Trocas Gasosas nas Plantas
As plantas têm um ritmo diário de trocas gasosas fascinante! Durante a noite, realizam a respiração, consumindo oxigénio e libertando dióxido de carbono. Já durante o dia, fazem fotossíntese, processo no qual consomem dióxido de carbono e libertam oxigénio, além da transpiração, quando libertam vapor de água.
Os estomas são aberturas especiais na epiderme das plantas que controlam todas estas trocas gasosas. São formados por células-guarda (ou células estomáticas) que têm a incrível capacidade de abrir ou fechar o ostíolo (abertura central), regulando assim a comunicação entre a planta e o ambiente externo.
O mecanismo de abertura e fecho dos estomas está diretamente relacionado com a turgescência das células-guarda. Quando estas células absorvem água e ficam túrgidas, a parte mais fina da parede celular alonga-se mais facilmente que a parte rígida, causando uma curvatura que abre o estoma. Quando perdem água, as paredes aproximam-se e o estoma fecha.
💡 Curiosidade: As células-guarda possuem muitos cloroplastos e paredes celulares com espessuras diferentes, o que permite o movimento de abertura e fecho dos estomas quando mudam de forma!
O transporte de iões de potássio K+ é fundamental neste processo. Quando estes iões entram nas células-guarda, a água segue-os por osmose, aumentando a turgescência e abrindo o estoma. Quando saem, a água também sai, diminuindo a turgescência e fechando o estoma.