Alentejo
O Alentejo é a região por excelência dos latifúndios, apresentando grandes propriedades de forma regular e geralmente sem vedações (campos abertos). O povoamento é concentrado em grandes aldeias e vilas, separadas por vastas áreas desabitadas.
Tradicionalmente, o sistema de cultura dominante é o extensivo, em regime de monocultura de sequeiro, com recurso ao afolhamento que inclui pousios longos. Estes são compensados com a exploração de montado, olival e criação de gado. Contudo, o perímetro de rega do Alqueva tem permitido o desenvolvimento crescente de sistemas intensivos e superintensivos.
As principais culturas temporárias são o trigo, aveia, cevada e culturas industriais, especialmente girassol. Nas permanentes, destacam-se o olival, vinha, sobreiro, azinheira, pinheiro e pastagens permanentes.
🌳 Curioso! O montado alentejano é um sistema agro-silvo-pastoril único que combina a produção de cortiça, bolota para alimentação animal e pastagens, sendo um exemplo de sustentabilidade!
Os principais fatores condicionantes são os verões quentes, longos e secos, invernos amenos, precipitação fraca e irregular, relevo aplanado e solos com baixa fertilidade natural, o que justifica o predomínio histórico dos sistemas extensivos.