Fósseis e Tempo Geológico
Os fósseis são testemunhos do passado da Terra que nos ajudam a compreender a evolução da vida. Dividem-se principalmente em dois tipos:
Os somatofósseis são partes preservadas de organismos, como ossos, conchas e troncos. Já os icnofósseis são vestígios da atividade dos seres vivos, incluindo pegadas, rastos e coprólitos (fezes fossilizadas). Para que ocorra a fossilização, é necessário que o organismo tenha partes duras e que haja rápida deposição de sedimentos finos.
Os fósseis têm funções importantes na geologia. Os fósseis de idade apresentam grande dispersão geográfica e existiram durante períodos relativamente curtos, sendo úteis para datar rochas. Os fósseis de ambiente fornecem informações sobre as condições ambientais do passado.
🌍 Cada era geológica caracteriza-se por diferentes formas de vida: os trilobites dominaram o Paleozoico 539−250M.a., os dinossauros foram típicos do Mesozoico 250−66M.a., enquanto o Cenozoico 66M.a.−presente é marcado pelo surgimento e evolução dos seres humanos.
O tempo geológico divide-se em eras que nos ajudam a organizar a longa história do nosso planeta. Cada uma destas divisões representa mudanças significativas na vida e nos ambientes terrestres.