Tipos de Orações Subordinadas
As orações subordinadas são classificadas em três categorias principais. As subordinadas adverbiais (causal, concessiva, consecutiva, comparativa, condicional, final e temporal) modificam o verbo da oração principal. As subordinadas adjetivas (explicativas e restritivas) caracterizam um substantivo. Já as subordinadas substantivas (completivas) funcionam como um substantivo na frase.
A oração subordinada adverbial causal expressa uma razão ou motivo. Por exemplo: "Não fomos, pois estava a chover" ou "Não fomos, porque estava a chover". Nestas frases, a segunda parte explica o motivo de não termos ido.
A oração subordinada adverbial concessiva indica uma quebra de expectativa, algo que acontece contrariando o esperado. Por exemplo: "Eu gosto de dançar, embora não saiba" ou "Por mais que não queira ir, vou". Estas orações mostram situações que ocorrem apesar de um obstáculo.
Dica prática: Para identificar uma oração causal, pergunte "por quê?" à oração principal. Para identificar uma concessiva, veja se há uma ideia de contradição ou oposição entre as orações.