Sociedade de Consumo e Alternativas
A sociedade de consumo caracteriza-se por uma oferta de bens que excede a procura, com produtos fabricados em larga escala, em série e de duração limitada. Nestas sociedades, o objetivo é criar constantemente novas necessidades para escoar a produção, sendo a publicidade e o marketing ferramentas fundamentais para estimular o desejo de compra.
O consumismo representa atitudes e comportamentos de consumo impulsivo e irresponsável. Exemplos incluem a mentalidade de "usar e deitar fora" e o consumo excessivo de bens supérfluos. Este comportamento tem consequências negativas tanto a nível pessoal (endividamento) como ambiental (desperdício e poluição).
Em resposta ao consumismo, surge o consumerismo - movimentos que defendem os interesses e direitos dos consumidores, promovendo um consumo racional, controlado e sustentável. Práticas consumeristas incluem a preferência por produtos biológicos, evitar o desperdício e fazer escolhas de consumo mais conscientes e responsáveis.
Desafio: Durante uma semana, antes de cada compra, pergunta a ti mesmo: "Preciso mesmo disto ou estou apenas a ceder aos impulsos consumistas?". Regista as tuas observações!