Saúde e Qualidade de Vida
A Organização Mundial de Saúde (OMS) surgiu em 1948, logo após a Segunda Guerra Mundial, criada pela ONU. Ela define saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social - muito mais que apenas a ausência de doenças! O nosso estilo de vida tem enorme influência nesse equilíbrio.
Os avanços científicos têm sido grandes aliados da saúde, ajudando a prolongar a vida e retardar o envelhecimento. A qualidade de vida é um conceito multidimensional que abrange vários domínios como o físico (dor, energia, fadiga), e aspectos espirituais (valores religiosos e morais).
Os determinantes de saúde são fatores que contribuem para o nosso bem-estar ou sua falta. Eles podem ser individuais ou comunitários e incluem aspectos demográficos e socioeconômicos (emprego, pobreza), comportamentais (alimentação, tabagismo), biológicos (idade, género) e ambientais (qualidade do ar e água).
Você sabia? O acesso a cuidados de saúde também é um determinante fundamental - mesmo com bons hábitos, precisamos de um sistema de saúde acessível e eficiente!