Dicotomias e "O Sentimento dum Ocidental"
A oposição cidade/campo é central na obra de Cesário Verde. A cidade representa morte, doença, aprisionamento e opressão, enquanto o campo simboliza vida, saúde, liberdade e alegria. Da mesma forma, estabelece um contraste entre a mulher fatal (artificial, sedutora, fútil) e a mulher angelical (simples, frágil, ingénua).
"O Sentimento dum Ocidental" é um dos seus poemas mais emblemáticos, retratando a caminhada do sujeito poético pelas ruas de Lisboa desde o anoitecer até a madrugada. O poema está dividido em quatro partes que acompanham o avançar da noite: "Ave-Marias" (final da tarde), "Noite Fechada" (início da noite), "Ao Gás" (noite) e "Horas Mortas" (madrugada). À medida que a escuridão aumenta, cresce também a melancolia e o sentimento de aprisionamento do poeta.
No poema, Cesário faz alusões a Camões e a Os Lusíadas como símbolos de um passado glorioso, criando um contraste entre esse passado épico e o presente decadente de Portugal. Estas referências funcionam como momentos de evasão, manifestando o desejo de que Lisboa recupere a grandeza de outrora.
🔍 Os recursos expressivos são ferramentas poderosas na poesia de Cesário: metáfora, hipálage, hipérbole e sinestesia permitem-lhe criar imagens vívidas que fundem realidade e impressão subjetiva.