Regulação Hormonal da Reprodução
Na espermatogénese, as células germinativas localizadas junto às paredes dos túbulos seminíferos dividem-se continuamente e sofrem diferenciação até se transformarem em espermatozoides. Depois, estes passam para os canais deferentes e misturam-se com o líquido seminal e prostático, formando o esperma.
O controlo hormonal da reprodução envolve um sistema de feedback negativo. O hipotálamo estimula a hipófise a produzir duas hormonas sexuais importantes: FSH e LH, que são libertadas na corrente sanguínea e atuam nas gónadas.
Nos homens, estas hormonas estimulam os testículos a produzirem testosterona, que promove o desenvolvimento dos órgãos sexuais, a produção de espermatozoides e o aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Nas mulheres, o FSH e o LH atuam sobre os ovários, estimulando a produção de estrogénios e progesterona, que regulam o ciclo uterino.
📌 Importante: Uma hormona é uma substância produzida por uma glândula endócrina que viaja pela corrente sanguínea para atuar num órgão-alvo específico. Este sistema de comunicação química é essencial para coordenar as funções reprodutivas!