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Resumo Completo de Matemática A para o Exame

46

0

C

Clara Silva

26/11/2025

Matemática

Resumo-Matemática A

1.043

26 de nov. de 2025

19 páginas

Resumo Completo de Matemática A para o Exame

C

Clara Silva

@clarasilv_uaz1f

Este resumo abrange conceitos fundamentais de Geometria, Vetores e Probabilidades... Mostrar mais

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RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

|                                  Plano (R2)                                  |

Geometria no Plano e no Espaço

No mundo da geometria, existe uma relação clara entre as fórmulas do plano (R²) e do espaço (R³). Vamos ver as principais:

A distância entre dois pontos no plano é calculada por d = √x2x1x₂-x₁² + y2y1y₂-y₁², enquanto no espaço adiciona-se a componente z: d = √x2x1x₂-x₁² + y2y1y₂-y₁² + z2z1z₂-z₁².

Uma circunferência é representada por xax-a² + yby-b² = r², e sua equivalente no espaço, a superfície esférica, por xax-a² + yby-b² + zcz-c² = r².

O ponto médio de um segmento também segue padrão semelhante: Mx1+x2/2,y1+y2/2x₁+x₂/2, y₁+y₂/2 no plano e Mx1+x2/2,y1+y2/2,z1+z2/2x₁+x₂/2, y₁+y₂/2, z₁+z₂/2 no espaço.

💡 Lembra-te: A maioria das fórmulas do espaço são simplesmente extensões das fórmulas do plano com uma dimensão adicional!

A mediatriz e o plano mediador são lugares geométricos dos pontos equidistantes das extremidades de um segmento, no plano e no espaço, respetivamente.

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Vetores e Produto Escalar

Os vetores são elementos fundamentais da geometria. Um vetor entre dois pontos é definido como: AB=BA=(xBxA,yByA)\overrightarrow{AB} = B - A = (x_B - x_A, y_B - y_A)

O produto escalar é uma operação entre dois vetores que resulta num número real: uv=u×v×cos(uv)\overrightarrow{u} \cdot \overrightarrow{v} = ||\overrightarrow{u}|| \times ||\overrightarrow{v}|| \times \cos(\overrightarrow{u}^\wedge\overrightarrow{v})

Esta operação tem propriedades importantes:

  • Se o resultado for 0, os vetores são perpendiculares
  • Se for positivo, os vetores formam um ângulo agudo
  • Se for negativo, formam um ângulo obtuso
  • Quando dois vetores são paralelos, o produto escalar iguala o produto das suas normas (com sinal positivo se têm o mesmo sentido, e negativo se têm sentidos opostos)

Em coordenadas, o produto escalar calcula-se:

  • No plano: (a,b)(c,d)=ac+bd(a, b) \cdot (c, d) = ac + bd
  • No espaço: (a,b,c)(d,e,f)=ad+be+cf(a, b, c) \cdot (d, e, f) = ad + be + cf

💡 O produto escalar é uma ferramenta poderosa para verificar perpendicularidade e calcular ângulos entre vetores!

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Lugares Geométricos

Os lugares geométricos são conjuntos de pontos que satisfazem determinadas condições. O produto escalar é essencial para os definir algebricamente.

A mediatriz de um segmento ABAB no plano (ou o plano mediador no espaço) é o conjunto de pontos P tais que ABMP=0\overrightarrow{AB} \cdot \overrightarrow{MP} = 0, onde M é o ponto médio de ABAB.

A circunferência de diâmetro ABAB no plano (ou a superfície esférica no espaço) pode ser definida como o conjunto de pontos P tais que APBP=0\overrightarrow{AP} \cdot \overrightarrow{BP} = 0. Esta condição é equivalente a dizer que o triângulo APB tem um ângulo reto em P.

A reta tangente a uma circunferência no ponto T (ou o plano tangente a uma superfície esférica) é caracterizada pela condição CTTP=0\overrightarrow{CT} \cdot \overrightarrow{TP} = 0, onde C é o centro da circunferência/esfera.

💡 Estes lugares geométricos aparecem frequentemente em problemas de exame! Memoriza as condições que os definem.

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Retas e Planos

As retas e planos são elementos fundamentais da geometria analítica. Eis como os podemos representar:

O ângulo entre duas retas é dado por cos(rs)=cos(u^v^)=uvuv\cos(r^s) = |cos(\hat{u}\hat{v})| = \frac{|\vec{u}\cdot\vec{v}|}{|\vec{u}||\vec{v}|}, onde u\vec{u} e v\vec{v} são vetores diretores das retas.

A inclinação de uma reta no plano relaciona-se com o seu declive: m=tanαm = \tan\alpha, onde α\alpha é o ângulo com o eixo das abcissas. Se α=0°\alpha = 0°, a reta é horizontal m=0m = 0; se α=90°\alpha = 90°, a reta é vertical (m não definido).

Entre duas retas com declives m e m':

  • São paralelas se m=mm = m'
  • São perpendiculares se m=1mm' = -\frac{1}{m}

A equação cartesiana de uma reta no espaço é dada por xx1a=yy1b=zz1c\frac{x-x_1}{a} = \frac{y-y_1}{b} = \frac{z-z_1}{c}, representando a reta que passa por (x1,y1,z1)(x_1, y_1, z_1) com direção (a,b,c)(a, b, c).

O plano pode ser definido pela equação a(xx1)+b(yy1)+c(zz1)=0a(x - x_1) + b(y - y_1) + c(z - z_1) = 0 ou ax+by+cz+d=0ax + by + cz + d = 0, sendo perpendicular ao vetor (a,b,c)(a, b, c).

💡 Para determinar se uma reta é paralela a um plano coordenado, verifica se uma das coordenadas do vetor diretor é nula!

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Definição de Planos

Um plano pode ser definido de várias formas, dependendo da informação disponível:

Plano definido por 3 pontos não colineares: Determina-se um vetor normal n\vec{n} que seja perpendicular a dois vetores formados pelos pontos: {nAB=0 nAC=0\begin{cases} \vec{n} \cdot \vec{AB} = 0 \ \vec{n} \cdot \vec{AC} = 0 \end{cases}

Plano definido por 2 retas concorrentes: O vetor normal n\vec{n} deve ser perpendicular aos vetores diretores de ambas as retas: {nr=0 ns=0\begin{cases} \vec{n} \cdot \vec{r} = 0 \ \vec{n} \cdot \vec{s} = 0 \end{cases}

Plano definido por 2 retas paralelas: O vetor normal n\vec{n} deve ser perpendicular ao vetor diretor comum às retas e a um vetor que una pontos de ambas: {nr=0 nAB=0\begin{cases} \vec{n} \cdot \vec{r} = 0 \ \vec{n} \cdot \vec{AB} = 0 \end{cases}

Plano definido por uma reta e um ponto exterior: O vetor normal n\vec{n} deve ser perpendicular ao vetor diretor da reta e ao vetor que une um ponto da reta ao ponto exterior: {nAB=0 nr=0\begin{cases} \vec{n} \cdot \vec{AB} = 0 \ \vec{n} \cdot \vec{r} = 0 \end{cases}

💡 A chave para definir um plano é encontrar um vetor normal que seja perpendicular a vetores que "vivem" no plano!

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Posição Relativa entre Planos

Dois planos no espaço podem estar em diferentes posições relativas:

Planos paralelos: Os vetores normais aos planos são paralelos (ou colineares). Isto significa que existe um escalar λ tal que n1=λn2\vec{n}_1 = λ\vec{n}_2. As equações têm a forma ax+by+cz+d1=0ax + by + cz + d_1 = 0 e ax+by+cz+d2=0ax + by + cz + d_2 = 0, onde apenas o termo independente difere.

Planos concorrentes: Intersectam-se numa reta. Os vetores normais não são paralelos, e a reta de interseção pode ser encontrada resolvendo o sistema formado pelas equações dos dois planos.

Planos coincidentes: São o mesmo plano. As equações são proporcionais entre si: existe λ tal que ax+by+cz+d1=λ(ax+by+cz+d2)ax + by + cz + d_1 = λ(ax + by + cz + d_2).

Para determinar a posição relativa entre planos, compara-se os vetores normais e os termos independentes das equações.

💡 Se os vetores normais são paralelos, os planos também são paralelos ou coincidentes. A diferença está nos termos independentes!

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GEOMETRIA

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Interseção entre Reta e Plano

Para determinar a interseção entre uma reta e um plano, segue-se este método:

  1. Escrever a equação da reta na forma vetorial: (x,y,z)=(x1,y1,z1)+k(a,b,c)(x,y,z) = (x_1,y_1,z_1) + k(a,b,c)

  2. Extrair as equações paramétricas da reta: x=x1+kax = x_1 + ka y=y1+kby = y_1 + kb z=z1+kcz = z_1 + kc

  3. Substituir estas expressões na equação do plano Ax+By+Cz+D=0Ax + By + Cz + D = 0

  4. Resolver a equação em ordem a kk e substituir na equação da reta para obter o ponto de interseção

Existem três possibilidades:

  • Se kRk \in \mathbb{R}, a reta interseta o plano num único ponto
  • Se 0k=00k = 0 (equação de identidade), a reta está contida no plano
  • Se 0k=n0k = n com $n \neq 0$, a reta é estritamente paralela ao plano

💡 Presta atenção ao valor de kk! É ele que te dirá qual a posição relativa entre a reta e o plano.

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Sucessões

Uma sucessão é uma função de domínio ℕ. Para analisar o seu comportamento, precisamos estudar sua monotonia e limitações.

Monotonia de uma sucessão:

  • Se un+1un>0u_{n+1} - u_n > 0, a sucessão é crescente
  • Se un+1un<0u_{n+1} - u_n < 0, a sucessão é decrescente
  • Se un+1un=0u_{n+1} - u_n = 0, a sucessão é constante
  • Se un+1unu_{n+1} - u_n não tem sempre o mesmo sinal, a sucessão é não monótona

Sucessões limitadas: Uma sucessão é limitada se existem números reais m e M tais que munMm ≤ u_n ≤ M para todo n ∈ ℕ.

Para provar que uma sucessão é limitada, podemos usar enquadramentos como:

  • 0<1n10 < \frac{1}{n} \leq 1 para n1n \geq 1
  • n1n \geq 1 para todo nNn \in \mathbb{N}

💡 Para verificar a monotonia, compara sempre termos consecutivos. Se a diferença mantém o mesmo sinal, a sucessão é monótona!

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GEOMETRIA

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Progressões Aritméticas e Geométricas

As progressões são sucessões com padrões específicos que facilitam o cálculo de termos e somas.

Progressão Aritmética (PA): Cada termo difere do anterior por um valor constante (razão r).

  • Termo geral: un=u1+(n1)×ru_n = u_1 + (n-1) \times r ou un=uk+(nk)×ru_n = u_k + (n-k) \times r
  • Soma dos n primeiros termos: Sn=u1+un2×nS_n = \frac{u_1 + u_n}{2} \times n
  • Monotonia: crescente se r>0r > 0, decrescente se r<0r < 0, constante se r=0r = 0

Progressão Geométrica (PG): Cada termo é obtido multiplicando o anterior por um valor constante (razão r).

  • Termo geral: un=u1×rn1u_n = u_1 \times r^{n-1} ou un=uk×rnku_n = u_k \times r^{n-k}
  • Soma dos n primeiros termos: Sn=u1×1rn1rS_n = u_1 \times \frac{1-r^n}{1-r} para $r \neq 1$
  • Monotonia: depende do valor de r e do sinal de u1u_1

💡 Numa PA, as diferenças são constantes. Numa PG, os quocientes são constantes. Esta distinção é fundamental!

As PGs com r<1|r| < 1 têm comportamento importante no estudo de limites, pois a soma dos seus termos tende para um valor finito.

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Probabilidades e Cálculo Combinatório

O cálculo combinatório é essencial para resolver problemas de contagem e probabilidades.

Operações fundamentais:

  • Fatorial: n!=n×(n1)×...×2×1n! = n \times (n-1) \times ... \times 2 \times 1 com $0! = 1$ e $1! = 1$
  • Permutações: Pn=n!P_n = n! (número de formas de ordenar n elementos distintos)
  • Arranjos sem repetição: Apn=n!(np)!A^n_p = \frac{n!}{(n-p)!} (seleções ordenadas de p elementos entre n)
  • Arranjos com repetição: Apn=npA'^n_p = n^p (seleções ordenadas de p elementos entre n, com repetição)
  • Combinações: Cpn=n!p!(np)!C^n_p = \frac{n!}{p!(n-p)!} (seleções não ordenadas de p elementos entre n)

Para escolher a operação correta, pergunta-te:

  1. Importa a ordem? Se sim, usamos arranjos ou permutações. Se não, usamos combinações.
  2. Os elementos podem repetir-se? Se sim, usamos arranjos com repetição.
  3. Estamos a usar todos os elementos? Se sim, usamos permutações.

💡 Nos problemas de probabilidade, identificar corretamente os casos favoráveis e casos possíveis é meio caminho andado para a solução!

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Resumo Completo de Matemática A para o Exame

C

Clara Silva

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Este resumo abrange conceitos fundamentais de Geometria, Vetores e Probabilidades para alunos do ensino secundário. Vais encontrar fórmulas essenciais, métodos de resolução e exemplos práticos que te ajudarão a compreender e aplicar estes tópicos em exercícios e exames.

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Geometria no Plano e no Espaço

No mundo da geometria, existe uma relação clara entre as fórmulas do plano (R²) e do espaço (R³). Vamos ver as principais:

A distância entre dois pontos no plano é calculada por d = √x2x1x₂-x₁² + y2y1y₂-y₁², enquanto no espaço adiciona-se a componente z: d = √x2x1x₂-x₁² + y2y1y₂-y₁² + z2z1z₂-z₁².

Uma circunferência é representada por xax-a² + yby-b² = r², e sua equivalente no espaço, a superfície esférica, por xax-a² + yby-b² + zcz-c² = r².

O ponto médio de um segmento também segue padrão semelhante: Mx1+x2/2,y1+y2/2x₁+x₂/2, y₁+y₂/2 no plano e Mx1+x2/2,y1+y2/2,z1+z2/2x₁+x₂/2, y₁+y₂/2, z₁+z₂/2 no espaço.

💡 Lembra-te: A maioria das fórmulas do espaço são simplesmente extensões das fórmulas do plano com uma dimensão adicional!

A mediatriz e o plano mediador são lugares geométricos dos pontos equidistantes das extremidades de um segmento, no plano e no espaço, respetivamente.

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Vetores e Produto Escalar

Os vetores são elementos fundamentais da geometria. Um vetor entre dois pontos é definido como: AB=BA=(xBxA,yByA)\overrightarrow{AB} = B - A = (x_B - x_A, y_B - y_A)

O produto escalar é uma operação entre dois vetores que resulta num número real: uv=u×v×cos(uv)\overrightarrow{u} \cdot \overrightarrow{v} = ||\overrightarrow{u}|| \times ||\overrightarrow{v}|| \times \cos(\overrightarrow{u}^\wedge\overrightarrow{v})

Esta operação tem propriedades importantes:

  • Se o resultado for 0, os vetores são perpendiculares
  • Se for positivo, os vetores formam um ângulo agudo
  • Se for negativo, formam um ângulo obtuso
  • Quando dois vetores são paralelos, o produto escalar iguala o produto das suas normas (com sinal positivo se têm o mesmo sentido, e negativo se têm sentidos opostos)

Em coordenadas, o produto escalar calcula-se:

  • No plano: (a,b)(c,d)=ac+bd(a, b) \cdot (c, d) = ac + bd
  • No espaço: (a,b,c)(d,e,f)=ad+be+cf(a, b, c) \cdot (d, e, f) = ad + be + cf

💡 O produto escalar é uma ferramenta poderosa para verificar perpendicularidade e calcular ângulos entre vetores!

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Lugares Geométricos

Os lugares geométricos são conjuntos de pontos que satisfazem determinadas condições. O produto escalar é essencial para os definir algebricamente.

A mediatriz de um segmento ABAB no plano (ou o plano mediador no espaço) é o conjunto de pontos P tais que ABMP=0\overrightarrow{AB} \cdot \overrightarrow{MP} = 0, onde M é o ponto médio de ABAB.

A circunferência de diâmetro ABAB no plano (ou a superfície esférica no espaço) pode ser definida como o conjunto de pontos P tais que APBP=0\overrightarrow{AP} \cdot \overrightarrow{BP} = 0. Esta condição é equivalente a dizer que o triângulo APB tem um ângulo reto em P.

A reta tangente a uma circunferência no ponto T (ou o plano tangente a uma superfície esférica) é caracterizada pela condição CTTP=0\overrightarrow{CT} \cdot \overrightarrow{TP} = 0, onde C é o centro da circunferência/esfera.

💡 Estes lugares geométricos aparecem frequentemente em problemas de exame! Memoriza as condições que os definem.

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Retas e Planos

As retas e planos são elementos fundamentais da geometria analítica. Eis como os podemos representar:

O ângulo entre duas retas é dado por cos(rs)=cos(u^v^)=uvuv\cos(r^s) = |cos(\hat{u}\hat{v})| = \frac{|\vec{u}\cdot\vec{v}|}{|\vec{u}||\vec{v}|}, onde u\vec{u} e v\vec{v} são vetores diretores das retas.

A inclinação de uma reta no plano relaciona-se com o seu declive: m=tanαm = \tan\alpha, onde α\alpha é o ângulo com o eixo das abcissas. Se α=0°\alpha = 0°, a reta é horizontal m=0m = 0; se α=90°\alpha = 90°, a reta é vertical (m não definido).

Entre duas retas com declives m e m':

  • São paralelas se m=mm = m'
  • São perpendiculares se m=1mm' = -\frac{1}{m}

A equação cartesiana de uma reta no espaço é dada por xx1a=yy1b=zz1c\frac{x-x_1}{a} = \frac{y-y_1}{b} = \frac{z-z_1}{c}, representando a reta que passa por (x1,y1,z1)(x_1, y_1, z_1) com direção (a,b,c)(a, b, c).

O plano pode ser definido pela equação a(xx1)+b(yy1)+c(zz1)=0a(x - x_1) + b(y - y_1) + c(z - z_1) = 0 ou ax+by+cz+d=0ax + by + cz + d = 0, sendo perpendicular ao vetor (a,b,c)(a, b, c).

💡 Para determinar se uma reta é paralela a um plano coordenado, verifica se uma das coordenadas do vetor diretor é nula!

RESUMO DE MATEMÁTICA 10º, 11º E 12º

GEOMETRIA

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Definição de Planos

Um plano pode ser definido de várias formas, dependendo da informação disponível:

Plano definido por 3 pontos não colineares: Determina-se um vetor normal n\vec{n} que seja perpendicular a dois vetores formados pelos pontos: {nAB=0 nAC=0\begin{cases} \vec{n} \cdot \vec{AB} = 0 \ \vec{n} \cdot \vec{AC} = 0 \end{cases}

Plano definido por 2 retas concorrentes: O vetor normal n\vec{n} deve ser perpendicular aos vetores diretores de ambas as retas: {nr=0 ns=0\begin{cases} \vec{n} \cdot \vec{r} = 0 \ \vec{n} \cdot \vec{s} = 0 \end{cases}

Plano definido por 2 retas paralelas: O vetor normal n\vec{n} deve ser perpendicular ao vetor diretor comum às retas e a um vetor que una pontos de ambas: {nr=0 nAB=0\begin{cases} \vec{n} \cdot \vec{r} = 0 \ \vec{n} \cdot \vec{AB} = 0 \end{cases}

Plano definido por uma reta e um ponto exterior: O vetor normal n\vec{n} deve ser perpendicular ao vetor diretor da reta e ao vetor que une um ponto da reta ao ponto exterior: {nAB=0 nr=0\begin{cases} \vec{n} \cdot \vec{AB} = 0 \ \vec{n} \cdot \vec{r} = 0 \end{cases}

💡 A chave para definir um plano é encontrar um vetor normal que seja perpendicular a vetores que "vivem" no plano!

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Posição Relativa entre Planos

Dois planos no espaço podem estar em diferentes posições relativas:

Planos paralelos: Os vetores normais aos planos são paralelos (ou colineares). Isto significa que existe um escalar λ tal que n1=λn2\vec{n}_1 = λ\vec{n}_2. As equações têm a forma ax+by+cz+d1=0ax + by + cz + d_1 = 0 e ax+by+cz+d2=0ax + by + cz + d_2 = 0, onde apenas o termo independente difere.

Planos concorrentes: Intersectam-se numa reta. Os vetores normais não são paralelos, e a reta de interseção pode ser encontrada resolvendo o sistema formado pelas equações dos dois planos.

Planos coincidentes: São o mesmo plano. As equações são proporcionais entre si: existe λ tal que ax+by+cz+d1=λ(ax+by+cz+d2)ax + by + cz + d_1 = λ(ax + by + cz + d_2).

Para determinar a posição relativa entre planos, compara-se os vetores normais e os termos independentes das equações.

💡 Se os vetores normais são paralelos, os planos também são paralelos ou coincidentes. A diferença está nos termos independentes!

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Interseção entre Reta e Plano

Para determinar a interseção entre uma reta e um plano, segue-se este método:

  1. Escrever a equação da reta na forma vetorial: (x,y,z)=(x1,y1,z1)+k(a,b,c)(x,y,z) = (x_1,y_1,z_1) + k(a,b,c)

  2. Extrair as equações paramétricas da reta: x=x1+kax = x_1 + ka y=y1+kby = y_1 + kb z=z1+kcz = z_1 + kc

  3. Substituir estas expressões na equação do plano Ax+By+Cz+D=0Ax + By + Cz + D = 0

  4. Resolver a equação em ordem a kk e substituir na equação da reta para obter o ponto de interseção

Existem três possibilidades:

  • Se kRk \in \mathbb{R}, a reta interseta o plano num único ponto
  • Se 0k=00k = 0 (equação de identidade), a reta está contida no plano
  • Se 0k=n0k = n com $n \neq 0$, a reta é estritamente paralela ao plano

💡 Presta atenção ao valor de kk! É ele que te dirá qual a posição relativa entre a reta e o plano.

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Sucessões

Uma sucessão é uma função de domínio ℕ. Para analisar o seu comportamento, precisamos estudar sua monotonia e limitações.

Monotonia de uma sucessão:

  • Se un+1un>0u_{n+1} - u_n > 0, a sucessão é crescente
  • Se un+1un<0u_{n+1} - u_n < 0, a sucessão é decrescente
  • Se un+1un=0u_{n+1} - u_n = 0, a sucessão é constante
  • Se un+1unu_{n+1} - u_n não tem sempre o mesmo sinal, a sucessão é não monótona

Sucessões limitadas: Uma sucessão é limitada se existem números reais m e M tais que munMm ≤ u_n ≤ M para todo n ∈ ℕ.

Para provar que uma sucessão é limitada, podemos usar enquadramentos como:

  • 0<1n10 < \frac{1}{n} \leq 1 para n1n \geq 1
  • n1n \geq 1 para todo nNn \in \mathbb{N}

💡 Para verificar a monotonia, compara sempre termos consecutivos. Se a diferença mantém o mesmo sinal, a sucessão é monótona!

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Progressões Aritméticas e Geométricas

As progressões são sucessões com padrões específicos que facilitam o cálculo de termos e somas.

Progressão Aritmética (PA): Cada termo difere do anterior por um valor constante (razão r).

  • Termo geral: un=u1+(n1)×ru_n = u_1 + (n-1) \times r ou un=uk+(nk)×ru_n = u_k + (n-k) \times r
  • Soma dos n primeiros termos: Sn=u1+un2×nS_n = \frac{u_1 + u_n}{2} \times n
  • Monotonia: crescente se r>0r > 0, decrescente se r<0r < 0, constante se r=0r = 0

Progressão Geométrica (PG): Cada termo é obtido multiplicando o anterior por um valor constante (razão r).

  • Termo geral: un=u1×rn1u_n = u_1 \times r^{n-1} ou un=uk×rnku_n = u_k \times r^{n-k}
  • Soma dos n primeiros termos: Sn=u1×1rn1rS_n = u_1 \times \frac{1-r^n}{1-r} para $r \neq 1$
  • Monotonia: depende do valor de r e do sinal de u1u_1

💡 Numa PA, as diferenças são constantes. Numa PG, os quocientes são constantes. Esta distinção é fundamental!

As PGs com r<1|r| < 1 têm comportamento importante no estudo de limites, pois a soma dos seus termos tende para um valor finito.

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Probabilidades e Cálculo Combinatório

O cálculo combinatório é essencial para resolver problemas de contagem e probabilidades.

Operações fundamentais:

  • Fatorial: n!=n×(n1)×...×2×1n! = n \times (n-1) \times ... \times 2 \times 1 com $0! = 1$ e $1! = 1$
  • Permutações: Pn=n!P_n = n! (número de formas de ordenar n elementos distintos)
  • Arranjos sem repetição: Apn=n!(np)!A^n_p = \frac{n!}{(n-p)!} (seleções ordenadas de p elementos entre n)
  • Arranjos com repetição: Apn=npA'^n_p = n^p (seleções ordenadas de p elementos entre n, com repetição)
  • Combinações: Cpn=n!p!(np)!C^n_p = \frac{n!}{p!(n-p)!} (seleções não ordenadas de p elementos entre n)

Para escolher a operação correta, pergunta-te:

  1. Importa a ordem? Se sim, usamos arranjos ou permutações. Se não, usamos combinações.
  2. Os elementos podem repetir-se? Se sim, usamos arranjos com repetição.
  3. Estamos a usar todos os elementos? Se sim, usamos permutações.

💡 Nos problemas de probabilidade, identificar corretamente os casos favoráveis e casos possíveis é meio caminho andado para a solução!

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João S

utilizador iOS

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utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

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Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

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