Fases de Alargamento da União Europeia
A União Europeia começou em 1957 com apenas seis países fundadores: França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Itália e Luxemburgo. Este grupo inicial, conhecido como "Europa dos 6", estabeleceu as bases para o que viria a tornar-se num dos maiores blocos económicos mundiais.
O processo de expansão começou com o primeiro alargamento em 1973, quando o Reino Unido, Dinamarca e Irlanda aderiram, formando a "Europa dos 9". Seguiu-se a Grécia em 1981 (segundo alargamento) e Portugal e Espanha em 1986 (terceiro alargamento), criando a "Europa dos 12". O quarto alargamento aconteceu em 1995 com a entrada da Áustria, Finlândia e Suécia, estabelecendo a "Europa dos 15".
O maior alargamento ocorreu em 2004, quando dez novos países aderiram simultaneamente: Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa. Este quinto alargamento criou a "Europa dos 25". Mais tarde, em 2007, juntaram-se a Bulgária e a Roménia (sexto alargamento) e, em 2013, a Croácia (sétimo alargamento).
Curiosidade: O único caso de saída da União Europeia até hoje foi o do Reino Unido em 2020, num processo conhecido como "Brexit". Este acontecimento histórico reduziu novamente o número de estados-membros para 27.