Os Participantes do Concílio dos Deuses
No Concílio dos Deuses, cada divindade tem um papel e uma posição específica sobre a viagem dos portugueses:
Júpiter, o rei dos deuses, preside o concílio e defende os portugueses. Ele declara que os lusitanos merecem sucesso pela sua bravura e fé, e anuncia a futura glória de Portugal. Como figura de autoridade máxima, sua decisão final favorece os navegadores portugueses.
Vénus é a grande protetora dos portugueses. Ela compara os lusitanos aos antigos romanos (que, segundo a mitologia, descendiam do seu filho Eneias) e pede a Júpiter que os ajude na viagem. Vénus acredita que os portugueses merecem ser recompensados pelo seu valor.
Marte, o deus da guerra, apoia os argumentos de Vénus, embora tenha menor participação. Ele simboliza o lado guerreiro e corajoso do povo português, admirando a sua valentia.
Baco é o grande opositor dos portugueses. Tem inveja das conquistas dos lusitanos e teme perder sua fama na Índia, onde já era adorado. Por isso, vai criar vários obstáculos para a viagem ao longo da epopeia.
Para a prova: Lembra-te de que este episódio estabelece as forças divinas que estarão a favor e contra os portugueses durante toda a narrativa!