Minerais e suas Propriedades
Os minerais são os blocos de construção das rochas. Para ser considerado um mineral, um material deve ser sólido com estrutura cristalina, inorgânico, natural e com composição química específica.
As principais propriedades dos minerais que nos ajudam a identificá-los incluem:
O brilho refere-se à aparência da superfície do mineral quando reflete a luz. Pode ser metálico (como ouro ou pirite) ou não metálico (como quartzo ou calcite).
A cor resulta da absorção de certos comprimentos de onda da luz. Alguns minerais são idiocromáticos (apresentam sempre a mesma cor) enquanto outros são alocromáticos (podem apresentar várias cores).
A risca ou traço é a cor do mineral reduzido a pó. Para determinar esta propriedade, risca-se o mineral numa placa de porcelana. Em minerais idiocromáticos, a cor da risca é igual à do mineral.
A dureza representa a resistência do mineral a ser riscado. Utiliza-se a escala de Mohs que vai de 1 (talco) até 10 (diamante). Para memorizar a escala, use a frase: "Diogo Comeu Tacos Quando André Fez Comida Grega Tradicional".
💎 Curiosidade: O diamante e a grafite têm exatamente a mesma composição química (carbono puro), mas estruturas cristalinas completamente diferentes, resultando em propriedades físicas radicalmente distintas!
A clivagem refere-se à tendência de um mineral quebrar segundo planos paralelos (como na mica), enquanto a fratura ocorre em planos irregulares (como no quartzo). O isomorfismo ocorre quando minerais têm estrutura cristalina semelhante mas composição química diferente, enquanto o polimorfismo acontece quando minerais têm a mesma composição mas estruturas diferentes.