O Ciclo Ovárico
O ciclo ovárico pode ser dividido em três fases principais: folicular, ovulatória e luteínica. Na fase folicular (do 1º ao 13º dia aproximadamente), vários folículos desenvolvem-se, mas apenas um atinge maturação completa.
Por volta do 10º dia, o aumento dos estrogénios provoca algo incomum: uma retroação positiva. Isto resulta num pico de FSH e LH no 13º dia, desencadeando a ovulação por volta do 14º dia, quando o oócito II é libertado para as trompas de Falópio.
Após a ovulação, inicia-se a fase luteínica. As células foliculares remanescentes formam o corpo lúteo (ou corpo amarelo), que produz estrogénios e, principalmente, progesterona. O aumento destas hormonas inibe a produção de GnRH, FSH e LH por retroação negativa.
Se não ocorrer fecundação, o corpo lúteo degenera gradualmente, diminuindo a produção de estrogénios e progesterona, o que leva ao início de um novo ciclo menstrual.
💡 Importante! O único momento de retroação positiva em todo o ciclo reprodutivo ocorre quando os estrogénios atingem um nível elevado, desencadeando um pico de LH e FSH que provoca a ovulação.