Restrições na participação democrática
Embora revolucionária, a democracia ateniense tinha limites claros. A maioria da população não participava na vida política, pois apenas cidadãos (homens filhos de pais atenienses) podiam votar.
Os metecos (estrangeiros livres) não eram considerados atenienses apesar de contribuírem para a economia. Os escravos não tinham liberdade nem direitos, não sendo considerados pessoas. As mulheres, mesmo atenienses, tinham condição social inferior, limitando-se às tarefas domésticas e à criação dos filhos.
A unidade cultural grega era forte mesmo com a divisão em pólis: partilhavam a mesma língua, os mesmos deuses e tradições. Consideravam "bárbaros" todos os que não participavam desta cultura.
Os deuses gregos habitavam o Monte Olimpo e tinham características peculiares: antropomorfismo (forma humana), imortalidade, invisibilidade e capacidade de metamorfose. Tinham também emoções e comportamentos humanos como ciúmes, inveja e traição.
🏛️ Pensa nisto: enquanto proclamava a igualdade para os cidadãos, a sociedade ateniense mantinha estruturas de desigualdade que excluíam a maioria das pessoas do poder político!