Regulação Hormonal Feminina
A regulação hormonal feminina ocorre num ciclo que dura aproximadamente 28 dias, com variações nas concentrações de duas hormonas principais: estrogénio e progesterona. A concentração destas hormonas depende do ciclo ovárico e tem consequências diretas no ciclo uterino.
O aumento da concentração de FSH e LH estimula o desenvolvimento dos folículos, levando ao aumento da produção de estrogénio. Quando o estrogénio está elevado, inibe o hipotálamo e a hipófise (retroalimentação negativa). Por volta do 12º dia do ciclo, ocorre um aumento significativo de LH e FSH (retroalimentação positiva), estimulando a ovulação.
Após a ovulação, desenvolve-se o corpo lúteo, que produz estrogénio e progesterona. Estas hormonas exercem retroalimentação negativa sobre FSH e LH. O estrogénio, produzido pelas células foliculares e da teca, é responsável pelo amadurecimento dos folículos, enquanto a progesterona, produzida pelo corpo amarelo, controla o espessamento das paredes do útero.
🔄 A retroalimentação positiva ocorre apenas em duas situações no corpo humano: durante a ovulação e durante o parto. Nestes momentos, o aumento de certas hormonas estimula (em vez de inibir) sua própria produção!