos Horizontes e Rivalidades
Após a morte de D. Henrique, a exploração da costa africana foi entregue a Fernão Gomes, com o objetivo de chegar à Índia por mar. Para isso, era necessário contornar o temível cabo no extremo sul de África, o que foi conseguido por Bartolomeu Dias em 1487-88. O Cabo das Tormentas passou a chamar-se Cabo da Boa Esperança, simbolizando a esperança de chegar à Índia.
A expansão portuguesa gerou rivalidades, especialmente com Castela. Para evitar conflitos, os dois reinos assinaram o Tratado de Alcáçovas em 1479. Mas tudo mudou quando Cristóvão Colombo, após ter a sua proposta rejeitada por D. João II, conseguiu apoio de Espanha e chegou à América em 1492. Portugal reclamou estas terras, levando à assinatura do Tratado de Tordesilhas em 1494, que dividiu o mundo entre as duas potências.
Em 1498, Vasco da Gama finalmente chegou à Índia por mar, abrindo acesso direto às especiarias e produtos de luxo orientais. Este feito foi tão importante que D. Manuel I enviou armadas poderosas nas viagens seguintes para impor o domínio português nos mares do Oriente.
🌎 Graças ao Tratado de Tordesilhas, quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, estas terras ficaram sob domínio português. Inicialmente chamada "Terra de Vera Cruz", esta descoberta foi um "acidente feliz" que se tornaria uma das mais importantes posses portuguesas!