Modelo de Bohr e seus Postulados
O modelo atómico de Bohr baseia-se em dois postulados principais que ainda são válidos na física moderna. O primeiro estabelece a existência de níveis de energia bem definidos devido à quantização da energia dos eletrões. Isto significa que os eletrões só podem existir em certos níveis energéticos específicos.
O segundo postulado afirma que ocorrem transições de eletrões entre esses níveis com absorção ou emissão de energia com valores bem definidos. Um eletrão nunca pode ter valores de energia entre dois níveis permitidos - é como se existissem "degraus" energéticos, sem possibilidade de ficar "entre degraus".
Quando um átomo absorve energia, o eletrão salta para um nível superior, ficando excitado. O nível n=1 representa o estado fundamental (menor energia possível), n=2 o primeiro estado excitado, e assim por diante. Se a energia for suficientemente grande, o átomo pode perder completamente o eletrão (ionização).
💡 Um átomo excitado é instável e tende a retornar ao estado fundamental através da desexcitação, emitindo energia. Esta desexcitação pode acontecer por aquecimento, descargas elétricas ou radiação.