A Evolução da Atmosfera Terrestre
A atmosfera da Terra nem sempre foi como a conhecemos hoje! A sua composição inicial incluía amoníaco, nitrogénio, vapor de água, metano, hélio, hidrogénio, monóxido e dióxido de carbono, e árgon. O oxigénio, essencial para a nossa sobrevivência, não existia na atmosfera primitiva!
A localização da Terra no Sistema Solar, a sua composição química e a existência da força da gravidade contribuíram para o desenvolvimento e a retenção de uma atmosfera terrestre. Depois do surgimento da vida, essa atmosfera tem sofrido alterações causadas pelos seres vivos.
Grande parte dos gases da atmosfera primitiva resultou de processos geológicos, principalmente associados ao vulcanismo. O metano e o amoníaco reagiram entre si, contribuindo para a formação de matéria orgânica depositada na superfície terrestre e de hidrogénio, que foi em grande parte libertado para o espaço.
💡 Pensa nisto: A força gravitacional da Terra não conseguiu reter o hidrogénio na atmosfera, pois este é um gás muito leve. Por isso, a maior parte foi perdida para o espaço!