Processamento do RNA e Tradução
Nos organismos eucariontes, o RNA recém-transcrito preˊ−mRNA precisa passar por um processamento antes de ser utilizado. Durante este processo, os intrões (segmentos não codificantes) são removidos, deixando apenas os exões (segmentos codificantes) no RNA maduro.
A tradução é o processo de conversão da informação presente no mRNA numa sequência específica de aminoácidos que formará uma proteína. Nos procariontes, este processo começa ainda durante a transcrição, enquanto nos eucariontes ocorre depois do RNA maduro migrar para o citoplasma através dos poros nucleares.
A tradução ocorre em três etapas principais: iniciação, alongamento e finalização. Na iniciação, o ribossoma liga-se ao mRNA no codão de iniciação (AUG), que corresponde ao aminoácido metionina. Durante o alongamento, o ribossoma desloca-se ao longo do mRNA, adicionando novos aminoácidos à cadeia em formação. Na finalização, quando um codão de terminação é encontrado, a cadeia polipeptídica é libertada.
Dica útil: Lembra-te que cada proteína começa sempre com o aminoácido metionina (codão AUG), mesmo que este possa ser removido posteriormente!