Cantigas de Amor e Cantigas Satíricas
As cantigas de amor, de influência provençal, representam um género mais sofisticado, típico do ambiente palaciano. Nelas, o sujeito poético masculino expressa sentimentos por uma dama inatingível, numa relação de vassalagem que imita as relações feudais.
O trovador coloca-se ao serviço da sua "senhor", que permanece distante e indiferente. Esta ausência de retribuição amorosa leva o poeta à coita de amor - um intenso sofrimento que pode conduzi-lo à loucura ou morte. O retrato da amada é idealizado, com frequente uso da hipérbole para enfatizar sua perfeição física e moral.
As cantigas de escárnio e maldizer têm dimensão satírica e criticam costumes sociais, retratando humoristicamente o quotidiano. Quando a crítica é direta e o alvo é identificado, temos cantigas de maldizer; quando é indireta e o visado não é claramente nomeado, são cantigas de escárnio.
🔍 Curiosamente, muitas destas cantigas satíricas ridicularizavam os próprios trovadores, parodiando temas típicos das cantigas de amor, como o exagerado elogio às damas ou a "morte de amor".