Transgressões e Regressões Marinhas
O nível do mar não foi sempre igual ao longo da história da Terra! As transgressões marinhas ocorrem quando o nível do mar sobe, fazendo com que a água avance sobre os continentes. Isto acontece geralmente em períodos mais quentes (interglaciais), quando há fusão de gelo.
Durante uma transgressão, forma-se uma série transgressiva de sedimentos: como a coluna de água aumenta, a energia de transporte diminui e depositam-se sedimentos cada vez mais finos. O resultado é uma diminuição da linha de costa, pois o mar avança sobre a terra.
Já as regressões marinhas representam o fenómeno oposto: o nível do mar desce, geralmente durante períodos mais frios (glaciações). O mar recua, expondo áreas antes submersas e aumentando a linha de costa.
Numa regressão, forma-se uma série regressiva onde os sedimentos mais grosseiros se depositam sobre os mais finos. Isto acontece porque, com a diminuição da coluna de água, aumenta a energia de transporte dos sedimentos.
💡 Visualiza assim: Uma transgressão é como a maré a subir na praia, cobrindo gradualmente mais areia; uma regressão é como a maré a descer, expondo cada vez mais a areia que estava submersa!