Massa Molar e Espetro Eletromagnético
Para calcular a massa molar de um composto, somamos as massas atómicas relativas de todos os átomos presentes. Por exemplo, a água (H₂O) tem massa molar de 18,02 g/mol, pois combina 2 átomos de hidrogénio (2 × 1,01 = 2,02) e 1 átomo de oxigénio (16,00). Isto significa que 1 mol de moléculas de água tem massa de 18,02 g.
O espetro eletromagnético é o conjunto de todas as radiações, organizadas de acordo com a sua energia, frequência ou comprimento de onda. A luz visível é apenas uma pequena parte deste espetro, que inclui também ondas de rádio, microondas, infravermelhos, ultravioleta, raios X e raios gama.
Um fotão é a menor quantidade possível de luz, e a sua energia (E) é diretamente proporcional à frequência da radiação (ν), segundo a equação E = hν, onde h é a constante de Planck. O comprimento de onda (λ) é inversamente proporcional à frequência: λ = c/ν, onde c é a velocidade da luz no vácuo.
🔍 Sabias que? À medida que te moves no espetro eletromagnético dos raios gama para as ondas de rádio, a energia diminui, a frequência diminui e o comprimento de onda aumenta!