Cantigas de Amigo
Nas Cantigas de Amigo, o sujeito poético é feminino – o trovador coloca-se na pele de uma donzela apaixonada. A jovem expressa os seus sentimentos pelo "amigo" (namorado), revelando emoções como saudade, angústia, mágoa, felicidade e ansiedade.
Um aspeto importante destas cantigas é o tom de desabafo da jovem que, muitas vezes, confia os seus segredos a um confidente. Este pode ser humano (como a mãe) ou um elemento da natureza (rios, árvores). A temática principal gira em torno dos encontros amorosos, da partida do amado e da longa espera pelo seu regresso.
Estas cantigas apresentam uma estrutura formal característica com presença de paralelismos (repetição de versos em diferentes estrofes) e refrão. Ocorrem geralmente em três tipos de ambientes: familiar (com a mãe e amigas), natural (junto a elementos da natureza) ou social (igrejas, santuários).
🌟 Lembra-te! As Cantigas de Amigo revelam uma dualidade de sentimentos: amor e tristeza, saudade e mágoa, felicidade e ansiedade – emoções que ainda hoje todos nós experimentamos!