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Epistemologia: Descartes e Hume na Filosofia 11

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B

Bárbara Pinto

06/12/2025

Filosofia

epistemologia, descartes e hume

574

6 de dez. de 2025

5 páginas

Epistemologia: Descartes e Hume na Filosofia 11

B

Bárbara Pinto

@brbarapin_0q79g

A Epistemologia, ramo da Filosofia, estuda a natureza e possibilidade... Mostrar mais

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Filosofia - Resumos.
10 An
A epistemelogia estuda, as problemas da natureza e
da possibilidade de conhecimento.
Defimicat

O Que é Conhecimento?

A definição tradicional apresenta o conhecimento como uma crença verdadeira justificada. Estas três condições - crença, verdade e justificação - são necessárias para o conhecimento, mas só funcionam quando estão todas presentes.

Edmund Gettier criticou esta definição argumentando que ter uma crença verdadeira justificada não é suficiente para o conhecimento. Segundo ele, pode acontecer que a justificação de uma crença não se baseie nos aspetos relevantes da realidade que a tornam verdadeira - ou seja, pode ser verdadeira por acaso.

Quanto às fontes de justificação, existem dois tipos principais: o conhecimento a priori, que obtemos através do pensamento ou razão, independentemente da experiência; e o conhecimento a posteriori (ou empírico), baseado na experiência e informação obtida pelos sentidos.

💡 Nota importante: O Racionalismo e o Empirismo representam duas abordagens opostas - o primeiro valoriza o conhecimento a priori e a razão, enquanto o segundo prioriza o conhecimento a posteriori baseado na experiência.

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O Fundacionalismo e o Ceticismo

O fundacionalismo defende que todo o conhecimento está assente em fundamentos certos e indiscutíveis - as chamadas crenças básicas que se autojustificam. Estes fundamentos podem estar na razão ou na experiência.

O ceticismo, especialmente o pirrónico, questiona a possibilidade de conhecimento. Segundo esta perspetiva, nenhuma fonte de justificação é satisfatória, pelo que devemos suspender o juízo (epoché). Esta posição baseia-se em três argumentos principais:

  • O argumento da divergência de opiniões (se pudéssemos justificar crenças, não haveria divergências)
  • O argumento da ilusão ossentidospodemenganarnosos sentidos podem enganar-nos
  • O argumento da regressão infinita (a justificação de qualquer crença depende de outras crenças, numa sequência sem fim)

René Descartes tentou encontrar uma crença básica indiscutível para justificar o conhecimento. Adotando o racionalismo, ele distinguiu três tipos de ideias: inatas (como res cogitans, divina e extensa), factícias (da imaginação) e adventícias (dos sentidos).

💡 Para recordar: Descartes acreditava que através da razão podíamos atingir conhecimento sem limites, uma posição oposta ao ceticismo que veremos com Hume.

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A epistemelogia estuda, as problemas da natureza e
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Descartes vs. Críticas

Descartes defendeu que o conhecimento é possível como conjunto de verdades indubitáveis, obtidas por deduções a partir de premissas verdadeiras. Para ele, não há limites ao conhecimento, pois a razão permite-nos compreender os atributos essenciais das três substâncias: pensante, divina e extensa.

No entanto, o pensamento cartesiano enfrentou várias críticas importantes:

  1. O "cogito" apenas garante que existe pensamento, não necessariamente que somos uma substância pensante
  2. Há uma falácia de circularidade nas suas provas da existência de Deus
  3. Descartes tenta construir uma teoria do conhecimento da realidade sem recorrer à própria realidade

David Hume, como empirista, tem uma visão completamente diferente. Para ele, o ponto de partida do conhecimento são as perceções, que podem ser de dois tipos:

  • Impressões: perceções mais vivas e fortes (sensações externas ou emoções internas)
  • Ideias: cópias menos intensas das impressões, produzidas pela memória ou imaginação

💡 Conceito-chave: Para Hume, todas as ideias têm origem na experiência sensível, o que contrasta diretamente com o racionalismo cartesiano que confia primariamente na razão.

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A epistemelogia estuda, as problemas da natureza e
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A Teoria do Conhecimento de Hume

Hume dividiu as perceções em simples e complexas. As impressões simples não podem ser decompostas (como a cor verde), enquanto as impressões complexas podem ser divididas em partes (como uma maçã). As ideias simples derivam das impressões correspondentes, e as ideias complexas resultam da combinação de várias ideias simples pela imaginação.

A associação de ideias ocorre por três princípios:

  • Semelhança: quando dois objetos se assemelham, a ideia de um conduz à do outro
  • Contiguidade no tempo e espaço: pensar num evento faz-nos lembrar do contexto associado
  • Causalidade: ligação entre causa e efeito (como pensar numa ferida leva à ideia de dor)

Segundo Hume, existem dois tipos principais de conhecimento:

  • Relações de ideias (conhecimento a priori): independentes da experiência, expressam verdades necessárias, mas não ampliam conhecimento
  • Questões de facto (conhecimento a posteriori): dependentes da experiência, fornecem conhecimento sobre o mundo real

💡 Distinção fundamental: As relações de ideias são analíticas e não ampliam nosso conhecimento sobre o mundo como"6+6=12"como "6+6=12", enquanto as questões de facto são sintéticas e informativas sobre a realidade (como "A neve é branca").

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Causalidade e Limites do Conhecimento

Hume questiona o princípio de causalidade, defendendo que causas e efeitos não podem ser conhecidos pela razão. Para ele, a causalidade é apenas uma conjunção constante entre acontecimentos observáveis.

A ideia de conexão necessária entre dois acontecimentos não resulta de qualquer impressão sensível. O que nos leva a estabelecer relações de causa e efeito é o hábito ou costume, não a razão. Isto levanta um problema crucial: o da indução.

O raciocínio indutivo baseia-se na uniformidade da natureza, assumindo que o futuro se assemelhará ao passado. No entanto, este princípio também se baseia na indução, tornando a justificação circular.

Hume aplicou este ceticismo a vários conceitos fundamentais:

  • Eu: Apenas uma coleção de impressões particulares, não uma entidade permanente
  • Deus: Não temos qualquer impressão que corresponda à ideia de Deus
  • Mundo exterior: Não podemos afirmar com certeza que existe nem que não existe

💡 Conclusão importante: O ceticismo de Hume estabelece limites claros ao conhecimento - só podemos conhecer o que vem da experiência, e a realidade reduz-se aos fenómenos. As crenças sobre o eu, Deus e o mundo exterior excedem os limites da razão.



Pensávamos que não ias perguntar...

O que é o Companheiro de Aprendizagem com IA da Knowunity?

O nosso companheiro de aprendizagem com IA foi especificamente criado para as necessidades dos estudantes. Com base nos milhões de conteúdos que temos na plataforma, podemos fornecer respostas verdadeiramente significativas e relevantes para os estudantes. Mas não se trata apenas de respostas, o companheiro foca-se mais em guiar os estudantes através dos seus desafios diários de aprendizagem, com planos de estudo personalizados, quizzes ou conteúdos no chat e 100% de personalização baseada nas habilidades e desenvolvimentos do estudante.

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Pode descarregar a aplicação na Google Play Store e na Apple App Store.

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Google Play

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

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Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

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Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

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Sara C.

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Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

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Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

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Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

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Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

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O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

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Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

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Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

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Epistemologia: Descartes e Hume na Filosofia 11

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Bárbara Pinto

@brbarapin_0q79g

A Epistemologia, ramo da Filosofia, estuda a natureza e possibilidade do conhecimento humano. Estes apontamentos exploram as principais teorias sobre como adquirimos conhecimento, desde a definição tradicional até às críticas e perspetivas de filósofos influentes como Descartes e Hume.

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O Que é Conhecimento?

A definição tradicional apresenta o conhecimento como uma crença verdadeira justificada. Estas três condições - crença, verdade e justificação - são necessárias para o conhecimento, mas só funcionam quando estão todas presentes.

Edmund Gettier criticou esta definição argumentando que ter uma crença verdadeira justificada não é suficiente para o conhecimento. Segundo ele, pode acontecer que a justificação de uma crença não se baseie nos aspetos relevantes da realidade que a tornam verdadeira - ou seja, pode ser verdadeira por acaso.

Quanto às fontes de justificação, existem dois tipos principais: o conhecimento a priori, que obtemos através do pensamento ou razão, independentemente da experiência; e o conhecimento a posteriori (ou empírico), baseado na experiência e informação obtida pelos sentidos.

💡 Nota importante: O Racionalismo e o Empirismo representam duas abordagens opostas - o primeiro valoriza o conhecimento a priori e a razão, enquanto o segundo prioriza o conhecimento a posteriori baseado na experiência.

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O Fundacionalismo e o Ceticismo

O fundacionalismo defende que todo o conhecimento está assente em fundamentos certos e indiscutíveis - as chamadas crenças básicas que se autojustificam. Estes fundamentos podem estar na razão ou na experiência.

O ceticismo, especialmente o pirrónico, questiona a possibilidade de conhecimento. Segundo esta perspetiva, nenhuma fonte de justificação é satisfatória, pelo que devemos suspender o juízo (epoché). Esta posição baseia-se em três argumentos principais:

  • O argumento da divergência de opiniões (se pudéssemos justificar crenças, não haveria divergências)
  • O argumento da ilusão ossentidospodemenganarnosos sentidos podem enganar-nos
  • O argumento da regressão infinita (a justificação de qualquer crença depende de outras crenças, numa sequência sem fim)

René Descartes tentou encontrar uma crença básica indiscutível para justificar o conhecimento. Adotando o racionalismo, ele distinguiu três tipos de ideias: inatas (como res cogitans, divina e extensa), factícias (da imaginação) e adventícias (dos sentidos).

💡 Para recordar: Descartes acreditava que através da razão podíamos atingir conhecimento sem limites, uma posição oposta ao ceticismo que veremos com Hume.

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Descartes vs. Críticas

Descartes defendeu que o conhecimento é possível como conjunto de verdades indubitáveis, obtidas por deduções a partir de premissas verdadeiras. Para ele, não há limites ao conhecimento, pois a razão permite-nos compreender os atributos essenciais das três substâncias: pensante, divina e extensa.

No entanto, o pensamento cartesiano enfrentou várias críticas importantes:

  1. O "cogito" apenas garante que existe pensamento, não necessariamente que somos uma substância pensante
  2. Há uma falácia de circularidade nas suas provas da existência de Deus
  3. Descartes tenta construir uma teoria do conhecimento da realidade sem recorrer à própria realidade

David Hume, como empirista, tem uma visão completamente diferente. Para ele, o ponto de partida do conhecimento são as perceções, que podem ser de dois tipos:

  • Impressões: perceções mais vivas e fortes (sensações externas ou emoções internas)
  • Ideias: cópias menos intensas das impressões, produzidas pela memória ou imaginação

💡 Conceito-chave: Para Hume, todas as ideias têm origem na experiência sensível, o que contrasta diretamente com o racionalismo cartesiano que confia primariamente na razão.

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A Teoria do Conhecimento de Hume

Hume dividiu as perceções em simples e complexas. As impressões simples não podem ser decompostas (como a cor verde), enquanto as impressões complexas podem ser divididas em partes (como uma maçã). As ideias simples derivam das impressões correspondentes, e as ideias complexas resultam da combinação de várias ideias simples pela imaginação.

A associação de ideias ocorre por três princípios:

  • Semelhança: quando dois objetos se assemelham, a ideia de um conduz à do outro
  • Contiguidade no tempo e espaço: pensar num evento faz-nos lembrar do contexto associado
  • Causalidade: ligação entre causa e efeito (como pensar numa ferida leva à ideia de dor)

Segundo Hume, existem dois tipos principais de conhecimento:

  • Relações de ideias (conhecimento a priori): independentes da experiência, expressam verdades necessárias, mas não ampliam conhecimento
  • Questões de facto (conhecimento a posteriori): dependentes da experiência, fornecem conhecimento sobre o mundo real

💡 Distinção fundamental: As relações de ideias são analíticas e não ampliam nosso conhecimento sobre o mundo como"6+6=12"como "6+6=12", enquanto as questões de facto são sintéticas e informativas sobre a realidade (como "A neve é branca").

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Causalidade e Limites do Conhecimento

Hume questiona o princípio de causalidade, defendendo que causas e efeitos não podem ser conhecidos pela razão. Para ele, a causalidade é apenas uma conjunção constante entre acontecimentos observáveis.

A ideia de conexão necessária entre dois acontecimentos não resulta de qualquer impressão sensível. O que nos leva a estabelecer relações de causa e efeito é o hábito ou costume, não a razão. Isto levanta um problema crucial: o da indução.

O raciocínio indutivo baseia-se na uniformidade da natureza, assumindo que o futuro se assemelhará ao passado. No entanto, este princípio também se baseia na indução, tornando a justificação circular.

Hume aplicou este ceticismo a vários conceitos fundamentais:

  • Eu: Apenas uma coleção de impressões particulares, não uma entidade permanente
  • Deus: Não temos qualquer impressão que corresponda à ideia de Deus
  • Mundo exterior: Não podemos afirmar com certeza que existe nem que não existe

💡 Conclusão importante: O ceticismo de Hume estabelece limites claros ao conhecimento - só podemos conhecer o que vem da experiência, e a realidade reduz-se aos fenómenos. As crenças sobre o eu, Deus e o mundo exterior excedem os limites da razão.

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O nosso companheiro de aprendizagem com IA foi especificamente criado para as necessidades dos estudantes. Com base nos milhões de conteúdos que temos na plataforma, podemos fornecer respostas verdadeiramente significativas e relevantes para os estudantes. Mas não se trata apenas de respostas, o companheiro foca-se mais em guiar os estudantes através dos seus desafios diários de aprendizagem, com planos de estudo personalizados, quizzes ou conteúdos no chat e 100% de personalização baseada nas habilidades e desenvolvimentos do estudante.

Onde posso fazer o download da app Knowunity?

Pode descarregar a aplicação na Google Play Store e na Apple App Store.

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A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

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Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

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Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

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Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

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Luísa M

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David F

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Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

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