Setores Institucionais
Os setores institucionais são conjuntos de unidades de produção autónomas que apresentam comportamentos económicos semelhantes. Cada setor tem uma função principal e recursos característicos que o distinguem dos demais.
As empresas não financeiras produzem bens e serviços comercializáveis, obtendo recursos das vendas da sua produção. Já as instituições financeiras dedicam-se ao financiamento, transformando e redistribuindo disponibilidades financeiras, com recursos provenientes de depósitos, juros e prémios contratuais.
As Administrações Públicas prestam serviços não comercializáveis e redistribuem rendimentos, sendo financiadas por pagamentos obrigatórios dos outros setores. As ISFLSF (Instituições Sem Fins Lucrativos ao Serviço das Famílias) prestam serviços não comercializáveis a grupos específicos, recebendo contribuições voluntárias.
Por fim, temos as famílias e empresas individuais, responsáveis pelo consumo (e algumas pela produção), cujos recursos vêm das remunerações dos fatores produtivos e transferências, e o Resto do Mundo, que realiza trocas de bens, serviços e capitais com não residentes.
Dica prática: Pensa nestes setores como os diferentes jogadores que participam no "jogo económico" do país, cada um com o seu papel e as suas próprias fontes de "dinheiro" para jogar!