Forças e Interações Fundamentais da Natureza
O universo é governado por quatro forças fundamentais que explicam todas as interações físicas que observamos. A força gravítica, a mais fraca das quatro, atua sobre todas as partículas do universo e tem alcance infinito. Apesar da sua fraqueza, torna-se intensa quando as massas dos corpos são grandes (como planetas e estrelas), e é sempre atrativa.
A força eletromagnética atua sobre partículas carregadas e pode ser atrativa ou repulsiva. Com alcance infinito e mais forte que a gravítica, manifesta-se tanto à escala macroscópica como microscópica. Todas as forças que se exercem por contacto são, na verdade, eletromagnéticas, como a formação de átomos, ligações químicas, repulsões entre eletrões, comboios Maglev e a emissão/absorção de luz.
As forças nucleares controlam o mundo subatómico. A força nuclear forte é a mais poderosa de todas e atua à escala do núcleo atómico, sendo responsável pela existência dos núcleos. Tem origem na interação entre quarks (constituintes de protões e neutrões) e explica a libertação de energia nas estrelas. Já a força nuclear fraca tem menor alcance, atua à escala dos constituintes do núcleo e está na origem dos processos de radioatividade beta.
💡 Podes memorizar a ordem de intensidade das forças como NF > E > NF > G (Nuclear Forte > Eletromagnética > Nuclear Fraca > Gravítica), enquanto o alcance é infinito para as forças gravítica e eletromagnética, mas finito para as nucleares.