Cantigas de Amigo: Características e Estrutura
As Cantigas de Amigo destacam-se pelo seu sujeito poético feminino, onde uma donzela expressa os seus sentimentos amorosos num cenário natural ou rural. Nestas composições, a jovem frequentemente desabafa com confidentes como amigas, irmãs, a mãe ou até mesmo elementos da natureza.
A temática destas cantigas caracteriza-se pela expressão sincera de sentimentos como amor, alegria, tristeza e saudade. Elementos simbólicos como água, aves e estações do ano enriquecem o texto, que retrata o quotidiano rural com simplicidade e beleza.
Na linguagem e estilo, encontramos um vocabulário simples ligado ao universo rural, frases de estrutura simples ou coordenadas, e recursos expressivos como personificação, apóstrofe e aliteração. A estrutura formal apresenta-se como cantiga de refrão ou paralelística, com repetições que conferem musicalidade aos versos.
Dica útil: Ao analisares uma Cantiga de Amigo, procura identificar o conflito interior da donzela em relação ao seu "amigo" (namorado) e como os elementos da natureza podem simbolizar o estado emocional da personagem!