Argumentos e Proposições
Um argumento é um conjunto de proposições relacionadas em que uma delas (a conclusão) é justificada pelas outras (as premissas). Podemos identificar premissas por indicadores como "porque", "já que" e "dado que", enquanto conclusões são sinalizadas por termos como "logo", "portanto" e "por isso".
Alguns argumentos são entimemas - omitem proposições relevantes que são assumidas como verdadeiras. Estas premissas omitidas devem ser identificadas para compreender completamente o argumento.
A forma padrão (ou canónica) de um argumento reduz o "ruído", mantendo apenas o elemento quantificador, o termo sujeito, o termo predicado e a cópula que os relaciona. As proposições categóricas dividem-se em quatro tipos:
- Tipo A (Universal afirmativa): "Todos os S são P"
- Tipo E (Universal negativa): "Nenhum S é P"
- Tipo I (Particular afirmativa): "Alguns S são P"
- Tipo O (Particular negativa): "Alguns S não são P"
Estas proposições têm relações lógicas entre si: contrárias (A e E não podem ser ambas verdadeiras), subcontrárias (I e O não podem ser ambas falsas), contraditórias AeO,EeI−te^msemprevaloresdeverdadeopostos e subalternas (A implica I, E implica O).
📌 Dominar a estrutura dos argumentos é essencial para desenvolver um pensamento crítico eficaz - conseguirás identificar falhas nos argumentos que encontras no dia a dia!