Cesário Verde: Entre a Cidade e o Campo
Cesário Verde viveu entre Lisboa e a quinta do seu pai, experiência que determinou a essência da sua poesia. Como representante do Realismo, apresenta uma poesia do concreto e do objetivo, construindo quadros de grande expressividade que documentam a realidade social.
A principal temática da sua obra é o binómio cidade-campo. A cidade é retratada criticamente como símbolo de imoralidade, perversão, doença e erotismo. Neste ambiente, o sujeito sente-se aprisionado, experimentando mal-estar psíquico devido à humilhação, noite, morte e solidão que o rodeiam.
Em contraste, o campo é exaltado como espaço de energia, vida, saúde e libertação amorosa. É no campo que se recuperam as forças perdidas na confusão da cidade. Esta dualidade está bem representada em poemas como "Nós" e "O Sentimento dum Ocidental".
💡 Nota importante: Na obra de Cesário, mesmo as personagens refletem o contraste cidade-campo: as mulheres camponesas são descritas como trabalhadoras, frágeis e puras, enquanto as mulheres da cidade aparecem como perversas, artificiais e magras.
A poesia de Cesário revela um sujeito poético atento a tudo o que o rodeia, demonstrando simpatia pelas classes oprimidas. Identifica-se com os pobres e surpreende-se com diversos tipos sociais, explorando temas como a humilhação e dignidade dos humildes.