Espermatogênese e Regulação Hormonal
A espermatogênese é o processo contínuo de produção de espermatozoides que se inicia na puberdade e continua por toda a vida. Ocorre nos túbulos seminíferos dos testículos, onde encontramos as células germinativas (que se transformam em espermatozoides) e as células de Sertoli (que nutrem e protegem esse desenvolvimento).
Entre os túbulos seminíferos estão as células de Leydig, responsáveis pela produção de testosterona. Após sua formação, os espermatozoides passam aos epidídimos para maturação final e, juntamente com os líquidos seminais, formam o esperma.
O controle hormonal do sistema reprodutor masculino é feito pelo hipotálamo e pela hipófise. Esta última produz as hormonas FSH e LH, que estimulam os testículos a produzirem testosterona e espermatozoides. Quando o nível de testosterona no sangue aumenta, a hipófise diminui a produção de FSH e LH, criando um sistema de feedback negativo.
🧠 Dica: Visualize o controle hormonal como um termostato: quando a temperatura (nível de testosterona) sobe muito, o sistema diminui automaticamente a produção de calor (FSH e LH).