Ética
A ética é o ramo da filosofia que analisa os princípios orientadores da ação humana, refletindo sobre o que está moralmente correto ou incorreto. Enquanto a ética estuda os princípios fundamentais, a moral refere-se ao conjunto específico de normas estabelecidas num grupo social.
Existem duas grandes abordagens à ética a deontológica e a consequencialista. A ética deontológica adota um critério absolutista, defendendo que certas ações são intrinsecamente certas ou erradas, independentemente das suas consequências. Por exemplo, para um deontologista, mentir estará sempre errado, mesmo que produza bons resultados. A ética racional de Kant é um exemplo clássico desta abordagem.
Em contraste, a ética consequencialista avalia as ações com base nos seus resultados. Uma ação é moralmente correta se produzir as melhores consequências possíveis. O utilitarismo de Stuart Mill, que defende que devemos procurar "a maior felicidade para o maior número", é a teoria consequencialista mais conhecida.
Estas duas perspetivas diferem fundamentalmente sobre o que determina a moralidade de uma ação para a teoria deontológica, o bem último é a boa vontade e a ação correta é aquela que cumpre o Imperativo Categórico (agir segundo máximas universalizáveis). Para a teoria consequencialista, o bem último é a felicidade, e a ação correta é aquela que a maximiza.
🔆 As questões éticas estão por todo o lado no teu dia-a-dia! Quando decides se deves copiar num teste, contar uma mentira para proteger alguém ou ajudar uma pessoa necessitada, estás a fazer julgamentos éticos - seja seguindo princípios (visão deontológica) ou considerando as consequências (visão consequencialista).