Bens, Produção e Fatores Produtivos
Os bens são tudo aquilo que satisfaz as nossas necessidades e podem ser classificados de várias formas. Quanto à natureza, podem ser materiais (como roupa ou carros) ou imateriais (como serviços de saúde). Quanto à função, existem bens de produção usados para criar outros bens e bens de consumo que satisfazem diretamente as nossas necessidades.
Podemos ainda classificar os bens quanto à duração em duradouros (usados várias vezes, como telemóveis) e não duradouros (desaparecem com o uso, como alimentos). Na relação com outros bens, temos os substituíveis (como manteiga e margarina) e complementares (usados em conjunto, como carros e combustível).
A produção é a criação de bens e serviços que satisfazem necessidades e está organizada em três setores de atividade: o primário (agricultura, pesca), o secundário (indústria, construção) e o terciário (comércio, serviços). Para produzir, são necessários fatores de produção como os recursos naturais (renováveis como o sol ou não renováveis como o petróleo), o fator trabalho e o fator capital.
💡 Dica prática: Na próxima vez que fores às compras, tenta identificar os diferentes tipos de bens que encontras e em que setor foram produzidos. Isto vai ajudar-te a compreender melhor a economia que te rodeia!
O fator trabalho inclui toda a população ativa (empregados e desempregados). Existem vários tipos de desemprego, como o de longa duração (mais de 1 ano), o tecnológico (causado pela automatização) e o repetitivo (sazonal). A qualificação dos trabalhadores, através da formação inicial e contínua, é essencial para a produtividade. Temos assistido à terciarização da economia, ou seja, ao crescimento do setor terciário.