Abrir o App

Disciplinas

Processo de Gametogénese Humana

9

0

user profile picture

Francisca Oliveira

24/11/2025

Biologia

Gametogénese Humana

264

24 de nov. de 2025

7 páginas

Processo de Gametogénese Humana

user profile picture

Francisca Oliveira

@francisca_4pnmv

A gametogénese humana é o processo de formação dos gâmetas... Mostrar mais

Page 1
Page 2
Page 3
Page 4
Page 5
Page 6
Page 7
1 / 7
# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Fertilidade Humana e Caracteres Sexuais

A fertilidade humana corresponde à capacidade de conceber e originar filhos, sendo influenciada por diversos fatores biológicos. Os humanos apresentam dimorfismo sexual, ou seja, características físicas distintas entre indivíduos masculinos e femininos da mesma espécie.

Os caracteres sexuais primários são definidos pela existência de gónadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) responsáveis pela formação dos gâmetas, e pelas glândulas intersticiais que produzem hormonas sexuais - testosterona no homem e estrogénio na mulher. Já os órgãos genitais externos são a vulva na mulher e o pénis e escroto no homem.

Durante a puberdade, ocorre o início do funcionamento dos testículos e ovários, levando ao aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Estes aprofundam as diferenças morfológicas entre os sexos, como o arredondamento das ancas e desenvolvimento dos seios na mulher, e o aparecimento da barba e alargamento dos ombros nos homens.

💡 O ciclo de vida humano é do tipo diplonte, caracterizado por meiose pré-gamética, ou seja, a meiose ocorre durante a formação dos gâmetas, que são as únicas células haploides no nosso organismo!

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Sistema Reprodutor Masculino

O sistema reprodutor masculino é composto por estruturas que produzem, armazenam e transportam os gâmetas masculinos. As gónadas masculinas são os dois testículos, órgãos de forma oval com 4 a 7 cm de comprimento, localizados no escroto (bolsa escrotal), uma projeção externa da parte inferior do abdómen.

Os testículos contêm entre 200 a 290 lóbulos testiculares, pequenos compartimentos onde se encontram os túbulos seminíferos. Estes são pequenos canais microscópicos e enovelados onde ocorre a espermatogénese - o processo de produção dos espermatozoides.

As vias genitais masculinas incluem os epidídimos, canais deferentes e a uretra. O epidídimo é um tubo que liga o testículo ao canal deferente, sendo responsável pelo armazenamento e conclusão da diferenciação dos espermatozoides, permitindo que ganhem mobilidade. A uretra tem dupla função: transporta a urina desde a bexiga até ao exterior e também o sémen durante a ejaculação.

🧠 Curiosidade: Os testículos localizam-se fora da cavidade abdominal porque a temperatura ideal para a produção de espermatozoides é ligeiramente inferior à temperatura corporal normal!

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Produção e Transporte de Espermatozoides

A produção de espermatozoides ocorre nos túbulos seminíferos por um processo centrípeto, desenvolvendo-se desde a periferia dos túbulos até ao lúmen. Este processo conta com o apoio das células de Sertoli, células volumosas presentes na parede dos túbulos seminíferos que sustentam e nutrem as células germinativas, regulando a espermatogénese.

No tecido testicular que envolve os túbulos seminíferos encontram-se as células de Leydig ou células intersticiais, responsáveis pela produção de testosterona, a hormona sexual masculina que influencia o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

O trajeto dos espermatozoides é fascinante: quando estão morfologicamente prontos, concentram-se no lúmen dos túbulos seminíferos, passam pela rede testicular até ao epidídimo, onde amadurecem por até 18 dias e adquirem mobilidade. Em seguida, seguem pelo canal deferente até a uretra, de onde são expelidos durante a ejaculação.

💡 O esperma é formado pela mistura dos espermatozoides com secreções de várias glândulas: líquido prostático, líquido seminal (rico em frutose para energia) e secreções das glândulas de Cowper (alcalinas para neutralizar a acidez da uretra).

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Espermatogénese: Formação dos Espermatozoides

A espermatogénese é o conjunto de transformações que levam à formação dos espermatozoides nos túbulos seminíferos. Este processo inicia-se na puberdade e ocorre continuamente durante toda a vida do homem, embora decline com a idade. Divide-se em quatro fases distintas:

Na fase de multiplicação, as espermatogónias (células germinativas diploides localizadas na periferia dos túbulos) sofrem mitoses sucessivas. Durante a fase de crescimento, uma das espermatogónias formadas continua a espermatogénese enquanto a outra se divide novamente, aumentando ligeiramente o volume celular e formando os espermatócitos I.

Na fase de maturação, os espermatócitos I sofrem divisão meiótica, originando células haploides n=23n=23 chamadas espermatócitos II. Na segunda divisão da meiose, formam-se os espermatídios. Cada espermatócito I origina quatro espermatídios haploides.

Por fim, na fase de diferenciação ou espermiogénese, os espermatídios transformam-se em espermatozoides funcionais. Nesta fase, perdem a maior parte do citoplasma, o complexo de Golgi forma o acrossoma (estrutura que armazena enzimas digestivas), e os centríolos reorganizam-se para formar o flagelo, responsável pela locomoção.

🔬 Durante a espermiogénese, as mitocôndrias concentram-se na base do flagelo do espermatozoide, fornecendo a energia necessária para o seu movimento, essencial para alcançar o óvulo!

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Sistema Reprodutor Feminino

O sistema reprodutor feminino é constituído por órgãos genitais externos (clitóris, pequenos lábios e orifício genital, que juntos formam a vulva), vias genitais (vagina, útero e trompas de Falópio) e as gónadas femininas - os dois ovários localizados no interior da cavidade abdominal.

Os ovários são estruturas ancoradas ao útero e às paredes pélvicas por ligamentos, responsáveis pela produção dos gâmetas femininos (oócito II) e das hormonas sexuais (estrogénios e progesterona). Durante o período fértil, cada ovário possui duas zonas distintas: a zona medular (interna, rica em vasos sanguíneos e nervos) e a zona cortical (periférica, onde se encontram os folículos ováricos).

Os folículos ováricos são estruturas constituídas por uma célula de linha germinativa de grandes dimensões, rodeada por uma ou mais camadas de células foliculares. Estas células foliculares são essenciais para a nutrição e proteção da célula germinativa, além de produzirem estrogénio.

Os folículos primordiais envolvem os oócitos I. A partir da puberdade, mensalmente, alguns destes folículos iniciam um processo de amadurecimento, aumentando de tamanho e desenvolvendo uma cavidade folicular (antral) cheia de líquido entre as células foliculares.

💭 Ao contrário dos homens, que produzem espermatozoides continuamente desde a puberdade, as mulheres nascem com todos os oócitos que terão na vida - aproximadamente 1-2 milhões, dos quais apenas cerca de 450 serão ovulados durante os anos reprodutivos!

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Ovulação e Formação do Corpo Lúteo

Quando um folículo primordial se desenvolve completamente, forma-se o folículo de Graaf ou antral, uma estrutura de dimensões consideráveis que contém o oócito II rodeado por células foliculares. Estas células formam uma saliência para o interior da cavidade folicular, preparando o oócito para ser liberado.

A ovulação é o processo de expulsão do oócito II do ovário, que ocorre após a rutura do folículo de Graaf e da parede do ovário. Uma vez liberado, o oócito é recolhido pelo pavilhão da trompa uterina, onde poderá ser fecundado caso encontre um espermatozoide.

Após a ovulação, as células do folículo que permanecem no ovário formam o corpo amarelo ou corpo lúteo, uma estrutura que produz progesterona e estrogénios. Se não ocorrer fecundação, o corpo lúteo regride, deixando uma pequena cicatriz no ovário.

A oogénese é o processo de produção de gâmetas femininos. Diferente da espermatogénese, a oogénese inicia-se ainda durante o desenvolvimento embrionário e é caracterizada por períodos de interrupção. A partir da puberdade, o processo é retomado, com a produção de um oócito aproximadamente a cada 28 dias, continuando até à menopausa.

🔍 Curiosidade: Durante cada ciclo menstrual, vários folículos começam a se desenvolver, mas geralmente apenas um atinge a maturação completa e libera seu oócito - os demais degeneram num processo chamado atresia folicular!

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Oogénese: Formação dos Gâmetas Femininos

A oogénese ocorre em três fases principais. Na fase de multiplicação, que acontece durante o desenvolvimento embrionário, as células germinativas primordiais nos ovários iniciam uma rápida proliferação mitótica, aumentando exponencialmente o número de oogónias. A maioria dessas células degenera (atresia) e apenas cerca de 450 completarão sua evolução até à ovulação ao longo da vida reprodutiva.

Na fase de crescimento, ainda durante o desenvolvimento embrionário, as oogónias que não sofreram atrofia aumentam de volume, formando os oócitos I (primeira ordem). Cada oócito I é rodeado por células do córtex ovariano, formando os folículos primordiais. Estes oócitos acumulam materiais nutritivos que garantirão o crescimento do embrião após a fecundação.

A fase de maturação inicia-se antes do nascimento, mas permanece em repouso até à puberdade. Durante o desenvolvimento fetal, os oócitos I iniciam a meiose, mas esta é interrompida na prófase I. A partir da puberdade, em cada ciclo menstrual, geralmente apenas um oócito I completa a primeira divisão da meiose, resultando em duas células haploides de tamanhos diferentes: o oócito II (maior, com quase todo o citoplasma) e o primeiro glóbulo polar (menor).

🧬 Diferentemente da espermatogénese, a meiose na oogénese produz apenas um gâmeta funcional por oócito I. Isto ocorre porque as divisões celulares são assimétricas, garantindo que o óvulo tenha material nutritivo suficiente para suportar o desenvolvimento inicial do embrião caso ocorra fecundação.



Pensávamos que não ias perguntar...

O que é o Companheiro de Aprendizagem com IA da Knowunity?

O nosso companheiro de aprendizagem com IA foi especificamente criado para as necessidades dos estudantes. Com base nos milhões de conteúdos que temos na plataforma, podemos fornecer respostas verdadeiramente significativas e relevantes para os estudantes. Mas não se trata apenas de respostas, o companheiro foca-se mais em guiar os estudantes através dos seus desafios diários de aprendizagem, com planos de estudo personalizados, quizzes ou conteúdos no chat e 100% de personalização baseada nas habilidades e desenvolvimentos do estudante.

Onde posso fazer o download da app Knowunity?

Pode descarregar a aplicação na Google Play Store e na Apple App Store.

Como posso receber o meu pagamento? Quanto posso ganhar?

Sim, tem acesso gratuito ao conteúdo da aplicação e ao nosso companheiro de IA. Para desbloquear determinadas funcionalidades da aplicação, pode adquirir o Knowunity Pro.

Não encontra o que procura? Explore outras disciplinas.

Avaliações dos nossos utilizadores. Eles adoraram tudo — e tu também vais adorar.

4.9/5

App Store

4.8/5

Google Play

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

 

Biologia

264

24 de nov. de 2025

7 páginas

Processo de Gametogénese Humana

user profile picture

Francisca Oliveira

@francisca_4pnmv

A gametogénese humana é o processo de formação dos gâmetas masculinos e femininos. Este processo é fundamental para a reprodução e está intimamente ligado ao sistema reprodutor e às suas estruturas. A compreensão deste tema permite-nos entender como ocorre a... Mostrar mais

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Fertilidade Humana e Caracteres Sexuais

A fertilidade humana corresponde à capacidade de conceber e originar filhos, sendo influenciada por diversos fatores biológicos. Os humanos apresentam dimorfismo sexual, ou seja, características físicas distintas entre indivíduos masculinos e femininos da mesma espécie.

Os caracteres sexuais primários são definidos pela existência de gónadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) responsáveis pela formação dos gâmetas, e pelas glândulas intersticiais que produzem hormonas sexuais - testosterona no homem e estrogénio na mulher. Já os órgãos genitais externos são a vulva na mulher e o pénis e escroto no homem.

Durante a puberdade, ocorre o início do funcionamento dos testículos e ovários, levando ao aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Estes aprofundam as diferenças morfológicas entre os sexos, como o arredondamento das ancas e desenvolvimento dos seios na mulher, e o aparecimento da barba e alargamento dos ombros nos homens.

💡 O ciclo de vida humano é do tipo diplonte, caracterizado por meiose pré-gamética, ou seja, a meiose ocorre durante a formação dos gâmetas, que são as únicas células haploides no nosso organismo!

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Sistema Reprodutor Masculino

O sistema reprodutor masculino é composto por estruturas que produzem, armazenam e transportam os gâmetas masculinos. As gónadas masculinas são os dois testículos, órgãos de forma oval com 4 a 7 cm de comprimento, localizados no escroto (bolsa escrotal), uma projeção externa da parte inferior do abdómen.

Os testículos contêm entre 200 a 290 lóbulos testiculares, pequenos compartimentos onde se encontram os túbulos seminíferos. Estes são pequenos canais microscópicos e enovelados onde ocorre a espermatogénese - o processo de produção dos espermatozoides.

As vias genitais masculinas incluem os epidídimos, canais deferentes e a uretra. O epidídimo é um tubo que liga o testículo ao canal deferente, sendo responsável pelo armazenamento e conclusão da diferenciação dos espermatozoides, permitindo que ganhem mobilidade. A uretra tem dupla função: transporta a urina desde a bexiga até ao exterior e também o sémen durante a ejaculação.

🧠 Curiosidade: Os testículos localizam-se fora da cavidade abdominal porque a temperatura ideal para a produção de espermatozoides é ligeiramente inferior à temperatura corporal normal!

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Produção e Transporte de Espermatozoides

A produção de espermatozoides ocorre nos túbulos seminíferos por um processo centrípeto, desenvolvendo-se desde a periferia dos túbulos até ao lúmen. Este processo conta com o apoio das células de Sertoli, células volumosas presentes na parede dos túbulos seminíferos que sustentam e nutrem as células germinativas, regulando a espermatogénese.

No tecido testicular que envolve os túbulos seminíferos encontram-se as células de Leydig ou células intersticiais, responsáveis pela produção de testosterona, a hormona sexual masculina que influencia o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

O trajeto dos espermatozoides é fascinante: quando estão morfologicamente prontos, concentram-se no lúmen dos túbulos seminíferos, passam pela rede testicular até ao epidídimo, onde amadurecem por até 18 dias e adquirem mobilidade. Em seguida, seguem pelo canal deferente até a uretra, de onde são expelidos durante a ejaculação.

💡 O esperma é formado pela mistura dos espermatozoides com secreções de várias glândulas: líquido prostático, líquido seminal (rico em frutose para energia) e secreções das glândulas de Cowper (alcalinas para neutralizar a acidez da uretra).

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Espermatogénese: Formação dos Espermatozoides

A espermatogénese é o conjunto de transformações que levam à formação dos espermatozoides nos túbulos seminíferos. Este processo inicia-se na puberdade e ocorre continuamente durante toda a vida do homem, embora decline com a idade. Divide-se em quatro fases distintas:

Na fase de multiplicação, as espermatogónias (células germinativas diploides localizadas na periferia dos túbulos) sofrem mitoses sucessivas. Durante a fase de crescimento, uma das espermatogónias formadas continua a espermatogénese enquanto a outra se divide novamente, aumentando ligeiramente o volume celular e formando os espermatócitos I.

Na fase de maturação, os espermatócitos I sofrem divisão meiótica, originando células haploides n=23n=23 chamadas espermatócitos II. Na segunda divisão da meiose, formam-se os espermatídios. Cada espermatócito I origina quatro espermatídios haploides.

Por fim, na fase de diferenciação ou espermiogénese, os espermatídios transformam-se em espermatozoides funcionais. Nesta fase, perdem a maior parte do citoplasma, o complexo de Golgi forma o acrossoma (estrutura que armazena enzimas digestivas), e os centríolos reorganizam-se para formar o flagelo, responsável pela locomoção.

🔬 Durante a espermiogénese, as mitocôndrias concentram-se na base do flagelo do espermatozoide, fornecendo a energia necessária para o seu movimento, essencial para alcançar o óvulo!

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Sistema Reprodutor Feminino

O sistema reprodutor feminino é constituído por órgãos genitais externos (clitóris, pequenos lábios e orifício genital, que juntos formam a vulva), vias genitais (vagina, útero e trompas de Falópio) e as gónadas femininas - os dois ovários localizados no interior da cavidade abdominal.

Os ovários são estruturas ancoradas ao útero e às paredes pélvicas por ligamentos, responsáveis pela produção dos gâmetas femininos (oócito II) e das hormonas sexuais (estrogénios e progesterona). Durante o período fértil, cada ovário possui duas zonas distintas: a zona medular (interna, rica em vasos sanguíneos e nervos) e a zona cortical (periférica, onde se encontram os folículos ováricos).

Os folículos ováricos são estruturas constituídas por uma célula de linha germinativa de grandes dimensões, rodeada por uma ou mais camadas de células foliculares. Estas células foliculares são essenciais para a nutrição e proteção da célula germinativa, além de produzirem estrogénio.

Os folículos primordiais envolvem os oócitos I. A partir da puberdade, mensalmente, alguns destes folículos iniciam um processo de amadurecimento, aumentando de tamanho e desenvolvendo uma cavidade folicular (antral) cheia de líquido entre as células foliculares.

💭 Ao contrário dos homens, que produzem espermatozoides continuamente desde a puberdade, as mulheres nascem com todos os oócitos que terão na vida - aproximadamente 1-2 milhões, dos quais apenas cerca de 450 serão ovulados durante os anos reprodutivos!

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Ovulação e Formação do Corpo Lúteo

Quando um folículo primordial se desenvolve completamente, forma-se o folículo de Graaf ou antral, uma estrutura de dimensões consideráveis que contém o oócito II rodeado por células foliculares. Estas células formam uma saliência para o interior da cavidade folicular, preparando o oócito para ser liberado.

A ovulação é o processo de expulsão do oócito II do ovário, que ocorre após a rutura do folículo de Graaf e da parede do ovário. Uma vez liberado, o oócito é recolhido pelo pavilhão da trompa uterina, onde poderá ser fecundado caso encontre um espermatozoide.

Após a ovulação, as células do folículo que permanecem no ovário formam o corpo amarelo ou corpo lúteo, uma estrutura que produz progesterona e estrogénios. Se não ocorrer fecundação, o corpo lúteo regride, deixando uma pequena cicatriz no ovário.

A oogénese é o processo de produção de gâmetas femininos. Diferente da espermatogénese, a oogénese inicia-se ainda durante o desenvolvimento embrionário e é caracterizada por períodos de interrupção. A partir da puberdade, o processo é retomado, com a produção de um oócito aproximadamente a cada 28 dias, continuando até à menopausa.

🔍 Curiosidade: Durante cada ciclo menstrual, vários folículos começam a se desenvolver, mas geralmente apenas um atinge a maturação completa e libera seu oócito - os demais degeneram num processo chamado atresia folicular!

# Gametogénese Humana
Página 11 a 20

Fertilidade Humana: capacidade de conceber e originar filhos.
Dimorfismo Sexual: existência de caracte

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Oogénese: Formação dos Gâmetas Femininos

A oogénese ocorre em três fases principais. Na fase de multiplicação, que acontece durante o desenvolvimento embrionário, as células germinativas primordiais nos ovários iniciam uma rápida proliferação mitótica, aumentando exponencialmente o número de oogónias. A maioria dessas células degenera (atresia) e apenas cerca de 450 completarão sua evolução até à ovulação ao longo da vida reprodutiva.

Na fase de crescimento, ainda durante o desenvolvimento embrionário, as oogónias que não sofreram atrofia aumentam de volume, formando os oócitos I (primeira ordem). Cada oócito I é rodeado por células do córtex ovariano, formando os folículos primordiais. Estes oócitos acumulam materiais nutritivos que garantirão o crescimento do embrião após a fecundação.

A fase de maturação inicia-se antes do nascimento, mas permanece em repouso até à puberdade. Durante o desenvolvimento fetal, os oócitos I iniciam a meiose, mas esta é interrompida na prófase I. A partir da puberdade, em cada ciclo menstrual, geralmente apenas um oócito I completa a primeira divisão da meiose, resultando em duas células haploides de tamanhos diferentes: o oócito II (maior, com quase todo o citoplasma) e o primeiro glóbulo polar (menor).

🧬 Diferentemente da espermatogénese, a meiose na oogénese produz apenas um gâmeta funcional por oócito I. Isto ocorre porque as divisões celulares são assimétricas, garantindo que o óvulo tenha material nutritivo suficiente para suportar o desenvolvimento inicial do embrião caso ocorra fecundação.

Pensávamos que não ias perguntar...

O que é o Companheiro de Aprendizagem com IA da Knowunity?

O nosso companheiro de aprendizagem com IA foi especificamente criado para as necessidades dos estudantes. Com base nos milhões de conteúdos que temos na plataforma, podemos fornecer respostas verdadeiramente significativas e relevantes para os estudantes. Mas não se trata apenas de respostas, o companheiro foca-se mais em guiar os estudantes através dos seus desafios diários de aprendizagem, com planos de estudo personalizados, quizzes ou conteúdos no chat e 100% de personalização baseada nas habilidades e desenvolvimentos do estudante.

Onde posso fazer o download da app Knowunity?

Pode descarregar a aplicação na Google Play Store e na Apple App Store.

Como posso receber o meu pagamento? Quanto posso ganhar?

Sim, tem acesso gratuito ao conteúdo da aplicação e ao nosso companheiro de IA. Para desbloquear determinadas funcionalidades da aplicação, pode adquirir o Knowunity Pro.

9

Ferramentas Inteligentes NOVO

Transforma estes apontamentos em: ✓ 50+ Questões de Prática ✓ Cartões de Estudo Interactivos ✓ Exame Simulado Completo ✓ Esquemas de Ensaio

Exame Simulado
Quiz
Flashcards
Ensaio

Não encontra o que procura? Explore outras disciplinas.

Avaliações dos nossos utilizadores. Eles adoraram tudo — e tu também vais adorar.

4.9/5

App Store

4.8/5

Google Play

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS