Subsistemas da Terra
A Terra funciona como um sistema fechado - troca energia com o exterior mas praticamente não troca matéria. Recebemos energia radiante do Sol e libertamos calor, enquanto as trocas de matéria limitam-se a meteoritos que atingem a superfície e alguns gases que escapam para o espaço.
Esta característica tem consequências importantes: os recursos geológicos são finitos e os poluentes tendem a acumular-se no sistema terrestre. Já os subsistemas da Terra (atmosfera, hidrosfera, biosfera e geosfera) funcionam como sistemas abertos, trocando livremente energia e matéria entre si.
A atmosfera é a camada gasosa composta principalmente por azoto (78%), oxigénio (21%), árgon (0,9%) e dióxido de carbono (0,03%). Surgiu inicialmente da atividade vulcânica, com o oxigénio sendo posteriormente adicionado pelos seres vivos. Protege-nos contra meteoritos e radiação ultravioleta, além de manter a temperatura através do efeito de estufa.
💡 Curiosidade: A atmosfera primitiva não tinha camada de ozono - esta só se formou depois do aparecimento dos seres fotossintéticos que produziram oxigénio.
A hidrosfera representa toda a água do planeta, surgida a partir da chuva formada pelo vapor dos vulcões. Antes da camada de ozono, a água protegia os primeiros seres vivos dos raios UV. É maioritariamente salgada (97%), com a água doce concentrada principalmente na criosfera (74% da água doce está congelada).