A Revolução de 1383-1385
Portugal dividiu-se em dois grupos durante esta crise. De um lado, o povo, a burguesia e parte da baixa nobreza apoiavam o Mestre de Avis, querendo manter Portugal independente. Do outro, a alta nobreza e o alto clero defendiam D. Beatriz, que era a herdeira legítima.
Os eventos se sucederam rapidamente. Em janeiro de 1384, o rei de Castela invadiu Portugal. Em abril, os portugueses venceram a Batalha dos Atoleiros comandados por Nuno Álvares Pereira. Lisboa foi cercada pelos castelhanos, mas eles desistiram quando a peste atacou seu acampamento. Finalmente, em abril de 1385, as Cortes de Coimbra escolheram o Mestre de Avis como rei - D. João I.
A decisiva Batalha de Aljubarrota, em agosto de 1385, garantiu a independência portuguesa quando derrotamos os castelhanos. Começava assim a Dinastia de Avis e uma nova fase da nossa história!
Lembra-te: Muitos historiadores consideram os eventos de 1383-1385 uma verdadeira revolução porque transformaram profundamente a sociedade portuguesa, criando uma "nova nobreza" a partir dos apoiantes de D. João I.