Abrir o App

Disciplinas

Biologia 12° Ano - Conheça o Sistema Reprodutor Humano Feminino

11

0

user profile picture

Ana Julia Costa

17/11/2025

Biologia

Biologia 12°- Sistema Reprodutor Humano Feminino

484

17 de nov. de 2025

8 páginas

Biologia 12° Ano - Conheça o Sistema Reprodutor Humano Feminino

user profile picture

Ana Julia Costa

@anajuliacosta

O sistema reprodutor feminino é um conjunto complexo de órgãos... Mostrar mais

Page 1
Page 2
Page 3
Page 4
Page 5
Page 6
Page 7
Page 8
1 / 8
--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Sistema Reprodutor Feminino - Anatomia

O sistema reprodutor feminino tem funções essenciais para a reprodução humana. Além de produzir hormonas sexuais, ele recebe o esperma, permitindo a fecundação, produz gametas femininos e assegura o desenvolvimento embrionário durante a gravidez.

A genitália externa, também chamada de vulva, é composta por grandes e pequenos lábios que protegem a entrada vaginal, e pelo clitóris. Este último situa-se na união anterior dos pequenos lábios e é constituído por tecido erétil, semelhante ao pénis. O clitóris tem um papel importante na estimulação sexual feminina devido à sua alta densidade de terminações nervosas.

Os órgãos internos incluem as gónadas (ovários), as trompas de Falópio, o útero e a vagina. Todos trabalham em conjunto para garantir o ciclo reprodutivo feminino.

💡 O clitóris possui uma elevada densidade de terminações nervosas, tornando-o extremamente sensível ao toque, à pressão e à temperatura, o que é fundamental para a resposta sexual feminina.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino (continuação)

A genitália externa inclui estruturas visíveis que circundam e protegem a abertura vaginal e uretral. Os pequenos e grandes lábios desempenham papel protetor, enquanto o clitóris é fundamental para a sensibilidade sexual.

Os ovários são dois órgãos ovais localizados na cavidade abdominal, um de cada lado do útero. A sua função é dupla: produzir as células germinativas (óvulos) e segregar hormonas sexuais essenciais para o funcionamento do sistema reprodutor.

O útero é um órgão oco, musculoso e elástico situado na parte inferior do abdómen. É o local onde ocorre a gestação, dividindo-se em corpo uterino (parte superior dilatada) e colo uterino ou cérvix (parte inferior estreita). É aqui que o embrião se fixa durante a gravidez.

As trompas de Falópio são estruturas tubulares que ligam os ovários ao útero. É nestas trompas que normalmente ocorre a fecundação, sendo também responsáveis pelo transporte do zigoto até ao útero. Na sua extremidade próxima aos ovários existem fímbrias que captam o óvulo após a ovulação.

A vagina é um órgão musculoso capaz de contrair e relaxar, estendendo-se da vulva até ao colo do útero. A sua parede interior segrega um fluido lubrificante e a sua entrada é parcialmente coberta pelo hímen.

💡 As trompas de Falópio não estão diretamente ligadas aos ovários. São as fímbrias (estruturas em forma de dedos) que captam o óvulo quando ele é libertado do ovário!

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Oogénese: Formação dos Gametas Femininos

A oogénese é o processo de formação dos gametas femininos que ocorre nos ovários. Diferentemente da espermatogénese (formação de espermatozoides) que começa na puberdade, a oogénese inicia-se durante o desenvolvimento embrionário da mulher.

Este processo está intimamente ligado à maturação dos folículos ováricos e compreende quatro fases principais. Na fase de multiplicação, que ocorre durante o desenvolvimento embrionário, as células germinativas (oogónias) multiplicam-se por mitoses sucessivas. Na fase de crescimento, as oogónias aumentam de volume devido à síntese e acumulação de substâncias de reserva, formando os oócitos de primeira ordem, que se rodeiam de células foliculares e originam os folículos primordiais.

Segue-se a fase intermédia ou de repouso, durante a qual os folículos primordiais, contendo os oócitos I em profase I da meiose, permanecem inativos desde o nascimento até à puberdade. Nesta fase, a maior parte dos folículos primordiais degenera naturalmente.

A fase de maturação desenvolve-se a partir da puberdade até à menopausa, quando se inicia o ciclo ovárico. Neste ciclo, entre seis a doze oócitos I prosseguem a maturação a cada mês, mas geralmente apenas um completa o processo, enquanto os restantes degeneram.

💡 Ao contrário dos homens que produzem espermatozoides continuamente a partir da puberdade, as mulheres nascem com todos os oócitos que terão durante a vida - cerca de 1 a 2 milhões! A maioria degenera naturalmente e apenas 300-400 serão ovulados durante a vida reprodutiva.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Desenvolvimento dos Folículos Ováricos

Os folículos ováricos passam por diferentes estágios de desenvolvimento até à libertação do óvulo. O folículo primordial é o mais simples, constituído por uma célula germinativa (oócito) rodeada por células foliculares achatadas.

A partir da puberdade, aproximadamente uma vez por mês, um folículo primordial começa a desenvolver-se num dos ovários, transformando-se num folículo primário. Nesta fase, o oócito aumenta de volume e as células foliculares proliferam, formando uma camada contínua ao seu redor.

Com o contínuo crescimento, forma-se o folículo secundário, caracterizado pelo aumento do oócito e maior proliferação das células foliculares. Nesta fase surge a zona pelúcida (camada acelular entre o oócito e as células foliculares) e desenvolve-se uma camada externa chamada teca.

O desenvolvimento culmina no folículo maduro ou de Graaf, onde as pequenas cavidades da camada granulosa fundem-se, formando uma grande cavidade preenchida com líquido folicular. O crescimento contínuo deste folículo provoca eventualmente a sua rutura, libertando o oócito II para a trompa de Falópio - processo conhecido como ovulação.

Após a ovulação, as células foliculares que permaneceram no folículo transformam-se no corpo amarelo ou lúteo. Estas células aumentam de tamanho, proliferam e adquirem função secretora, produzindo hormonas essenciais para a preparação do útero para uma possível gravidez.

💡 Sabias que apenas cerca de 400-500 folículos primordiais (de um total de aproximadamente 1 milhão ao nascimento) completarão o desenvolvimento até à ovulação durante toda a vida reprodutiva de uma mulher? O restante degenera naturalmente num processo chamado atresia folicular!

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Oogénese: Processo de Divisão Celular

A oogénese segue um padrão de divisões celulares específico que resulta na formação de um óvulo maduro. O processo inicia-se com a multiplicação das oogónias por mitose durante o desenvolvimento embrionário.

Durante a fase de crescimento, as oogónias aumentam de volume e transformam-se em oócitos primários (oócitos I), que começam a primeira divisão meiótica mas são interrompidos na fase de profase I até a puberdade.

Na maturação, que ocorre durante cada ciclo menstrual, o oócito primário completa a primeira divisão meiótica (meiose I), resultando num oócito secundário (oócito II) e no primeiro glóbulo polar (célula pequena com pouco citoplasma). O oócito II inicia a segunda divisão meiótica, mas é interrompido em metafase II.

A segunda divisão meiótica só é completada se ocorrer a fecundação. Se isso acontecer, forma-se o óvulo maduro e o segundo glóbulo polar. Os glóbulos polares são células muito pequenas que eventualmente degeneram.

Uma característica única da oogénese é a distribuição desigual do citoplasma durante as divisões celulares. Isso garante que o óvulo tenha citoplasma suficiente para suportar o desenvolvimento inicial do embrião após a fecundação.

💡 Uma curiosidade fascinante: o óvulo humano só completa a sua segunda divisão meiótica quando é fecundado por um espermatozoide! Se não houver fecundação, o oócito II é eliminado durante a menstruação ainda em metafase II.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Fecundação

A fecundação humana é interna e ocorre normalmente no primeiro terço das trompas de Falópio. Durante a cópula, o esperma é depositado no trato genital feminino, iniciando a viagem dos espermatozoides até ao encontro com o oócito II.

O oócito II encontra-se protegido por duas barreiras: a zona pelúcida (camada de proteínas e glícidos) e a corona radiata (camada de células foliculares). Para que ocorra a fecundação, o espermatozoide precisa ultrapassar estas barreiras.

Ao alcançar a zona pelúcida, o espermatozoide sofre a reação acrossómica, libertando enzimas que digerem parte desta camada protetora. Isto permite a fusão da membrana do espermatozoide com a membrana do oócito II. Uma vez que um espermatozoide penetra no oócito, mecanismos impedem a entrada de outros espermatozoides (prevenção da polispermia), através da libertação de substâncias dos grânulos corticais que formam uma camada impermeável.

A penetração do espermatozoide estimula o oócito II a completar a segunda divisão meiótica, formando-se o óvulo maduro. Os núcleos dos gametas aumentam de volume, originando os pró-núcleos masculino e feminino que, ao fundirem-se (cariogamia), formam o zigoto diplóide que dará origem ao embrião.

💡 De cerca de 300 milhões de espermatozoides libertados durante a ejaculação, apenas algumas centenas chegam às proximidades do óvulo, e só um consegue fecundá-lo! O espermatozoide vencedor perde o flagelo e o segmento intermediário ao entrar no óvulo.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Regulação Hormonal do Sistema Reprodutor

A regulação da reprodução envolve um sofisticado sistema de controlo hormonal coordenado pelo complexo hipotálamo-hipófise e pelas gónadas. Este sistema de comunicação química é fundamental para o funcionamento normal do sistema reprodutor.

A hipófise é uma glândula endócrina localizada na base do encéfalo, dividida em dois lóbulos: o anterior (de natureza glandular) e o posterior (de natureza nervosa). O hipotálamo, por sua vez, é um órgão intimamente relacionado com a hipófise, tanto física como funcionalmente.

O hipotálamo produz hormonas libertadoras que estimulam a hipófise a segregar as suas próprias hormonas. A hipófise anterior liberta as gonadotrofinas - FSH hormonafolıˊculoestimulantehormona folículo-estimulante e LH (hormona luteinizante) - que atuam diretamente sobre as gónadas.

Nas mulheres, a FSH estimula o desenvolvimento dos folículos ováricos, enquanto a LH desencadeia a ovulação e a formação do corpo lúteo. As gónadas, por sua vez, produzem hormonas sexuais (estrogénios e progesterona) que regulam o ciclo menstrual e o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

Este sistema de regulação funciona por feedback, onde as hormonas produzidas pelas gónadas podem inibir ou estimular a produção de hormonas pelo hipotálamo e pela hipófise, garantindo um controlo preciso do ciclo reprodutivo.

💡 O complexo hipotálamo-hipófise funciona como um "maestro" que coordena a orquestra hormonal do sistema reprodutivo! Uma falha neste sistema pode causar irregularidades menstruais, infertilidade ou outros problemas reprodutivos.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub


Pensávamos que não ias perguntar...

O que é o Companheiro de Aprendizagem com IA da Knowunity?

O nosso companheiro de aprendizagem com IA foi especificamente criado para as necessidades dos estudantes. Com base nos milhões de conteúdos que temos na plataforma, podemos fornecer respostas verdadeiramente significativas e relevantes para os estudantes. Mas não se trata apenas de respostas, o companheiro foca-se mais em guiar os estudantes através dos seus desafios diários de aprendizagem, com planos de estudo personalizados, quizzes ou conteúdos no chat e 100% de personalização baseada nas habilidades e desenvolvimentos do estudante.

Onde posso fazer o download da app Knowunity?

Pode descarregar a aplicação na Google Play Store e na Apple App Store.

Como posso receber o meu pagamento? Quanto posso ganhar?

Sim, tem acesso gratuito ao conteúdo da aplicação e ao nosso companheiro de IA. Para desbloquear determinadas funcionalidades da aplicação, pode adquirir o Knowunity Pro.

Não encontra o que procura? Explore outras disciplinas.

Avaliações dos nossos utilizadores. Eles adoraram tudo — e tu também vais adorar.

4.9/5

App Store

4.8/5

Google Play

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

 

Biologia

484

17 de nov. de 2025

8 páginas

Biologia 12° Ano - Conheça o Sistema Reprodutor Humano Feminino

user profile picture

Ana Julia Costa

@anajuliacosta

O sistema reprodutor feminino é um conjunto complexo de órgãos responsáveis pela reprodução humana. Ele produz hormonas sexuais, gametas femininos e proporciona o ambiente adequado para a fecundação e desenvolvimento do embrião durante a gestação.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Sistema Reprodutor Feminino - Anatomia

O sistema reprodutor feminino tem funções essenciais para a reprodução humana. Além de produzir hormonas sexuais, ele recebe o esperma, permitindo a fecundação, produz gametas femininos e assegura o desenvolvimento embrionário durante a gravidez.

A genitália externa, também chamada de vulva, é composta por grandes e pequenos lábios que protegem a entrada vaginal, e pelo clitóris. Este último situa-se na união anterior dos pequenos lábios e é constituído por tecido erétil, semelhante ao pénis. O clitóris tem um papel importante na estimulação sexual feminina devido à sua alta densidade de terminações nervosas.

Os órgãos internos incluem as gónadas (ovários), as trompas de Falópio, o útero e a vagina. Todos trabalham em conjunto para garantir o ciclo reprodutivo feminino.

💡 O clitóris possui uma elevada densidade de terminações nervosas, tornando-o extremamente sensível ao toque, à pressão e à temperatura, o que é fundamental para a resposta sexual feminina.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino (continuação)

A genitália externa inclui estruturas visíveis que circundam e protegem a abertura vaginal e uretral. Os pequenos e grandes lábios desempenham papel protetor, enquanto o clitóris é fundamental para a sensibilidade sexual.

Os ovários são dois órgãos ovais localizados na cavidade abdominal, um de cada lado do útero. A sua função é dupla: produzir as células germinativas (óvulos) e segregar hormonas sexuais essenciais para o funcionamento do sistema reprodutor.

O útero é um órgão oco, musculoso e elástico situado na parte inferior do abdómen. É o local onde ocorre a gestação, dividindo-se em corpo uterino (parte superior dilatada) e colo uterino ou cérvix (parte inferior estreita). É aqui que o embrião se fixa durante a gravidez.

As trompas de Falópio são estruturas tubulares que ligam os ovários ao útero. É nestas trompas que normalmente ocorre a fecundação, sendo também responsáveis pelo transporte do zigoto até ao útero. Na sua extremidade próxima aos ovários existem fímbrias que captam o óvulo após a ovulação.

A vagina é um órgão musculoso capaz de contrair e relaxar, estendendo-se da vulva até ao colo do útero. A sua parede interior segrega um fluido lubrificante e a sua entrada é parcialmente coberta pelo hímen.

💡 As trompas de Falópio não estão diretamente ligadas aos ovários. São as fímbrias (estruturas em forma de dedos) que captam o óvulo quando ele é libertado do ovário!

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Oogénese: Formação dos Gametas Femininos

A oogénese é o processo de formação dos gametas femininos que ocorre nos ovários. Diferentemente da espermatogénese (formação de espermatozoides) que começa na puberdade, a oogénese inicia-se durante o desenvolvimento embrionário da mulher.

Este processo está intimamente ligado à maturação dos folículos ováricos e compreende quatro fases principais. Na fase de multiplicação, que ocorre durante o desenvolvimento embrionário, as células germinativas (oogónias) multiplicam-se por mitoses sucessivas. Na fase de crescimento, as oogónias aumentam de volume devido à síntese e acumulação de substâncias de reserva, formando os oócitos de primeira ordem, que se rodeiam de células foliculares e originam os folículos primordiais.

Segue-se a fase intermédia ou de repouso, durante a qual os folículos primordiais, contendo os oócitos I em profase I da meiose, permanecem inativos desde o nascimento até à puberdade. Nesta fase, a maior parte dos folículos primordiais degenera naturalmente.

A fase de maturação desenvolve-se a partir da puberdade até à menopausa, quando se inicia o ciclo ovárico. Neste ciclo, entre seis a doze oócitos I prosseguem a maturação a cada mês, mas geralmente apenas um completa o processo, enquanto os restantes degeneram.

💡 Ao contrário dos homens que produzem espermatozoides continuamente a partir da puberdade, as mulheres nascem com todos os oócitos que terão durante a vida - cerca de 1 a 2 milhões! A maioria degenera naturalmente e apenas 300-400 serão ovulados durante a vida reprodutiva.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Desenvolvimento dos Folículos Ováricos

Os folículos ováricos passam por diferentes estágios de desenvolvimento até à libertação do óvulo. O folículo primordial é o mais simples, constituído por uma célula germinativa (oócito) rodeada por células foliculares achatadas.

A partir da puberdade, aproximadamente uma vez por mês, um folículo primordial começa a desenvolver-se num dos ovários, transformando-se num folículo primário. Nesta fase, o oócito aumenta de volume e as células foliculares proliferam, formando uma camada contínua ao seu redor.

Com o contínuo crescimento, forma-se o folículo secundário, caracterizado pelo aumento do oócito e maior proliferação das células foliculares. Nesta fase surge a zona pelúcida (camada acelular entre o oócito e as células foliculares) e desenvolve-se uma camada externa chamada teca.

O desenvolvimento culmina no folículo maduro ou de Graaf, onde as pequenas cavidades da camada granulosa fundem-se, formando uma grande cavidade preenchida com líquido folicular. O crescimento contínuo deste folículo provoca eventualmente a sua rutura, libertando o oócito II para a trompa de Falópio - processo conhecido como ovulação.

Após a ovulação, as células foliculares que permaneceram no folículo transformam-se no corpo amarelo ou lúteo. Estas células aumentam de tamanho, proliferam e adquirem função secretora, produzindo hormonas essenciais para a preparação do útero para uma possível gravidez.

💡 Sabias que apenas cerca de 400-500 folículos primordiais (de um total de aproximadamente 1 milhão ao nascimento) completarão o desenvolvimento até à ovulação durante toda a vida reprodutiva de uma mulher? O restante degenera naturalmente num processo chamado atresia folicular!

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Oogénese: Processo de Divisão Celular

A oogénese segue um padrão de divisões celulares específico que resulta na formação de um óvulo maduro. O processo inicia-se com a multiplicação das oogónias por mitose durante o desenvolvimento embrionário.

Durante a fase de crescimento, as oogónias aumentam de volume e transformam-se em oócitos primários (oócitos I), que começam a primeira divisão meiótica mas são interrompidos na fase de profase I até a puberdade.

Na maturação, que ocorre durante cada ciclo menstrual, o oócito primário completa a primeira divisão meiótica (meiose I), resultando num oócito secundário (oócito II) e no primeiro glóbulo polar (célula pequena com pouco citoplasma). O oócito II inicia a segunda divisão meiótica, mas é interrompido em metafase II.

A segunda divisão meiótica só é completada se ocorrer a fecundação. Se isso acontecer, forma-se o óvulo maduro e o segundo glóbulo polar. Os glóbulos polares são células muito pequenas que eventualmente degeneram.

Uma característica única da oogénese é a distribuição desigual do citoplasma durante as divisões celulares. Isso garante que o óvulo tenha citoplasma suficiente para suportar o desenvolvimento inicial do embrião após a fecundação.

💡 Uma curiosidade fascinante: o óvulo humano só completa a sua segunda divisão meiótica quando é fecundado por um espermatozoide! Se não houver fecundação, o oócito II é eliminado durante a menstruação ainda em metafase II.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Fecundação

A fecundação humana é interna e ocorre normalmente no primeiro terço das trompas de Falópio. Durante a cópula, o esperma é depositado no trato genital feminino, iniciando a viagem dos espermatozoides até ao encontro com o oócito II.

O oócito II encontra-se protegido por duas barreiras: a zona pelúcida (camada de proteínas e glícidos) e a corona radiata (camada de células foliculares). Para que ocorra a fecundação, o espermatozoide precisa ultrapassar estas barreiras.

Ao alcançar a zona pelúcida, o espermatozoide sofre a reação acrossómica, libertando enzimas que digerem parte desta camada protetora. Isto permite a fusão da membrana do espermatozoide com a membrana do oócito II. Uma vez que um espermatozoide penetra no oócito, mecanismos impedem a entrada de outros espermatozoides (prevenção da polispermia), através da libertação de substâncias dos grânulos corticais que formam uma camada impermeável.

A penetração do espermatozoide estimula o oócito II a completar a segunda divisão meiótica, formando-se o óvulo maduro. Os núcleos dos gametas aumentam de volume, originando os pró-núcleos masculino e feminino que, ao fundirem-se (cariogamia), formam o zigoto diplóide que dará origem ao embrião.

💡 De cerca de 300 milhões de espermatozoides libertados durante a ejaculação, apenas algumas centenas chegam às proximidades do óvulo, e só um consegue fecundá-lo! O espermatozoide vencedor perde o flagelo e o segmento intermediário ao entrar no óvulo.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Regulação Hormonal do Sistema Reprodutor

A regulação da reprodução envolve um sofisticado sistema de controlo hormonal coordenado pelo complexo hipotálamo-hipófise e pelas gónadas. Este sistema de comunicação química é fundamental para o funcionamento normal do sistema reprodutor.

A hipófise é uma glândula endócrina localizada na base do encéfalo, dividida em dois lóbulos: o anterior (de natureza glandular) e o posterior (de natureza nervosa). O hipotálamo, por sua vez, é um órgão intimamente relacionado com a hipófise, tanto física como funcionalmente.

O hipotálamo produz hormonas libertadoras que estimulam a hipófise a segregar as suas próprias hormonas. A hipófise anterior liberta as gonadotrofinas - FSH hormonafolıˊculoestimulantehormona folículo-estimulante e LH (hormona luteinizante) - que atuam diretamente sobre as gónadas.

Nas mulheres, a FSH estimula o desenvolvimento dos folículos ováricos, enquanto a LH desencadeia a ovulação e a formação do corpo lúteo. As gónadas, por sua vez, produzem hormonas sexuais (estrogénios e progesterona) que regulam o ciclo menstrual e o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

Este sistema de regulação funciona por feedback, onde as hormonas produzidas pelas gónadas podem inibir ou estimular a produção de hormonas pelo hipotálamo e pela hipófise, garantindo um controlo preciso do ciclo reprodutivo.

💡 O complexo hipotálamo-hipófise funciona como um "maestro" que coordena a orquestra hormonal do sistema reprodutivo! Uma falha neste sistema pode causar irregularidades menstruais, infertilidade ou outros problemas reprodutivos.

--- OCR Start ---
de relaxar;
edende se desde a abatura da vuha
até co colo do itero.
A parede interior segrega um fluído.
que adua como lub

Cadastre-se para ver o conteúdoÉ grátis!

Acesso a todos os documentos

Melhore suas notas

Junte-se a milhões de estudantes

Ao se cadastrar você aceita os Termos de Serviço e a Política de Privacidade

Pensávamos que não ias perguntar...

O que é o Companheiro de Aprendizagem com IA da Knowunity?

O nosso companheiro de aprendizagem com IA foi especificamente criado para as necessidades dos estudantes. Com base nos milhões de conteúdos que temos na plataforma, podemos fornecer respostas verdadeiramente significativas e relevantes para os estudantes. Mas não se trata apenas de respostas, o companheiro foca-se mais em guiar os estudantes através dos seus desafios diários de aprendizagem, com planos de estudo personalizados, quizzes ou conteúdos no chat e 100% de personalização baseada nas habilidades e desenvolvimentos do estudante.

Onde posso fazer o download da app Knowunity?

Pode descarregar a aplicação na Google Play Store e na Apple App Store.

Como posso receber o meu pagamento? Quanto posso ganhar?

Sim, tem acesso gratuito ao conteúdo da aplicação e ao nosso companheiro de IA. Para desbloquear determinadas funcionalidades da aplicação, pode adquirir o Knowunity Pro.

11

Ferramentas Inteligentes NOVO

Transforma estes apontamentos em: ✓ 50+ Questões de Prática ✓ Cartões de Estudo Interactivos ✓ Exame Simulado Completo ✓ Esquemas de Ensaio

Exame Simulado
Quiz
Flashcards
Ensaio

Não encontra o que procura? Explore outras disciplinas.

Avaliações dos nossos utilizadores. Eles adoraram tudo — e tu também vais adorar.

4.9/5

App Store

4.8/5

Google Play

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS

A App é muito fácil de usar e está nem organizada. Encontrei tudo o que estava à procura até agora e consegui aprender muito com as apresentações! Vou usar a app para um trabalho escolar! E claro que também me ajuda muito como inspiração.

João S

utilizador iOS

Esta app é realmente incrível. Há tantas anotações de estudo e ajuda [...]. A minha disciplina problemática é Francês, por exemplo, e a app tem muitas opções de ajuda. Graças a esta app, melhorei o meu Francês. Eu recomendo a qualquer pessoa.

Sara C.

utilizadora Android

Uau, estou realmente impressionado. Acabei de experimentar o app porque o vi anunciado muitas vezes e fiquei absolutamente surpreso. Este app é A AJUDA que você quer para a escola e, acima de tudo, oferece tantas coisas, como exercícios e folhas de fatos, que têm sido MUITO úteis para mim pessoalmente.

Ana

utilizadora iOS

Eu costumava ter dificuldade para completar os meus trabalhos a tempo até descobrir a Knowunity, que não só facilita o upload do meu próprio conteúdo, mas também oferece ótimos resumos que tornam o meu trabalho mais rápido e eficiente.

Tomás R

utilizador iOS

Sempre foi um desafio encontrar todas as informações importantes para os meus trabalhos – desde que comecei a usar a Knowunity, posso simplesmente fazer upload do meu conteúdo e aproveitar os resumos dos outros, o que me ajuda muito com a organização.

Luísa M

utilizadora Android

Eu frequentemente sentia que não tinha uma visão geral suficiente ao estudar, mas desde que comecei a usar o Knowunity, isso não acontece mais – faço upload do meu conteúdo e encontro sempre resumos úteis na plataforma, o que torna meu aprendizado muito mais fácil.

David F

utilizador iOS

O app é simplesmente incrível! Só preciso digitar o tema na barra de pesquisa e recebo a resposta super rápido. Não preciso assistir 10 vídeos no YouTube para entender algo, então economizo meu tempo. Super recomendo!

Marco O

utilizador Android

Na escola eu era péssimo em matemática, mas graças ao app, estou me saindo melhor agora. Sou muito grato por vocês terem criado o app.

André B

utilizador Android

Costumava ser muito difícil reunir todas as informações para minhas apresentações. Mas desde que comecei a usar o Knowunity, só preciso de carregar os meus apontamentos e encontrar resumos incríveis de outros - isso torna meu estudo muito mais eficiente!

Júlia S

utilizadora Android

Estava constantemente stressado com todo o material de estudo, mas desde que comecei a usar a Knowunity, carrego as minhas coisas e vejo os resumos dos outros - isto ajuda-me a gerir tudo melhor e é muito menos stressante.

Marco B

utilizador iOS

Foi sempre complicado encontrar os materiais certos para os meus trabalhos. Agora faço upload das minhas anotações na Knowunity e vejo os melhores resumos dos outros - isto realmente ajudou-me a entender tudo mais rápido e melhora as minhas notas.

Sarah L

utilizadora Android

Eu costumava passar horas no Google à procura de materiais escolares, mas agora só carrego as minhas coisas na Knowunity e vejo os resumos dos outros - sinto-me muito mais confiante quando me preparo para testes.

Paulo T

utilizador iOS