Recursos do Subsolo Português
Portugal possui três tipos principais de recursos do subsolo. Os recursos minerais dividem-se em metálicos (contêm substâncias metálicas como ouro, prata, cobre, ferro, estanho e volfrâmio) e não metálicos comoquartzo,feldspato,sal−gema,caulinoegesso.
As rochas também são importantes recursos e classificam-se em industriais utilizadascomomateˊria−primaparaainduˊstria,construc\ca~ocivilouobraspuˊblicas,comoareia,argila,granito,calcaˊriooumarga e ornamentais (utilizadas na decoração de edifícios, peças decorativas ou mobiliário, como mármore, granito ou calcário).
Os recursos energéticos são utilizados para a produção de energia elétrica, calorífica ou mecânica, como petróleo, urânio, carvão e gás natural.
Os recursos hidrominerais incluem águas minerais naturais (subterrâneas, bacteriologicamente sãs e de composição química estável, que permanecem mais tempo no subsolo e pertencem ao domínio público do Estado) e águas de nascente (semelhantes, mas podem apresentar variabilidade química, permanecem menos tempo no subsolo e integram o domínio privado).
💧 As águas minerais portuguesas são reconhecidas pela sua qualidade excepcional, resultado de condições geológicas únicas que as enriquecem com propriedades benéficas!