Funções Sintáticas na Frase
Para analisares uma frase corretamente, começa por identificar o verbo. A partir dele, encontra o sujeito - quem realiza a ação. O sujeito pode ser simples ("O gato comeu a ração"), composto ("O gato e o cão comeram a ração"), nulo subentendido ("Comeu a ração") ou nulo indeterminado "Comeu−searac\ca~o".
Os complementos do verbo são elementos essenciais na frase. O complemento direto responde à pergunta "o quê?" e pode ser substituído por o(s), a(s), lo(s), la(s). O complemento indireto responde a "a quem?" e substitui-se por me, te, lhe(s). Já o complemento oblíquo responde a perguntas como "como?", "onde?", "quando?" e não pode ser substituído por pronome. O complemento agente da passiva é introduzido pela preposição "por".
O predicativo do sujeito ocorre com verbos copulativos ser,estar,ficar,continuar,parecer,permanecer,tornar−se. Com verbos como considerar, achar, nomear, eleger, julgar ou deixar, temos o predicativo do complemento direto. Existem ainda os complementos do nome e do adjetivo, que são exigidos por esses elementos.
💡 Dica útil: Para distinguires as funções sintáticas, pergunta sempre se o elemento completa um verbo, um nome ou um adjetivo - isto ajuda a não confundires as diferentes funções!
Os modificadores são elementos não obrigatórios na frase. Podem ser restritivos ou apositivos (entre vírgulas). Finalmente, o vocativo é um elemento que aparece entre vírgulas e serve para chamar ou interpelar alguém.