Espaço Rural e Morfologia Agrária
O espaço rural é caracterizado por baixa densidade populacional, habitações geralmente unifamiliares de 1 ou 2 pisos e reduzida dimensão dos povoados. As principais atividades económicas incluem agricultura, pecuária e silvicultura.
É importante distinguir os conceitos: o espaço rural é o mais abrangente e engloba todas as atividades (agricultura, pastagens, florestas, habitação, turismo, artesanato, comércio e serviços). O espaço agrário inclui agricultura, pastagens, florestas, terrenos incultos, habitação, armazéns, estábulos, caminhos e canais de rega.
A morfologia agrária refere-se aos aspectos dos campos, incluindo forma e dimensão. As explorações podem ser minifúndios (pequena dimensão) ou latifúndios (grande dimensão), com formas regulares ou irregulares, e diferentes graus de fragmentação.
⚠️ Atenção! Portugal tem dois grandes tipos de morfologia agrária: campos de pequena dimensão, fechados e irregulares (minifúndios) no Norte e Ilhas, e campos de grande dimensão, abertos e regulares (latifúndios) no Alentejo, Trás-os-Montes e Ribatejo.