Obstáculos ao Conhecimento Científico
A realidade social parece-nos óbvia e transparente, mas esta familiaridade dificulta o seu questionamento científico. Quando algo parece "natural", torna-se difícil reconhecê-lo como construção social.
As explicações naturalistas atribuem fenómenos sociais a fatores físicos ou biológicos. Por exemplo, afirmar que "as mulheres têm dificuldade em chegar a cargos de chefia porque são mais emotivas" ignora os fatores socioculturais que realmente condicionam essa realidade.
As explicações individualistas focam-se em motivações pessoais ou psicológicas, ignorando as causas sociais. Dizer que "alunos copiam porque não gostam de estudar" simplifica um fenómeno que pode estar relacionado com pressões do sistema educativo ou expectativas sociais.
As explicações etnocentristas julgam outras culturas usando a nossa própria cultura como padrão de referência. Quando dizemos que "os ciganos são machistas" ou "os africanos não gostam de trabalhar", estamos a demonstrar preconceitos baseados na sobrevalorização da nossa cultura.