Temáticas da Lírica Medieval Portuguesa
A poesia lírica medieval apresenta duas temáticas principais: a amorosa e a satírica. Na temática amorosa, encontramos as cantigas de amigo (de lirismo autóctone) e as cantigas de amor (de imitação provençal). Já na satírica, temos as cantigas de escárnio e maldizer.
As cantigas de amigo decorrem num espaço rural e ambiente doméstico, com presença da figura materna. Nestas, o enunciador é feminino (a donzela, a "amiga") e o objeto é o "amigo" (frequentemente ausente). Já as cantigas de amor situam-se no ambiente cortês/aristocrático, onde o enunciador é masculino (trovador) e o objeto é a "Senhor" ou "dona" (mulher de estatuto elevado).
As circunstâncias retratadas nas cantigas de amigo incluem as guerras da Reconquista, a ausência masculina e as relações amorosas, enquanto nas de amor predomina o elogio da mulher segundo o código do amor cortês. Nas cantigas satíricas, critica-se a degradação dos costumes e os vícios sociais da época.
⚠️ Atenção! Nas cantigas de amigo, a representação dos sentimentos da donzela (tristeza, saudade, alegria) é espontânea, enquanto nas cantigas de amor predomina o sofrimento intenso (coita de amor) causado pela indiferença da amada.