Fases da Interfase e Início da Mitose
Na fase S da interfase, ocorre a replicação das moléculas de DNA, duplicando sua quantidade, embora o número de cromossomas permaneça o mesmo. Cada cromossoma passa a ter duas cromátides ligadas pelo centrômero. Esta fase dura aproximadamente 8 horas.
Durante a fase G2, a célula verifica se a síntese de proteínas ocorreu corretamente e produz estruturas membranares. Mitocôndrias e cloroplastos são replicados nesta fase, enquanto a célula continua a crescer e a sintetizar proteínas, preparando-se para a mitose. Esta fase dura cerca de 4 horas.
A fase mitótica divide-se em duas etapas principais: a mitose (divisão do núcleo) e a citocinese (divisão do citoplasma). Nesta fase, todos os componentes celulares são reorganizados e distribuídos igualmente entre as células-filhas, mantendo o mesmo número de cromossomas da célula-mãe.
Na prófase, os filamentos de cromatina condensam-se formando cromossomas curtos e densos. Os centrossomas afastam-se para polos opostos da célula, formando o fuso acromático. A membrana nuclear desorganiza-se e o nucléolo desintegra-se.
Curiosidade: Num organismo adulto, a maioria das células não está em divisão, mas em estado de quiescência (G0). Alguns tipos celulares, como os neurónios, diferenciam-se completamente e nunca mais se dividem!