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Matemática A: Resumos Essenciais para o 10° Ano

15

0

C

Carolina Nunes

01/12/2025

Matemática

Matemática A

886

1 de dez. de 2025

13 páginas

Matemática A: Resumos Essenciais para o 10° Ano

C

Carolina Nunes

@carolinan_pvx9z

Esta é uma revisão completa de conceitos fundamentais de matemática... Mostrar mais

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Ano!!
-matemática. A 10°

Casos Notaveis
$(a+b)^2$= $a^2$ + 2ab + $6^2$
$(a-b)^2$= $a^2$-2ab+$b^2$
$a^2$-$b^2$= (a-b)(a+b)

v

Casos Notáveis e Fórmulas Geométricas

Os casos notáveis são expressões algébricas que aparecem frequentemente em cálculos matemáticos:

  • (a+b)2=a2+2ab+b2(a+b)^2 = a^2 + 2ab + b^2
  • (ab)2=a22ab+b2(a-b)^2 = a^2 - 2ab + b^2
  • a2b2=(ab)(a+b)a^2 - b^2 = (a-b)(a+b)

Para cálculo de volumes de figuras tridimensionais:

  • Prisma/Cilindro: V=Ab×hV = A_b \times h (área da base vezes altura)
  • Pirâmide/Cone: V=Ab×h3V = \frac{A_b \times h}{3} (um terço da área da base vezes altura)
  • Esfera: V=43πr3V = \frac{4}{3} \pi r^3 (quatro terços de pi vezes raio ao cubo)

Para áreas de figuras planas:

  • Paralelogramo: A=b×hA = b \times h
  • Trapézio: A=(B+b)×h2A = \frac{(B+b) \times h}{2} (média das bases vezes altura)
  • Triângulo: A=b×h2A = \frac{b \times h}{2} (metade da base vezes altura)
  • Círculo: A=πr2A = \pi r^2

Dica importante: Memorizar estas fórmulas vai poupar-te muito tempo nos exames e ajudar-te a resolver problemas mais rapidamente!

As propriedades dos radicais são essenciais para simplificar expressões com raízes:

  • an×bn=a×bn\sqrt[n]{a} \times \sqrt[n]{b} = \sqrt[n]{a \times b}
  • abn=anbn(b0)\sqrt[n]{\frac{a}{b}} = \frac{\sqrt[n]{a}}{\sqrt[n]{b}} (b \neq 0)
  • (an)m=amn(\sqrt[n]{a})^m = \sqrt[n]{a^m}
  • amn=amna^{\frac{m}{n}} = \sqrt[n]{a^m}
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Casos Notaveis
$(a+b)^2$= $a^2$ + 2ab + $6^2$
$(a-b)^2$= $a^2$-2ab+$b^2$
$a^2$-$b^2$= (a-b)(a+b)

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Distâncias e Geometria Analítica

A distância entre dois pontos varia conforme a dimensão em que estamos a trabalhar:

Na reta (1D):

  • Entre A$x_A$ e B$x_B$: AB=xAxBAB = |x_A - x_B|

No plano (2D):

  • Entre A$x_A, y_A$ e B$x_B, y_B$: AB=(xAxB)2+(yAyB)2AB = \sqrt{(x_A-x_B)^2 + (y_A-y_B)^2}

No espaço (3D):

  • Entre A$x_A, y_A, z_A$ e B$x_B, y_B, z_B$: AB=(xAxB)2+(yAyB)2+(zAzB)2AB = \sqrt{(x_A-x_B)^2 + (y_A-y_B)^2 + (z_A-z_B)^2}

A mediatriz de um segmento é o lugar geométrico dos pontos equidistantes das extremidades:

  • No plano: PA=PB(xx1)2+(yy1)2=(xxA)2+(yyA)2PA = PB \Leftrightarrow (x-x_1)^2 + (y-y_1)^2 = (x-x_A)^2 + (y-y_A)^2
  • No espaço: temos o plano mediador com equação análoga em três dimensões

O declive de uma reta com equação y=mx+by = mx + b é dado por:

  • m=y2y1x2x1m = \frac{y_2-y_1}{x_2-x_1}

Lembra-te: O declive de uma reta é uma medida da sua inclinação - quanto maior o valor absoluto de m, mais inclinada é a reta!

O ponto médio de um segmento ABAB é:

  • M(x1+x22,y1+y22)M(\frac{x_1+x_2}{2}, \frac{y_1+y_2}{2})

Para a circunferência no plano:

  • Equação: (xa)2+(yb)2=r2(x-a)^2 + (y-b)^2 = r^2, onde (a,b) é o centro e r é o raio
  • Coroa circular: r12(xa)2+(yb)2r22r_1^2 \leq (x-a)^2 + (y-b)^2 \leq r_2^2
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Casos Notaveis
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$a^2$-$b^2$= (a-b)(a+b)

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Vetores - Parte 1

Os vetores são entidades matemáticas que têm direção, sentido e comprimento (ou norma).

A norma (comprimento) de um vetor u\vec{u} é calculada por:

  • u=u12+u22||\vec{u}|| = \sqrt{u_1^2 + u_2^2}

Quando trabalhamos com dois pontos A e B, podemos definir:

  • O segmento de reta ABAB
  • O segmento de reta orientado A,BA,B, que corresponde ao vetor AB\vec{AB}

O vetor nulo 0\vec{0} tem comprimento zero e direção e sentido indefinidos.

Um vetor simétrico de u\vec{u} é o vetor u-\vec{u} que tem:

  • Mesma direção e comprimento que u\vec{u}
  • Sentido oposto ao de u\vec{u}

Para adicionar vetores, podemos usar:

  • Regra do paralelogramo: Colocamos os vetores com a mesma origem e completamos o paralelogramo
  • Regra do triângulo: Colocamos a origem do segundo vetor na extremidade do primeiro

Visualiza isto: Quando adicionamos a+b\vec{a} + \vec{b}, é como se primeiro caminhássemos na direção de a\vec{a} e depois na direção de b\vec{b} - o resultado é o caminho direto!

A soma de um ponto com um vetor resulta em outro ponto:

  • Se AB=BA\vec{AB} = B - A, então A+AB=BA + \vec{AB} = B

Em notação de quadrantes e semiplanos, usamos:

  • x>ax > a para semiplano direito aberto
  • xax ≥ a para semiplano direito fechado
  • y>by > b para semiplano superior aberto
  • y<by < b para semiplano inferior aberto
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Casos Notaveis
$(a+b)^2$= $a^2$ + 2ab + $6^2$
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Vetores - Parte 2

As propriedades da adição de vetores são:

  • Comutativa: a+b=b+a\vec{a} + \vec{b} = \vec{b} + \vec{a}
  • Associativa: (a+b)+c=a+(b+c)(\vec{a} + \vec{b}) + \vec{c} = \vec{a} + (\vec{b} + \vec{c})
  • Elemento neutro: a+0=0+a=a\vec{a} + \vec{0} = \vec{0} + \vec{a} = \vec{a}
  • Existência de simétrico: a+(a)=0\vec{a} + (-\vec{a}) = \vec{0}

A multiplicação de um número real por um vetor tem as propriedades:

  • Distributiva em relação à adição de números reais: (a+b)v=av+bv(a + b)\vec{v} = a\vec{v} + b\vec{v}
  • Associativa: a(bv)=(ab)va(b\vec{v}) = (ab)\vec{v}
  • Distributiva em relação à adição de vetores: a(u+v)=au+ava(\vec{u} + \vec{v}) = a\vec{u} + a\vec{v}

No sistema de coordenadas, temos os vetores dos eixos coordenados:

  • No plano: e1=(1,0)\vec{e_1} = (1,0) e e2=(0,1)\vec{e_2} = (0,1)
  • No espaço: e1=(1,0,0)\vec{e_1} = (1,0,0), e2=(0,1,0)\vec{e_2} = (0,1,0) e e3=(0,0,1)\vec{e_3} = (0,0,1)

Pensa nisto: Os vetores dos eixos coordenados são como os "blocos básicos" para construir qualquer outro vetor através de combinações lineares.

Vetores iguais têm as mesmas componentes:

  • u=v\vec{u} = \vec{v} se e só se u1=v1u_1 = v_1 e u2=v2u_2 = v_2

Para calcular as coordenadas de um vetor dados dois pontos:

  • AB=BA=(xBxA,yByA)\vec{AB} = B - A = (x_B - x_A, y_B - y_A)

As operações com coordenadas seguem regras simples:

  • u+v=(u1+v1,u2+v2)\vec{u} + \vec{v} = (u_1 + v_1, u_2 + v_2)
  • λu=(λu1,λu2)λ\vec{u} = (λu_1, λu_2)
  • u=(u1,u2)-\vec{u} = (-u_1, -u_2)
  • uv=(u1v1,u2v2)\vec{u} - \vec{v} = (u_1 - v_1, u_2 - v_2)
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Vetores - Parte 3 e Aplicações

Para determinar a mediatriz de um segmento ABAB, usamos a equação:

  • (xxA)2+(yyA)2=(xxB)2+(yyB)2(x-x_A)^2 + (y-y_A)^2 = (x-x_B)^2 + (y-y_B)^2

Esta equação representa o conjunto de pontos que estão à mesma distância dos pontos A e B.

Vetores colineares são aqueles que têm a mesma direção ou direções opostas. Matematicamente:

  • Dois vetores u=(u1,u2)\vec{u} = (u_1, u_2) e v=(v1,v2)\vec{v} = (v_1, v_2) não nulos são colineares se e só se u1v2=u2v1u_1 v_2 = u_2 v_1
  • Ou seja, existe um número real kk tal que u=kv\vec{u} = k\vec{v}

Um exemplo prático de aplicação de vetores é o seguinte teorema:

  • Em um quadrilátero qualquer ABCDABCD, os pontos médios M, N, P e Q dos lados formam um paralelogramo MNPQMNPQ

Para provar isso, mostramos que lados opostos têm vetores iguais:

  1. MQ=NP\vec{MQ} = \vec{NP}
  2. MN=QP\vec{MN} = \vec{QP}

Compreende o conceito: Este teorema mostra como os vetores são ferramentas poderosas para demonstrar propriedades geométricas de forma elegante e direta.

A demonstração usa o fato que se M é o ponto médio de ABAB, então AM=12AB\vec{AM} = \frac{1}{2}\vec{AB}.

Isso significa que:

  • BD=2MQ\vec{BD} = 2\vec{MQ}
  • BD=2NP\vec{BD} = 2\vec{NP}

Portanto, MQ=NP\vec{MQ} = \vec{NP}, o que prova que MNPQMNPQ é um paralelogramo.

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Geometria Analítica e Retas

Continuando a demonstração do teorema dos pontos médios:

BD=2MQ=2NPMQ=NP\vec{BD} = 2\vec{MQ} = 2\vec{NP} \Rightarrow \vec{MQ} = \vec{NP}

De modo idêntico, provamos que MN=QP\vec{MN} = \vec{QP}, concluindo que MNPQMNPQ é um paralelogramo.

A equação da reta pode ser expressa de várias formas:

  1. Equação reduzida: y=mx+by = mx + b

    • mm é o declive
    • bb é a ordenada na origem
  2. Equação vetorial: (x,y)=(a,b)+k(v1,v2),kR(x,y) = (a,b) + k(v_1,v_2), k \in \mathbb{R}

    • (a,b)(a,b) é um ponto da reta
    • (v1,v2)(v_1,v_2) é um vetor diretor da reta

Nota importante: Retas paralelas têm os mesmos vetores diretores (ou proporcionais). Isto é uma forma eficaz de verificar o paralelismo!

O vetor diretor de uma reta é qualquer vetor não nulo com a mesma direção da reta.

No plano, a equação de uma reta pode ser escrita como:

  • y=ax+by = ax + b (forma explícita)
  • P=A+kv,kRP = A + k\vec{v}, k \in \mathbb{R} (forma paramétrica)

No espaço, a equação de uma reta é:

  • P=A+kv,kRP = A + k\vec{v}, k \in \mathbb{R} (forma paramétrica)

Três ou mais pontos são colineares se estiverem na mesma reta. Podemos verificar isso usando vetores:

  • Se AB\vec{AB} e AC\vec{AC} são colineares, então os pontos A, B e C são colineares

Lembre-se que o vetor normal a uma reta é perpendicular ao vetor diretor da reta.

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Funções - Parte 1

Uma função é uma regra que transforma cada elemento de um conjunto (domínio) em um e apenas um elemento de outro conjunto (conjunto de chegada).

Os elementos principais de uma função são:

  • Variável independente: percorre todo o domínio
  • Função: regra de transformação
  • Variável dependente: toma valores no conjunto de chegada

O produto cartesiano de dois conjuntos A e B, representado por A×B, é o conjunto de todos os pares ordenados (a,b) onde a∈A e b∈B.

Por exemplo:

  • Se A={1,2,3} e B={r,s}, então A×B={(1,r), (1,s), (2,r), (2,s), (3,r), (3,s)}
  • Se C=ℝ e D=ℝ, o produto cartesiano C×D é ℝ², que corresponde ao plano cartesiano

Visualiza isto: O plano cartesiano é simplesmente o conjunto de todos os pares ordenados de números reais!

Duas funções são iguais se têm o mesmo domínio, o mesmo conjunto de chegada e, para cada elemento do domínio, a mesma imagem.

A restrição de uma função f a um subconjunto A do seu domínio é uma nova função com domínio A que coincide com f em A.

Uma função é injetiva (ou injetora) se objetos diferentes têm imagens diferentes:

  • ∀x₁,x₂∈D_f: x₁≠x₂ ⇒ f(x₁)≠f(x₂)
  • Ou equivalentemente: ∀x₁,x₂∈D_f: f(x₁)=f(x₂) ⇒ x₁=x₂

Exemplo: f(x)=2x com D_f={1,2,3} é injetiva pois f(1)=2, f(2)=4, f(3)=6 são todos diferentes.

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Funções - Parte 2

Uma função é sobrejetiva (ou sobrejetora) se o contradomínio coincide com o conjunto de chegada:

  • ∀y∈B, ∃x∈A: f(x)=y

Uma função é bijetiva (ou bijetora) se for simultaneamente injetiva e sobrejetiva.

A função composta de g com f, denotada por g∘f, é definida por:

  • (g∘f)(x) = g(f(x))
  • D_{g∘f} = {x∈D_f: f(x)∈D_g}

Pensa nisto: A composição de funções é como uma linha de montagem - o resultado da primeira função (f) torna-se a entrada para a segunda função (g).

A função identidade em um conjunto A, representada por Id_A, é definida por:

  • ∀x∈A, Id_A(x) = x

Para funções reais de variável real:

  • O domínio e o conjunto de chegada são conjuntos de números reais
  • Os zeros da função são os valores de x∈D_f tais que f(x)=0
  • Uma função é positiva em I⊆D_f se ∀x∈I, f(x)>0
  • Uma função é negativa em I⊆D_f se ∀x∈I, f(x)<0

Uma função é crescente em I⊆D_f se ∀a,b∈I, a<b ⇒ f(a)<f(b). Uma função é decrescente em I⊆D_f se ∀a,b∈I, a<b ⇒ f(a)>f(b).

Uma função tem um máximo absoluto em a∈D_f se ∀x∈D_f, f(x)≤f(a). Uma função tem um mínimo absoluto em a∈D_f se ∀x∈D_f, f(x)≥f(a).

Uma função definida por ramos tem diferentes expressões para diferentes partes do seu domínio, como:

  • f(x) = { -2x-1 se x≤2 { 2x-6 se x>2
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Funções - Parte 3

A concavidade do gráfico de uma função refere-se à sua curvatura:

  • O gráfico tem concavidade voltada para cima num intervalo I se, dados três pontos do gráfico com abcissas em I, o declive da reta entre os dois primeiros pontos é inferior ao declive da reta entre os dois últimos.
  • O gráfico tem concavidade voltada para baixo num intervalo I se, nas mesmas condições, o primeiro declive é superior ao segundo.

Para funções do tipo f(x)=ax², a>0, a concavidade é voltada para cima. Se a<0, é voltada para baixo.

Uma função é contínua se o seu gráfico pode ser traçado "sem levantar o lápis, sem interrupções". Caso contrário, é descontínua.

Uma função f é par se:

  • ∀x∈D_f, -x∈D_f e fx-x=f(x)
  • Graficamente, o eixo das ordenadas é um eixo de simetria do gráfico

Uma função f é ímpar se:

  • ∀x∈D_f, -x∈D_f e fx-x=-f(x)
  • Graficamente, a origem do referencial é um ponto de simetria do gráfico

Dica prática: Para verificar rapidamente se uma função é par ou ímpar, substitua x por -x na expressão e veja o que acontece!

A reflexão em relação ao eixo Ox de uma função f produz a função g definida por:

  • g(x) = -f(x)
  • O gráfico de g é a imagem do gráfico de f pela reflexão do eixo Ox

No estudo da função quadrática f(x) = ax² + bx + c:

  • Se a > 0, a concavidade é voltada para cima
  • Se a < 0, a concavidade é voltada para baixo
  • O vértice da parábola é o ponto mais alto (se a < 0) ou mais baixo (se a > 0)
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Funções Quadráticas e Transformações

Para a função quadrática básica f(x) = ax²:

  • O domínio é ℝ
  • O contradomínio é 0,+[sea>0,e],00,+∞[ se a>0, e ]-∞,0 se a<0
  • Tem um único zero: x=0
  • O vértice é V(0,0)
  • O eixo de simetria é a reta x=0 (eixo dos y)

A partir do gráfico da função f(x) = x², podemos obter outros gráficos por transformações:

  • g(x) = 0,5x² é uma contração vertical (cada imagem é multiplicada por 0,5)
  • h(x) = 2x² é uma dilatação vertical (cada imagem é multiplicada por 2)
  • r(x) = -0,5x² combina uma contração vertical seguida de uma reflexão em relação ao eixo Ox

Visualiza as transformações: Pensa nas transformações como "esticar" ou "comprimir" o gráfico verticalmente, ou "virá-lo" de cabeça para baixo!

Propriedades da adição de vetores:

  • Comutativa: a+b=b+a\vec{a} + \vec{b} = \vec{b} + \vec{a}
  • Associativa: (a+b)+c=a+(b+c)(\vec{a} + \vec{b}) + \vec{c} = \vec{a} + (\vec{b} + \vec{c})
  • Elemento neutro: a+0=a\vec{a} + \vec{0} = \vec{a}
  • Simetria: a+(a)=0\vec{a} + (-\vec{a}) = \vec{0}

Propriedades da multiplicação de um número real por um vetor:

  • Distributiva em relação à adição: a(u+v)=au+ava(\vec{u} + \vec{v}) = a\vec{u} + a\vec{v}
  • Associativa: a(bv)=(ab)va(b\vec{v}) = (ab)\vec{v}

Os vetores dos eixos coordenados formam uma base para expressar qualquer outro vetor como uma combinação linear, permitindo-nos trabalhar com coordenadas em vez de representações geométricas.

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Ana

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Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

 

Matemática

886

1 de dez. de 2025

13 páginas

Matemática A: Resumos Essenciais para o 10° Ano

C

Carolina Nunes

@carolinan_pvx9z

Esta é uma revisão completa de conceitos fundamentais de matemática para o 10º ano. Vamos explorar desde os casos notáveis da multiplicação de polinómios até vetores, funções e geometria analítica, com fórmulas essenciais organizadas por tema.

Hatemática
10°
Ano!!
-matemática. A 10°

Casos Notaveis
$(a+b)^2$= $a^2$ + 2ab + $6^2$
$(a-b)^2$= $a^2$-2ab+$b^2$
$a^2$-$b^2$= (a-b)(a+b)

v

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Casos Notáveis e Fórmulas Geométricas

Os casos notáveis são expressões algébricas que aparecem frequentemente em cálculos matemáticos:

  • (a+b)2=a2+2ab+b2(a+b)^2 = a^2 + 2ab + b^2
  • (ab)2=a22ab+b2(a-b)^2 = a^2 - 2ab + b^2
  • a2b2=(ab)(a+b)a^2 - b^2 = (a-b)(a+b)

Para cálculo de volumes de figuras tridimensionais:

  • Prisma/Cilindro: V=Ab×hV = A_b \times h (área da base vezes altura)
  • Pirâmide/Cone: V=Ab×h3V = \frac{A_b \times h}{3} (um terço da área da base vezes altura)
  • Esfera: V=43πr3V = \frac{4}{3} \pi r^3 (quatro terços de pi vezes raio ao cubo)

Para áreas de figuras planas:

  • Paralelogramo: A=b×hA = b \times h
  • Trapézio: A=(B+b)×h2A = \frac{(B+b) \times h}{2} (média das bases vezes altura)
  • Triângulo: A=b×h2A = \frac{b \times h}{2} (metade da base vezes altura)
  • Círculo: A=πr2A = \pi r^2

Dica importante: Memorizar estas fórmulas vai poupar-te muito tempo nos exames e ajudar-te a resolver problemas mais rapidamente!

As propriedades dos radicais são essenciais para simplificar expressões com raízes:

  • an×bn=a×bn\sqrt[n]{a} \times \sqrt[n]{b} = \sqrt[n]{a \times b}
  • abn=anbn(b0)\sqrt[n]{\frac{a}{b}} = \frac{\sqrt[n]{a}}{\sqrt[n]{b}} (b \neq 0)
  • (an)m=amn(\sqrt[n]{a})^m = \sqrt[n]{a^m}
  • amn=amna^{\frac{m}{n}} = \sqrt[n]{a^m}
Hatemática
10°
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Casos Notaveis
$(a+b)^2$= $a^2$ + 2ab + $6^2$
$(a-b)^2$= $a^2$-2ab+$b^2$
$a^2$-$b^2$= (a-b)(a+b)

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Distâncias e Geometria Analítica

A distância entre dois pontos varia conforme a dimensão em que estamos a trabalhar:

Na reta (1D):

  • Entre A$x_A$ e B$x_B$: AB=xAxBAB = |x_A - x_B|

No plano (2D):

  • Entre A$x_A, y_A$ e B$x_B, y_B$: AB=(xAxB)2+(yAyB)2AB = \sqrt{(x_A-x_B)^2 + (y_A-y_B)^2}

No espaço (3D):

  • Entre A$x_A, y_A, z_A$ e B$x_B, y_B, z_B$: AB=(xAxB)2+(yAyB)2+(zAzB)2AB = \sqrt{(x_A-x_B)^2 + (y_A-y_B)^2 + (z_A-z_B)^2}

A mediatriz de um segmento é o lugar geométrico dos pontos equidistantes das extremidades:

  • No plano: PA=PB(xx1)2+(yy1)2=(xxA)2+(yyA)2PA = PB \Leftrightarrow (x-x_1)^2 + (y-y_1)^2 = (x-x_A)^2 + (y-y_A)^2
  • No espaço: temos o plano mediador com equação análoga em três dimensões

O declive de uma reta com equação y=mx+by = mx + b é dado por:

  • m=y2y1x2x1m = \frac{y_2-y_1}{x_2-x_1}

Lembra-te: O declive de uma reta é uma medida da sua inclinação - quanto maior o valor absoluto de m, mais inclinada é a reta!

O ponto médio de um segmento ABAB é:

  • M(x1+x22,y1+y22)M(\frac{x_1+x_2}{2}, \frac{y_1+y_2}{2})

Para a circunferência no plano:

  • Equação: (xa)2+(yb)2=r2(x-a)^2 + (y-b)^2 = r^2, onde (a,b) é o centro e r é o raio
  • Coroa circular: r12(xa)2+(yb)2r22r_1^2 \leq (x-a)^2 + (y-b)^2 \leq r_2^2
Hatemática
10°
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Casos Notaveis
$(a+b)^2$= $a^2$ + 2ab + $6^2$
$(a-b)^2$= $a^2$-2ab+$b^2$
$a^2$-$b^2$= (a-b)(a+b)

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Vetores - Parte 1

Os vetores são entidades matemáticas que têm direção, sentido e comprimento (ou norma).

A norma (comprimento) de um vetor u\vec{u} é calculada por:

  • u=u12+u22||\vec{u}|| = \sqrt{u_1^2 + u_2^2}

Quando trabalhamos com dois pontos A e B, podemos definir:

  • O segmento de reta ABAB
  • O segmento de reta orientado A,BA,B, que corresponde ao vetor AB\vec{AB}

O vetor nulo 0\vec{0} tem comprimento zero e direção e sentido indefinidos.

Um vetor simétrico de u\vec{u} é o vetor u-\vec{u} que tem:

  • Mesma direção e comprimento que u\vec{u}
  • Sentido oposto ao de u\vec{u}

Para adicionar vetores, podemos usar:

  • Regra do paralelogramo: Colocamos os vetores com a mesma origem e completamos o paralelogramo
  • Regra do triângulo: Colocamos a origem do segundo vetor na extremidade do primeiro

Visualiza isto: Quando adicionamos a+b\vec{a} + \vec{b}, é como se primeiro caminhássemos na direção de a\vec{a} e depois na direção de b\vec{b} - o resultado é o caminho direto!

A soma de um ponto com um vetor resulta em outro ponto:

  • Se AB=BA\vec{AB} = B - A, então A+AB=BA + \vec{AB} = B

Em notação de quadrantes e semiplanos, usamos:

  • x>ax > a para semiplano direito aberto
  • xax ≥ a para semiplano direito fechado
  • y>by > b para semiplano superior aberto
  • y<by < b para semiplano inferior aberto
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Casos Notaveis
$(a+b)^2$= $a^2$ + 2ab + $6^2$
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Vetores - Parte 2

As propriedades da adição de vetores são:

  • Comutativa: a+b=b+a\vec{a} + \vec{b} = \vec{b} + \vec{a}
  • Associativa: (a+b)+c=a+(b+c)(\vec{a} + \vec{b}) + \vec{c} = \vec{a} + (\vec{b} + \vec{c})
  • Elemento neutro: a+0=0+a=a\vec{a} + \vec{0} = \vec{0} + \vec{a} = \vec{a}
  • Existência de simétrico: a+(a)=0\vec{a} + (-\vec{a}) = \vec{0}

A multiplicação de um número real por um vetor tem as propriedades:

  • Distributiva em relação à adição de números reais: (a+b)v=av+bv(a + b)\vec{v} = a\vec{v} + b\vec{v}
  • Associativa: a(bv)=(ab)va(b\vec{v}) = (ab)\vec{v}
  • Distributiva em relação à adição de vetores: a(u+v)=au+ava(\vec{u} + \vec{v}) = a\vec{u} + a\vec{v}

No sistema de coordenadas, temos os vetores dos eixos coordenados:

  • No plano: e1=(1,0)\vec{e_1} = (1,0) e e2=(0,1)\vec{e_2} = (0,1)
  • No espaço: e1=(1,0,0)\vec{e_1} = (1,0,0), e2=(0,1,0)\vec{e_2} = (0,1,0) e e3=(0,0,1)\vec{e_3} = (0,0,1)

Pensa nisto: Os vetores dos eixos coordenados são como os "blocos básicos" para construir qualquer outro vetor através de combinações lineares.

Vetores iguais têm as mesmas componentes:

  • u=v\vec{u} = \vec{v} se e só se u1=v1u_1 = v_1 e u2=v2u_2 = v_2

Para calcular as coordenadas de um vetor dados dois pontos:

  • AB=BA=(xBxA,yByA)\vec{AB} = B - A = (x_B - x_A, y_B - y_A)

As operações com coordenadas seguem regras simples:

  • u+v=(u1+v1,u2+v2)\vec{u} + \vec{v} = (u_1 + v_1, u_2 + v_2)
  • λu=(λu1,λu2)λ\vec{u} = (λu_1, λu_2)
  • u=(u1,u2)-\vec{u} = (-u_1, -u_2)
  • uv=(u1v1,u2v2)\vec{u} - \vec{v} = (u_1 - v_1, u_2 - v_2)
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Vetores - Parte 3 e Aplicações

Para determinar a mediatriz de um segmento ABAB, usamos a equação:

  • (xxA)2+(yyA)2=(xxB)2+(yyB)2(x-x_A)^2 + (y-y_A)^2 = (x-x_B)^2 + (y-y_B)^2

Esta equação representa o conjunto de pontos que estão à mesma distância dos pontos A e B.

Vetores colineares são aqueles que têm a mesma direção ou direções opostas. Matematicamente:

  • Dois vetores u=(u1,u2)\vec{u} = (u_1, u_2) e v=(v1,v2)\vec{v} = (v_1, v_2) não nulos são colineares se e só se u1v2=u2v1u_1 v_2 = u_2 v_1
  • Ou seja, existe um número real kk tal que u=kv\vec{u} = k\vec{v}

Um exemplo prático de aplicação de vetores é o seguinte teorema:

  • Em um quadrilátero qualquer ABCDABCD, os pontos médios M, N, P e Q dos lados formam um paralelogramo MNPQMNPQ

Para provar isso, mostramos que lados opostos têm vetores iguais:

  1. MQ=NP\vec{MQ} = \vec{NP}
  2. MN=QP\vec{MN} = \vec{QP}

Compreende o conceito: Este teorema mostra como os vetores são ferramentas poderosas para demonstrar propriedades geométricas de forma elegante e direta.

A demonstração usa o fato que se M é o ponto médio de ABAB, então AM=12AB\vec{AM} = \frac{1}{2}\vec{AB}.

Isso significa que:

  • BD=2MQ\vec{BD} = 2\vec{MQ}
  • BD=2NP\vec{BD} = 2\vec{NP}

Portanto, MQ=NP\vec{MQ} = \vec{NP}, o que prova que MNPQMNPQ é um paralelogramo.

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Geometria Analítica e Retas

Continuando a demonstração do teorema dos pontos médios:

BD=2MQ=2NPMQ=NP\vec{BD} = 2\vec{MQ} = 2\vec{NP} \Rightarrow \vec{MQ} = \vec{NP}

De modo idêntico, provamos que MN=QP\vec{MN} = \vec{QP}, concluindo que MNPQMNPQ é um paralelogramo.

A equação da reta pode ser expressa de várias formas:

  1. Equação reduzida: y=mx+by = mx + b

    • mm é o declive
    • bb é a ordenada na origem
  2. Equação vetorial: (x,y)=(a,b)+k(v1,v2),kR(x,y) = (a,b) + k(v_1,v_2), k \in \mathbb{R}

    • (a,b)(a,b) é um ponto da reta
    • (v1,v2)(v_1,v_2) é um vetor diretor da reta

Nota importante: Retas paralelas têm os mesmos vetores diretores (ou proporcionais). Isto é uma forma eficaz de verificar o paralelismo!

O vetor diretor de uma reta é qualquer vetor não nulo com a mesma direção da reta.

No plano, a equação de uma reta pode ser escrita como:

  • y=ax+by = ax + b (forma explícita)
  • P=A+kv,kRP = A + k\vec{v}, k \in \mathbb{R} (forma paramétrica)

No espaço, a equação de uma reta é:

  • P=A+kv,kRP = A + k\vec{v}, k \in \mathbb{R} (forma paramétrica)

Três ou mais pontos são colineares se estiverem na mesma reta. Podemos verificar isso usando vetores:

  • Se AB\vec{AB} e AC\vec{AC} são colineares, então os pontos A, B e C são colineares

Lembre-se que o vetor normal a uma reta é perpendicular ao vetor diretor da reta.

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Funções - Parte 1

Uma função é uma regra que transforma cada elemento de um conjunto (domínio) em um e apenas um elemento de outro conjunto (conjunto de chegada).

Os elementos principais de uma função são:

  • Variável independente: percorre todo o domínio
  • Função: regra de transformação
  • Variável dependente: toma valores no conjunto de chegada

O produto cartesiano de dois conjuntos A e B, representado por A×B, é o conjunto de todos os pares ordenados (a,b) onde a∈A e b∈B.

Por exemplo:

  • Se A={1,2,3} e B={r,s}, então A×B={(1,r), (1,s), (2,r), (2,s), (3,r), (3,s)}
  • Se C=ℝ e D=ℝ, o produto cartesiano C×D é ℝ², que corresponde ao plano cartesiano

Visualiza isto: O plano cartesiano é simplesmente o conjunto de todos os pares ordenados de números reais!

Duas funções são iguais se têm o mesmo domínio, o mesmo conjunto de chegada e, para cada elemento do domínio, a mesma imagem.

A restrição de uma função f a um subconjunto A do seu domínio é uma nova função com domínio A que coincide com f em A.

Uma função é injetiva (ou injetora) se objetos diferentes têm imagens diferentes:

  • ∀x₁,x₂∈D_f: x₁≠x₂ ⇒ f(x₁)≠f(x₂)
  • Ou equivalentemente: ∀x₁,x₂∈D_f: f(x₁)=f(x₂) ⇒ x₁=x₂

Exemplo: f(x)=2x com D_f={1,2,3} é injetiva pois f(1)=2, f(2)=4, f(3)=6 são todos diferentes.

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Funções - Parte 2

Uma função é sobrejetiva (ou sobrejetora) se o contradomínio coincide com o conjunto de chegada:

  • ∀y∈B, ∃x∈A: f(x)=y

Uma função é bijetiva (ou bijetora) se for simultaneamente injetiva e sobrejetiva.

A função composta de g com f, denotada por g∘f, é definida por:

  • (g∘f)(x) = g(f(x))
  • D_{g∘f} = {x∈D_f: f(x)∈D_g}

Pensa nisto: A composição de funções é como uma linha de montagem - o resultado da primeira função (f) torna-se a entrada para a segunda função (g).

A função identidade em um conjunto A, representada por Id_A, é definida por:

  • ∀x∈A, Id_A(x) = x

Para funções reais de variável real:

  • O domínio e o conjunto de chegada são conjuntos de números reais
  • Os zeros da função são os valores de x∈D_f tais que f(x)=0
  • Uma função é positiva em I⊆D_f se ∀x∈I, f(x)>0
  • Uma função é negativa em I⊆D_f se ∀x∈I, f(x)<0

Uma função é crescente em I⊆D_f se ∀a,b∈I, a<b ⇒ f(a)<f(b). Uma função é decrescente em I⊆D_f se ∀a,b∈I, a<b ⇒ f(a)>f(b).

Uma função tem um máximo absoluto em a∈D_f se ∀x∈D_f, f(x)≤f(a). Uma função tem um mínimo absoluto em a∈D_f se ∀x∈D_f, f(x)≥f(a).

Uma função definida por ramos tem diferentes expressões para diferentes partes do seu domínio, como:

  • f(x) = { -2x-1 se x≤2 { 2x-6 se x>2
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Funções - Parte 3

A concavidade do gráfico de uma função refere-se à sua curvatura:

  • O gráfico tem concavidade voltada para cima num intervalo I se, dados três pontos do gráfico com abcissas em I, o declive da reta entre os dois primeiros pontos é inferior ao declive da reta entre os dois últimos.
  • O gráfico tem concavidade voltada para baixo num intervalo I se, nas mesmas condições, o primeiro declive é superior ao segundo.

Para funções do tipo f(x)=ax², a>0, a concavidade é voltada para cima. Se a<0, é voltada para baixo.

Uma função é contínua se o seu gráfico pode ser traçado "sem levantar o lápis, sem interrupções". Caso contrário, é descontínua.

Uma função f é par se:

  • ∀x∈D_f, -x∈D_f e fx-x=f(x)
  • Graficamente, o eixo das ordenadas é um eixo de simetria do gráfico

Uma função f é ímpar se:

  • ∀x∈D_f, -x∈D_f e fx-x=-f(x)
  • Graficamente, a origem do referencial é um ponto de simetria do gráfico

Dica prática: Para verificar rapidamente se uma função é par ou ímpar, substitua x por -x na expressão e veja o que acontece!

A reflexão em relação ao eixo Ox de uma função f produz a função g definida por:

  • g(x) = -f(x)
  • O gráfico de g é a imagem do gráfico de f pela reflexão do eixo Ox

No estudo da função quadrática f(x) = ax² + bx + c:

  • Se a > 0, a concavidade é voltada para cima
  • Se a < 0, a concavidade é voltada para baixo
  • O vértice da parábola é o ponto mais alto (se a < 0) ou mais baixo (se a > 0)
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Funções Quadráticas e Transformações

Para a função quadrática básica f(x) = ax²:

  • O domínio é ℝ
  • O contradomínio é 0,+[sea>0,e],00,+∞[ se a>0, e ]-∞,0 se a<0
  • Tem um único zero: x=0
  • O vértice é V(0,0)
  • O eixo de simetria é a reta x=0 (eixo dos y)

A partir do gráfico da função f(x) = x², podemos obter outros gráficos por transformações:

  • g(x) = 0,5x² é uma contração vertical (cada imagem é multiplicada por 0,5)
  • h(x) = 2x² é uma dilatação vertical (cada imagem é multiplicada por 2)
  • r(x) = -0,5x² combina uma contração vertical seguida de uma reflexão em relação ao eixo Ox

Visualiza as transformações: Pensa nas transformações como "esticar" ou "comprimir" o gráfico verticalmente, ou "virá-lo" de cabeça para baixo!

Propriedades da adição de vetores:

  • Comutativa: a+b=b+a\vec{a} + \vec{b} = \vec{b} + \vec{a}
  • Associativa: (a+b)+c=a+(b+c)(\vec{a} + \vec{b}) + \vec{c} = \vec{a} + (\vec{b} + \vec{c})
  • Elemento neutro: a+0=a\vec{a} + \vec{0} = \vec{a}
  • Simetria: a+(a)=0\vec{a} + (-\vec{a}) = \vec{0}

Propriedades da multiplicação de um número real por um vetor:

  • Distributiva em relação à adição: a(u+v)=au+ava(\vec{u} + \vec{v}) = a\vec{u} + a\vec{v}
  • Associativa: a(bv)=(ab)va(b\vec{v}) = (ab)\vec{v}

Os vetores dos eixos coordenados formam uma base para expressar qualquer outro vetor como uma combinação linear, permitindo-nos trabalhar com coordenadas em vez de representações geométricas.

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O que é o Companheiro de Aprendizagem com IA da Knowunity?

O nosso companheiro de aprendizagem com IA foi especificamente criado para as necessidades dos estudantes. Com base nos milhões de conteúdos que temos na plataforma, podemos fornecer respostas verdadeiramente significativas e relevantes para os estudantes. Mas não se trata apenas de respostas, o companheiro foca-se mais em guiar os estudantes através dos seus desafios diários de aprendizagem, com planos de estudo personalizados, quizzes ou conteúdos no chat e 100% de personalização baseada nas habilidades e desenvolvimentos do estudante.

Onde posso fazer o download da app Knowunity?

Pode descarregar a aplicação na Google Play Store e na Apple App Store.

Como posso receber o meu pagamento? Quanto posso ganhar?

Sim, tem acesso gratuito ao conteúdo da aplicação e ao nosso companheiro de IA. Para desbloquear determinadas funcionalidades da aplicação, pode adquirir o Knowunity Pro.

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Ferramentas Inteligentes NOVO

Transforma estes apontamentos em: ✓ 50+ Questões de Prática ✓ Cartões de Estudo Interactivos ✓ Exame Simulado Completo ✓ Esquemas de Ensaio

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Avaliações dos nossos utilizadores. Eles adoraram tudo — e tu também vais adorar.

4.9/5

App Store

4.8/5

Google Play

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS