Matemática nas Eleições
Os votos validamente expressos (v.v.e.) são calculados subtraindo os votos brancos e nulos do total de votantes. Já a abstenção representa o número de pessoas que poderiam ter votado (eleitores) mas não o fizeram. A percentagem de abstenção calcula-se dividindo a abstenção pelo número total de eleitores e multiplicando por 100.
Existem dois principais sistemas de votação maioritária: na maioria simples, vence quem obtiver mais votos; na maioria absoluta, o candidato precisa de mais de metade dos votos válidos para ganhar. Se ninguém conseguir a maioria absoluta, realiza-se uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados.
O Método de Borda é um sistema preferencial onde os eleitores ordenam os candidatos. Cada posição recebe pontos ex:1ºlugar=3pontos,2ºlugar=2pontos,3ºlugar=1ponto. Depois, somam-se os pontos de cada candidato e ganha quem tiver a maior pontuação.
💡 Dica: No método de Borda, um candidato pode ganhar mesmo sem ter o maior número de primeiros lugares, porque o que conta é a soma total dos pontos de todas as preferências.
Os métodos proporcionais como o método D'Hondt e o método Sainte-Laguë são usados para distribuir mandatos entre partidos. No D'Hondt, dividem-se os votos de cada partido por 1, 2, 3, 4..., enquanto no Sainte-Laguë usa-se 1, 3, 5, 7... Os mandatos são atribuídos aos partidos com os maiores quocientes.