Ciclo Haplonte e Processo de Conjugação
No ciclo haplonte, exemplificado pela Spirogyra (alga verde), a conjugação ocorre através de várias etapas. Inicia-se com a aproximação de filamentos distintos e formação de protuberâncias que se unem, criando um tubo de conjugação.
As células diminuem de volume e transformam-se em gametas. Um dos gametas (o dador) desloca-se através do tubo de conjugação até ao outro (o recetor), ocorrendo a fecundação. O zigoto formado desidrata, reveste-se e transforma-se num zigósporo, que posteriormente germina após sofrer meiose em condições favoráveis.
No ciclo haplodiplonte, observamos a alternância de gerações: a geração gametófita (n) produtora de gametas, que vai da meiose à fecundação, e a geração esporófita (2n) produtora de esporos, que vai da fecundação à meiose. Neste ciclo, os gametas são formados por mitose e ocorre meiose pré-espórica.
⚠️ Atenção! Não confundas o gameta dador com o recetor - é o dador que se movimenta através do tubo de conjugação, enquanto o recetor permanece estacionário.